sábado, 26 de maio de 2012

Boa noite!

Quatro peças para piano de quatro autores/escritores russos: Waltz - Lev Tolstoi; Waltz - Alexander Griboedov; Sentimental Waltz - Vladimir Odoyevsky; Prelude in G-sharp Minor - Boris Pasternak

A propósito do post da Ana, lembrei-me que, em 1997, encontrei numa loja em Roterdão, um CD com música de Boris Pasternak. Não imaginava que ele tinha querido ser músico. 

Sugestão para acompanhar este quarteto de cordas





Umas trouxas de Guimarães e este «vindima tardia», para darmos uns dinheiritos a... :)



Para APS.

Cinenovidades



A visão de Madonna sobre um dos mais famosos casais do séc.XX, Wallis e Eduardo, duques de Windsor.

Humor pela manhã...



Um "cheirinho" do hilariante documentário Queen of Versailles, sobre o casal milionário David e Jacqueline Siegel que querem ter a maior casa dos EUA e que dizem ter-se inspirado num célebre palácio francês...
11 cozinhas, 23 wc, 3 piscinas, 13 quartos, salões de baile...

Anjos

Anjo músico (pormenor)
Madeira dourada e policromada, século XV-XVI
Porto, Casa-Museu Guerra Junqueiro 
Almas
Madeira dourada e policromada, segundo quartel do século XIX
Vila Nova de Gaia, Igreja Paroquial de Vila Nova de Gaia

Da exposição Angelorum, patente em Guimarães.

Números


33


É este o número de anos de prisão a que foi condenado, por traição, o médico Shakil Afridi, acusado de colaborar com a CIA na captura de Bin Laden através de uma falsa campanha de vacinação.
Bin Laden viveu anos em Abottabad sem ser verdadeiramente incomodado, este médico recebe três décadas de prisão por ajudar a capturar um criminoso internacional. Assim se vê como funciona o Paquistão, aliado do Ocidente na luta contra o terrorismo...

Um quadro por dia


Peter Paul Rubens, Castor e Polux raptam as filhas de Leuquipos, 1618, óleo sobre tela, Alte Pinakhotek, Munique.

Os mais famosos gémeos da Antiguidade Clássica para um nativo :). Parabéns APS !

Na escadaria do Diário de Lisboa

Cópia dos azulejos, da autoria de Stuart, que existiam na escadaria do Diário de Lisboa, na Rua Luz Soriano, em Lisboa.
Porto, Museu Nacional da Imprensa

Bom dia !



Lembrando a recentemente falecida Rita Gorr ( 1926-2012 ).

Um bom dia!


Também nascida a 26 de maio.

Parabéns, APS!

Os livros conduzem-nos à beleza 2

Na Feira do Livro de Coimbra encontrei um livro de Boris Pasternak "aventura em ferrara", na Livraria Lumière, e nele tive conhecimento que o pai era pintor, facto que desconhecia até hoje.

Leonid Pasternak, Os filhos, 1914, da esquerda para a direita, Bóris, Josephine, Lydia, Alexander,
no 25º aniversário do casamento dos pais. Daqui

Leonild Pasternak, Auto-retrato com a mulher Rosa Kaufman, 1924 (wikipedia)



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um manuscrito do matemático Francisco de Melo

Um manuscrito do matemático português Francisco de Melo (1490-1536), dedicado a D. Manuel I, foi encontrado no arquivo da cidade de Stralsund.

Citações



(...) Em Delos, Património da Humanidade, as pedras foram largadas às silvas e aos cardos, às lagartixas e aos corvos. Nasce um pinhal no meio de colunas. Grande parte da cidade está vedada porque se tornou perigosa. As cisternas estão cheias de água estagnada com mosquitos. As víboras rastejam na sombra. O teatro de Dionysos não se pode visitar. Nem as casas, a de Dionysos, a de Cléopatra, do Tridente. O museu está deserto de guardas, com alas fechadas. O Terraço dos Leões foi invadido pela natureza. A loja fechou. O Estado grego, sem dinheiro, sem funcionários, sem Ministério da Cultura, demitiu-se de Delos. As ervas daninhas e as flores silvestres, os répteis e os insetos devoram Delos. A cidade está submersa em vegetação e abandono e à guarda do tempo, esse grande escultor. Angkor Wat renasce, Delos morre.
E que deixará esta civilização que rivalize com a beleza de uma estatueta de Afrodite ou uma figurinha de terracota? Um iPad.


