sábado, 19 de agosto de 2023
Boa noite!
Lorca em Compostela
Favaios / Alijó
O nosso viajante Julio Llamazares, que andamos a acompanhar há uns dias por Trás-os-Montes, quis ir provar o moscatel de Favaios na sua terra.
A edição «La Lusiade», em língua francesa, ilustrada, com indicação de Amsterdan, em 1735
E a edição em língua francesa, com tradução de M. Duperron de Castera, impressa em Paris, levou um primeiro caderno em que a casa editorial passou a ser em Amsterdan.
Aqui fica a portada, a partir do exemplar de Österreichische Nationalbibliothek.Signatur: *35.J.51.(Vol.1).
É uma impressão rara, de que só encontrei o primeiro volume com esse caderno.
Os Lusíadas ilustrados edição em neerlandês.
Também nos Países Baixos foi impressa uma versão, tradução da nova edição francesa, em 1777, com ilustrações "narrativas" para cada um dos dez cantos. As imagens são diferentes, seguindo a nova tradução francesa, talvez de Vaquette d' Hermilly & Jean François La Harpe, impressa em Paris, em 1776, e vou fazendo umas páginas com as imagens de cada canto, nas duas versões francesa e neerlandesa.
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
Os Lusíadas, com ilustrações: versão inglesa.
A tradução inglesa, de 1655, já tinha tido pelo menos três ilustrações: Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. Mas as edições impressas em Paris, referenciadas na mensagem anterior, acompanham a narrativa. Imagens da edição inglesa:
Os Lusíadas com ilustração
A primeira edição de Os Lusíadas com ilustrações.
Sempre tinha escutado que a primeira vez que a obra de Luís de Camões, Os Lusíadas, tinha sido ilustrada, tinha sido a mando do 5.º Morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa Botelho. "Este refinado, leitor ávido das grandes edições do seu tempo, enceta um caminho árduo e longo para descobrir os autores das gravuras desta que será a primeira edição ilustrada do poema" (https://m60.casademateus.pt/m60/edicao-monumental-lusiadas/). Como todos sabem, foi impressa em Paris, em 1817.
O que eu não sabia... santa ignorância... é que ao contrario do que sempre tinha escutado, não era a primeira vez que Os Lusíadas, tinham sido ilustrados.
Comprei uma pequena edição - em 3 tomos, com o título: La Lusiade du Camoens, Poeme Heroique, sur la Decouverte des Indes Orientales. Traduit du portugais, par M. Duperron de Castera - impressa em Paris, em 1735, e aprendi duas coisas:
1.ª a tradução francesa não é em poema; é uma tradução em texto corrido, nem sempre muito fiel.
2.ª é ilustrada! Sim, ilustrada com 11 bonitas gravuras, abertas para a edição e dez delas relacionadas diretamente com o texto de cada um dos cantos (ou um dos seus episódios). Só a gravura que acompanha a que acompanha a portada e do canto primeiro se encontram assinadas, com autor do desenho (Bonnart del.) e do gravador (J. B. Scotin sculp.).
E deve ter sido esta publicação - que conheceu duas edições, a primeira em 1735 e a segunda em 1768 - a fonte de inspiração do Morgado de Mateus.
Marcadores de livros - 2758
Parabéns, Isabel!
quinta-feira, 17 de agosto de 2023
Caixa do correio - 208
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
terça-feira, 15 de agosto de 2023
Pintores vistos por pintores - 52
Ver outro retrato aqui.
Shimon Peres (1923-2016)
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
Praias de Portugal - 23
Marcadores de livros - 2757
domingo, 13 de agosto de 2023
Moeda de 5 Euro colorida e com cheiro...
"Depois do trevo de quatro folhas (Marsilea quadrifolia) e do alcar-do-Algarve (Tuberaria major), esta é a terceira moeda da série «Espécies de Plantas Ameaçadas», que visa promover o conhecimento e a preservação das espécies da flora nacional atualmente em perigo. Tal como as duas que a antecederam, a moeda de coleção dedicada à hortelã-brava-de-folha-longa foi desenhada pela ilustradora Catarina Sobral, premiada nacional e internacionalmente.
À semelhança das anteriores, esta moeda tem apontamentos de cor na versão em prata, mas, além disso, tem ainda uma componente aromática — trata-se da primeira moeda portuguesa com cheiro, obtido a partir de micro-cápsulas de fragrância de menta."Moedas coloridas portuguesas
Esta foi uma das últimas moedas portuguesas editadas coloridas. O valor facial é de 10 € mas a Casa da Moeda coloco-a logo a 95€. (A Casa da Moeda tem a indicação de indisponível). Nunca cheguei a ver nenhuma em venda...
Artista: Akacorleone
Marcador de livros com moeda
Será que os colecionadores de marcadores sabem que a Casa da Moeda imprimiu um com uma moeda?