sábado, 11 de novembro de 2023
São Martinho
São Martinho partilhando a sua capa com um mendigo.
Vale do Loire, calcário, 1531
Lisboa, Museu Gulbenkian
Os manuscritos dos duques de Bourbon (séculos XIV e XVI)
A biblioteca dos duques de Bourbon era uma das principais bibliotecas francesas no final da Idade Média.
Em 1661, o Ducado de Bourbon é atribuído ao Grão-Condado. Em Moulins, o príncipe recupera cerca de quarenta manuscritos do ducado, que constituem um dos núcleos do atual Gabinete dos Livros de Chantilly. Pela primeira vez, esta coleção, na qual se encontram preciosos manuscritos italianos, é mostrada aos conhecedores e aos curiosos. É também dada relevância às personalidades dos príncipes e princesas que os encomendaram, colecionaram ou acarinharam.
sexta-feira, 10 de novembro de 2023
Mestras no Thyssen de Madrid
Artemisia Gentileschi, Angelica Kauffmann, Clara Peeters, Rosa Bonheur, Mary Cassatt, Berthe Morisot, María Blanchard, Natalia Goncharova, Sonia Delaunay ou Maruja Mallo foram pintoras reconhecidas no seu tempo, mas os seus quadros foram relegados para as reservas dos museus.
Podem ser agora vistas no Thyssen de Madrid até 4 de fevereiro, numa exposição que junta uma centena de peças, entre pinturas, esculturas, obras sobre papel, etc.
Marcadores de livros - 2847
Nestes livros, os médicos Nelson Olim e Gustavo Carona deixam-nos o seu testemunho sobre missões humanitárias em que participaram, em países devastados por um tsunami ou pela guerra e pela pobreza.
Nelson Olim está presentemente no Líbano.
quinta-feira, 9 de novembro de 2023
Marcadores de livros - 2846
Ainda é de manhã, mas já vos estou a desejar «uma noite inesquecível». 😂😂😂
Como não li o livro, resolvi ler uma sinopse que aqui vos deixo:
«Lynn Zapatek limpa os quartos do hotel Eden, e fá-lo de forma consciente. Enquanto se deleita revistando cada canto, desperta nela um fascínio pelos objetos dos hóspedes: livros, nécessaires, notas, sapatos, medicamentos... Olha para eles, cheira-os, toca-os, e através deles imagina a vida dos seus donos. No início, Lynn é cautelosa, mas cada vez se torna mais descarada: não só investiga a roupa alheia, como também a veste.
«Numa terça-feira, Lynn está no quarto 303, quando já devia ter saído. Ouve passos no corredor, a chave entra na fechadura e só tem um esconderijo: mete-se debaixo da cama e passa lá a noite. A partir desse dia, todas as terças-feiras volta a esconder-se no mesmo lugar, onde escuta, sente e imagina a vida dos ocupantes do quarto.»
A partir de agora, deixo-vos um conselho: quando estiverem num quarto de hotel, espreitem para debaixo da cama. 😉
No Dia da Hotelaria.
quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Marcadores de livros - 2845
Não tenho a certeza que sejam livros com receitas saudáveis. O que hoje é mau para a saúde, amanhã é ótimo; e viceversa.
Mas a Dieta Mediterrânica parece ser um padrão de cozinha saudável.
Verso e reverso.
No Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis.
Leituras no Metro - 1165
Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.
Um bom relato do que foi e é o Martim Moniz, uma zona da cidade muito vivida.
Uma praça que ninguém parece saber o que fazer dela, mas o melhor é deixarem-na como está, antes que nasça ali mais algum mamarracho. Como diz Ferreira Fernandes: «A burrice tem disso, procria muito.»
Foram lá implantados, na era Nuno Abecasis, dois mamarrachos que albergam os Centros Comerciais da Mouraria e do Martim Moniz, «feios e grossos, como é sempre o mau gosto, mas as suas gentes são enérgicas, mexidas». (p. 69)
A primeira vez que entrei no Centro Comercial da Mouraria parecia que tinha entrada noutro país: mercearias, cabeleireiros, lojas de roupas, de bugigangas, etc., de gente do Oriente e de África. Fui lá muito, durante uns anos, a uma mercearia indiana e dava uma voltinha pelo Centro. Agora esses produtos já se vão encontrando nos supermercados.
terça-feira, 7 de novembro de 2023
Marcadores de livros - 2844
Belfast: Appletree Press, 1990.
Rica em tradição, bem como em sabor, a cozinha russa tenta-nos com pastéis, sopas e molhos saborosos. A Little Russian Cookbook apresenta uma seleção de receitas famosas das muitas regiões da Rússia. Nas entradas, temos Borsch e arenque picante. Nos pratos, há pratos russos clássicos como Stroganoff de carne e Pelmini, um prato siberiano semelhante aos ravioli. Nas sobremesas aparecem os Blini e Pashka, um bolo de Páscoa.
Este livro trazia um marcador (pequeno) que devia lá estar esquecido ou a marcar alguma receita.
segunda-feira, 6 de novembro de 2023
Livro e marcador - 93
Foto de Cláudia.
Aprecio imenso Reinaldo Ferreira (1897-1935), mais conhecido como Repórter X.
Foi pena esta edição da obra completa do Repórter X não ter chegado ao fim.
Mais dois marcadores:
Marcadores de livros - 2843
Foi pena a editora Cultura ter mudado o design dos marcadores: gosto mais dos dois primeiros. E dos outros que se podem ver aqui.
Este marcador já andou por aqui. O livro é mais uma aventura de Assane Diop.
«Benjamin, Assane e Claire, o trio mais corajoso da série Lupin, têm um mistério em mãos… Uma caça ao tesouro que envolve um conhecimento profundo do xadrez, uma pintora feminista, a decifração de mensagens encriptadas, desvios de jatos privados e uma vilã dona de uma grande empresa de tecnologias: a receita perfeita para horas e horas de aventuras. De Paris a Los Angeles, ou de uma loja de antiguidades a uma ilha ao largo do Pacífico, será que o grupo de amigos terá a mesma astúcia do mais famoso cavalheiro ladrão?» (Sinopse)
Porto: Porto Ed., 2023
Vi há uns tempos a série inspirada nas aventuras de Arsène Lupin. O ladrão Assane Diop (Omar Sy), leitor das obras de Maurice Leblanc, está decidido a vingar o pai por uma injustiça cometida por uma família proprietária de um colar que teria pertencido a Maria Antonieta.
domingo, 5 de novembro de 2023
Boa noite!
Soube hoje pelo Mondopunts que se celebra este ano o centenário de Victoria de los Angeles, nascida a 1 nov. 1923.
Revolução: concurso de ilustração
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade lançou, no ano passado, a primeira edição do concurso de ilustração com o tema «Revolução», uma das várias iniciativas culturais para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
Esta exposição, que pode ser vista até final do ano no Museu do Aljube, mostra uma seleção dos cerca de 200 trabalhos, enviados por mais de 100 artistas.
Marcadores de livros - 2842
Hoje é o Dia do Cinema. Obrigatório ir ao cinema ou ver um filme.
Para Mondopunts e para todos os amantes de cinema.