São os dois últimos parágrafos do texto de Clara Ferreira Alves, recém-chegada da Grécia, no Expresso do passado sábado.
E fizeram-me pensar. Na viagem que fui sempre adiando - as ilhas-museu gregas ( Delos, Samos e tantas outras ) - e que cada vez mais se torna um sonho à medida que a República Helénica colapsa, mas também na sinistra inevitabilidade de que quando a austeridade aperta, as "indústrias culturais" e a manutenção do património são os primeiros braços do Estado que são cortados. Por cá, ainda a procissão vai no adro...

Cinenovidades



Muita vontade de ver este Moonrise Kingdom, o novo filme de Wes Anderson, em competição em Cannes. Escrito por Roman Coppola, e com um elenco fantástico: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand e Tilda Swinton.

Novidades


Para explicar a crise aos mais novos, com textos de João Miguel Tavares e ilustrações de Nuno Saraiva.
Mais oportuno não há...

Daqui a pouco...


... vou experimentar o bolo que está à esquerda na imagem. Chama-se Chiado ( " massa folhada muito fina, recheio com doce de ovos e polvilhado com açúcar e canela ) e é uma criação da padaria Tartine ( Rua Serpa Pinto, 15 ).

PENSAMENTO(S)



PROPOSTAS PARA O DIA DE HOJE
( e também para amanhã )

1- Evitar esquecer o que um dia nos foi apresentado.
2- Evitar ser apresentado ao que já se conhece.
3- Evitar apresentar aos outros o que os outros já conhecem.

- Gonçalo M.Tavares, na Visão ontem posta à venda.





Humor pela manhã ...


Não, não é nenhum carro futurista. É apenas o SuperBus Dubai-AbuDhabi, o serviço de transporte que liga os dois emirados.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O jovem Albrecht Dürer


A cidade de Nuremberga acolhe, a partir de hoje, uma exposição imperdível, dedicada a um dos nomes mais fascinantes da pintura renascentista: Albrecht Dürer. O Germanisches Museum documenta, sob o título “Der frühe Dürer” (O jovem Dürer), a infância e a juventude do artista à luz do enquadramento socioeconómico da segunda metade do século XV, através de duzentas obras originais que incluem auto-retratos (a segunda imagem representa um auto-retrato do pintor aos treze anos), retratos de pais e outros familiares, bem como estudos do jovem Dürer sobre a natureza. A influência que o quotidiano de uma burguesia, na época ainda pouco desenvolvida, exerceu sobre a criatividade de Dürer, dá o mote a quatro secções que compõem a exposição: o meio mais próximo que rodeava o pintor, a tradição artística de então, as inovações técnicas de impressão e o ideal de um novo conceito de arte, já manifesto num Dürer adolescente. O envolvimento sociocultural ajudará seguramente a entender a auto-confiança e determinação que tanto caracterizam a obra deste génio alemão.
Der frühe Dürer representa a maior exposição sobre o artista, natural de Nuremberga, realizada na Alemanha desde 1972. Em 2003, o Albertina de Viena reunira uma vasta colecção da obra do mestre renascentista.


Germanisches Museum de Nuremberga, Der frühe Dürer, até 2 de Setembro


Imagens: retrato dos pais (ca. 1490), auto-retrato de 1484

Guimarães

Guimarães, 19-20 maio 2012
A entrada para o Pátio do Sabão fica no cimo desta rua.

Corações em Guimarães - 2

Este e o de baixo estão numa loja de roupa de senhora.
Este está numa fachada de um prédio.

