sábado, 16 de maio de 2009
Viagem virtual pela Tate Britain: Peter Lely
Nos 50 anos do Cristo-Rei
Começam hoje as comemorações do cinquentenário do Santuário do Cristo-Rei, monumento e santuário que resultou de um voto feito pelos bispos portugueses caso Portugal não fosse envolvido na Segunda Guerra Mundial, e também na sequência da visita feita pelo Cardeal Cerejeira ao Rio de Janeiro na década de 30 onde ficou impressionado com o Cristo-Redentor.
Esta tarde, às 17h, no Terreiro do Paço, realiza-se uma missa campal presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa sendo esperadas 200.000 pessoas, estando também presente a verdadeira imagem de Nossa Senhora de Fátima tal como há 50 anos.
Amanhã, o Cardeal D.José Saraiva Martins presidirá a uma celebração no Santuário do Cristo-Rei, na sua qualidade de enviado especial do Papa, estando presentes o Arcebispo do Rio de Janeiro e demais autoridades tal como em 1959. Ainda não está confirmada a presença do Presidente da República.
Na Fonte da Telha
Uma morte anunciada
Porque falo de Farrah? Porque este ex-Anjo de Charlie foi um dos ícones do início dos anos 80, e uma das mulheres mais fotografadas dessa década. Lembram-se?
O Museu da Língua Portuguesa
Cistermúsica - XVII Festival de Música de Alcobaça
Duras palavras ...
" A classe política, e os portugueses em geral, têm-se ocupado a discutir a solução governativa a partir de Outubro próximo. Com todo o respeito, parece-me um devaneio primaveril. Um país que deve ao exterior mais de 100% do seu PIB anual ( sim, caro leitor, cerca de 20.000 euros cada um de nós, ainda que por interpostas pessoas ) , e se endivida à razão de dois milhões de euros por hora ( 10% do PIB anual ) , pode até escolher Governo ( os executantes ) mas já não tem escolha de políticas. Eu sei, como o leitor, que há uma única solução condigna: produzir mais e exportar mais. Só que já não há tempo para essa solução e, nos tempos mais próximos, já não há alternativa a gastar bastante menos ( nós todos, Estado, empresas e famílias ) . Infelizmente. Podemos até fingir que nos esquecemos desta dura realidade. Não importa. Lá para Novembro, quando começar a aproximar-se o Inverno, os credores imporão, primeiro a política e, se necessário, os próprios executantes. E quanto mais "marialvas" nos mostrarmos, mais depressa nos obrigarão a gastar menos. O FMI tratou do assunto em 1977 ( Governo PS-CDS ) e em 1983 ( Governo de Bloco Central ) . Em 2010, os credores far-se-ão representar pela Comissão Europeia. Votemos, entretanto. "
- Daniel Bessa, Devaneio primaveril, in Expresso de 11 de Maio de 2009.
Um novo doce para Cascais
Os bolinhos D.Carlos levam batata-doce, batata roxa, leite condensado e especiarias, e foram considerados pelo júri como perfeitamente adequados à época em que viveu D.Carlos. Mas também são adequados aos nossos dias, já que são de baixas calorias. Será que a jovem Natália passa a receita?
História Maravilhosa das mãos de Deus, Rainer Maria Rilke.
História Maravilhosa das mãos de Deus
Rainer Maria Rilke, Histórias do Bom Deus, Vila Nova Famalicão: Quasi, 2008, p.13
Euro 2009
Margarida Cepêda, A mulher na pintura!
Iniciou os seus estudos no Centro Infantil Hellen Keller, passou pela Escola António Arroio e mais tarde pelas Belas Artes, onde a temática do simbolismo não era bem vista, mas, Margarida Cepêda “aproveitou” esta passagem para adquirir a técnica que hoje faz dos seus quadros obras únicas.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Betty Carter em "As Vozes do Jazz" - Rádio Europa Lisboa - esta semana, com um destaque especial para Betty Carter
AS VOZES DO JAZZ
A SEDUÇÃO DAS GRANDES CANÇÕES
SÁBADO, 16 de MAIO, das 20H00 às 24H00
Emissão em interacção permanente na Internet, com http://twitter.com/radioeuropalx
Da energia pura até à sedução do romantismo, as Grandes Canções do Jazz desfilam semanalmente na Europa Lisboa, em quatro horas de música para sublinhar o prazer dos serões de Sábado. Sempre em viagem, dos grandes clássicos às versões, entre as vozes lendárias, os consagrados e as grandes descobertas, passando pelas estreias e os exclusivos.
Na emissão desta semana, trazemos um destaque especial a uma retrospectiva de carreira da cantora norte-americana Betty Carter. Aproveitando o assinalar do seu 79º aniversário de nascimento, a 16 de Maio de 1930, três temas representativos de cinco décadas desta poderosa e aclamada voz - desaparecida em 1998 - abrirão, assim, cada uma das horas do nosso programa. |
Edição de
Emissão também disponível online em http://www.radioeuropa.fm/ ou através da powerbox da ZON TV Cabo
Mais um chocolate?
1959, o ano da cultura
60 anos de uma nação: 1953
Serão provavelmente poucos os leitores portugueses que têm conhecimento da primeira revolta contra o regime comunista de Moscovo após 1945: antes dos acontecimentos na Hungria em 1956 e na Checoslováquia em 1968, a Alemanha Oriental insurge-se contra as tropas soviéticas instaladas no seu território. Durante o primeiro semestre de 1953, deteriora-se substancialmente o abastecimento de alimentos e combustíveis, devido ao fracasso da política de plano comunista. As represálias contra dissidentes são violentas. Moscovo anuncia o “reforço de segurança” o que incentiva cada vez mais alemães orientais a manifestar-se em público contra o regime em Berlim Leste.