O ser urbano: Nos caminhos de Nuno Portas

Esta exposição sobre a arquitetura de Nuno Portas, comissariada por Nuno Grande, encerrou domingo na Fábrica Asa, perto de Guimarães. Será que vai itinerar? Merecia!!!! 
Casa Barata dos Santos, Vila Viçosa, 1959-1963
Projeto de Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira. 
Casa Brás de Oliveira, em Sesimbra, 1959-1954.
Projeto de Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira e Pedro Vieira de Almeida.  
Moradia em Santa Maria do Mar.
Projeto de Nuno Portas, Pedro Vieira de Almeida, Nuno Teotónio Pereira.  
Torre em Olivais Norte, Lisboa, 1959-1963.
Projeto de Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira.
Pémio Valmor 1968.
  

Recital de Piano por Javier Vázquez Grela


Javier Vázquez Grela é um experiente e reputado pianista espanhol que estará no Museu da Música, onde interpretará um programa com obras de compositores espanhóis e latino-americanos. Natural da Corunha, Javier Vázquez Grela é formado pela Academia Luthier em Barcelona, onde obteve o diploma de “Concertista cum laude”.  
O programa que interpretará no Museu da Música abrange peças de épocas variadas dos compositores José Gallés (1761-1835), Rogelio Groba (*1930), Antonio de Donostia (1886-1956), Ernesto Lecuona (Cuba, 1895-1963)  e Manuel Ponce (Mexico, 1882-1948). 

No Museu da Música (Metro Alto dos Moinhos)
Sábado, 26 de maio, 16h00

Números ...


25 imóveis devolvidos aos bancos diariamente, no último trimestre.

3950 casas entregues à banca por famílias e imobiliárias. Destas, 2300 desde o início deste ano.

97 portugueses por dia deixaram de pagar o empréstimo da casa, durante o primeiro trimestre de 2012.



Humor pela manhã...


(... ) Há que pôr ordem nesta imprensa. Isto só lá vai com um Miguel Relvas em cada esquina. Ou talvez esquina sim, esquina não. José Sócrates alterna nas outras esquinas, que também merece.


- Ricardo Araújo Pereira, na Visão hoje posta à venda.

Uma exposição em Sevilha



"El gabinete de las maravillas:
códices iluminados
de las mejores bibliotecas del mundo"
Até 10 de Junho

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os meus franceses - 203

Grégoire canta Ta main, no vídeo com Inès Sastre.

Viagem à infância

Os irmãos Grimm na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra


Catálogo da exposição - Os irmãos Grimm, Vida e Obra


Segundo Ludwig Emil Grimm (1790-1863): Ilustrações dos contos A  Gata Borralheira, Rainha dos Espinhos, O Capuchinho Vermelho, Branca de Neve, Hansel e Gretel e Filha de Virgem Maria. Águas -fortes coloridas à mão pertencentes à primeira edição pirata, Stuttgart, 1826*

* Fotografia do Catálogo da Exposição: Os Irmãos Grimm Vida e obra, textos de Bernahard Laeur com a colaboração de Maria Teresa Cortez, 2012, p.33.

«O Homem e o seu espírito são maiores e mais valiosos do que qualquer outra matéria viva ou morta» Jacob Grimm, 1852, (prefácio).


«Quem deixa arder a sua luz na solidão não a conseguirá reacender na casa do vizinho quando o vento a tiver apagado.»
Wilhelm Grimm, 1843 (prefácio).

Uma Andorinha nesta primavera

A ópera de Puccini estreou no Grande Teatro de Monte Carlo em 27 de março de 1917.
Este cartaz é do Teatro Comunal de Bolonha, 2 de junho 1917.
Programa da estreia nos EUA em 10 de março de 1928.
Cantam Iorio Zennaro, Silvia Gavarotti e Nelly Miricioiu.

Teatro na BNP

Na Sala de Leitura da Biblioteca Nacional, a partir de amanhã.