Greves, manifestações e tumultos estendem-se por 700 cidades e autarquias. Mais de um milhão de alemães participa nesta revolta, ocupa edifícios públicos e liberta presos políticos. A abolição das cooperativas agrícolas, prisão para os membros de um governo fantoche e a reunificação são apenas algumas das exigências feitas.
A resposta soviética não se faz esperar – infelizmente. A administração militar soviética declara o estado de sítio, tropas do exército vermelho actuam sem escrúpulos: 60 a 80 pessoas perdem a vida durante os confrontos; cerca de 10.000 são presas; 20 são condenadas à morte, mais de 2000 a prisão. O dia 17 de Junho viria a ser declarado feriado nacional na Alemanha Ocidental um ano depois como dia da “União Alemã”, em homenagem às vítimas na RDA. Em 1990, foi substituído pelo dia 3 de Outubro, dia oficial da reunificação.
Imagens: Stalin; VW - Käfer; coroação de Isabel II em televisão; a revolta de 17 de Junho na Alemanha Oriental
- CONTINUAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA -
A Custódia de Belém, Impressões II.
No restauro da Custódia Manuelina salientam-se Belmira Maduro que disse ter sido a peça mais complexa que restaurou até hoje, Maria José Oliveira e Isabel Ribeiro.
No final, as especialistas revelaram algumas conclusões:
Voltar a ler Eça de Queiroz!
Queiroz criou Macário para retratar e desmascarar a realidade onde se manifesta a maldade, a crueza do destino, a desventura, o sofrimento e a dor.
Em suma, a história é de um homem banal e começa assim:
“Começou por me dizer que o seu caso era simples – e que se chamava Macário…”
Manoel de Oliveira brincou com o espectador usando um cliché inesperado.
Eça de Queiroz, Contos, Lisboa: Livros de bolso europa-américa, 2000, p.37
quinta-feira, 14 de maio de 2009
O novo rosto da América
Vai um chocolate Leonidas?
Cinenovidades - 42 : Shutter Island
Eu trekkie me confesso ...
Gentle reminder...
A outrora carochinha Clara Macedo Cabral, que andou em tempos pela blogosfera na equipa do Desejo Casar, casou, emigrou para Londres, foi mãe, e convida agora todos os amigos e curiosos, casados ou solteiros, a partilhar as suas experiências, reflexões e aventuras no reino de Sua Majestade, contadas no livro Há Raposas no Parque – Crónicas de Uma Portuguesa em Londres, cujo lançamento será no próximo dia 20 de Maio, quarta-feira, pelas 18.30h, na Fnac do Chiado.
60 anos de uma nação: 1952
O chanceler e os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Grã-Bretanha, França e dos Estados Unidos assinam o chamado Deutschlandvertrag (Tratado da Alemanha) em Bona a 27 de Maio. Pondo termo ao estatuto de território ocupado, este tratado restabelece a plena soberania alemã, quer em assuntos internos, quer em assuntos externos. Os Aliados ocidentais reservam-se, no entanto, o direito de decidir sobre a Alemanha “no seu todo” e de manter tropas estacionadas em território germânico. A autonomia bem como a integração da República Federal no universo ocidental são enquadradas na constituição da Comunidade Europeia de Defesa no seguimento do Tratado de Paris.
Imagens: Assinatura do Tratado da Alemanha; o Socialismo na RDA; um aparelho ainda desconhecido: o televisor; "Tagesschau" - o telejornal alemão
Verdadeira Litania Para Os Tempos Da Revolução. Natália Correia.
No topo, vê-se a insígnia da Ordem da Cruz do Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada pelo monarca durante uma estada no Cabo de S. Vicente
Burgueses somos nós todos
ó literatos
burgueses somos nós todos
ratos e gatos
Mário Cesariny
Mário nós não somos todos burgueses
os gatos e os ratos se quiseres,
os literatos esses são franceses
e todos soletramos malmequeres.
Da vida o verbo intransitivo
não é burguês é ruim;
e eu que nas nuvens vivo
nuvens! O que direi de mim?
Burguês é esse menino extraordinário
que nasce todos os anos em Belém
e a poesia se não diz isto Mário
é burguesa também.
Burguês é o carro funerário.
Os mortos são naturalmente comunistas.
Nós não somos burgueses Mário
o que nós somos todos é sebastianistas.
Natália Correia, in "Inéditos" Antologia Poética , Lisboa: Publicações D. Quixote, 2002, p. 83-84 (Organização de Fernando Pinto do Amaral)
A Custódia de Belém, Impressões I.
O ouro utilizado veio da costa oriental africana, resultante de um tributo de vassalagem (30 marcos de ouro) pago pelo régulo de Quíloa ao rei D. Manuel. O ouro foi trazido por Vasco da Gama no regresso da segunda viagem à Índia, em 1503.
Gil Vicente levou três anos a esculpir a peça. Nela conseguiu exaltar os Descobrimentos Portugueses e o poder de D. Manuel I.
- A base, onde se encaixa a haste, decorada com esferas armilares, divisa de D. Manuel; - O corpo central, onde está o viril destinado à hóstia, rodeado pelos 12 apóstolos;
- Finalmente, o duplo baldaquino do gótico final, marcado pela figura de Deus Pai sentado numa cadeira, segurando também ele uma esfera armilar, e pela pomba que simboliza o Espírito Santo.
Fotografia do Público, 09/05/12
A figura de Deus tem oito centímetros e os apóstolos quatro (como convém, são mais pequenos do que o Pai).
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Brussels : Grand'Place
Hoje estou aqui: mas esta foto ainda não é feita por mim!
Envio uma saudação especial para o LB e JS que adoram o mundo da Bd!
http://www.flickr.com/photos/21707593@N05/3519824320/in/set-72157617957516222/