Vem isto a propósito do filme de Spielberg sobre Lincoln, cuja trama se centra nos últimos quatro meses de vida do Presidente e nos seus esforços para aprovar a 13.ª Emenda, a primeira emenda à Constituição dos EUA. Aprovada pela Câmara dos Representantes em 31 de janeiro de 1865 (menos de três meses mais tarde, Lincoln seria assassinado), está assim redigida:
Secção 1: «Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.»
Secção 2: «O Congresso terá competência para fazer executar este artigo por meio das leis necessárias.»
Gostei bastante do filme e muitíssimo da criação que Daniel Day-Lewis faz da figura de Lincoln, bem como de Sally Field no papel de Mary Todd e de Tommy Lee Jones no de Thaddeus Stevens, um republicano radical que toda a sua vida política lutou contra a escravatura.
Interessante também ver como se posicionavam então os partidos Republicano e Democrático face à escravatura e aos negros. E em que Estados tinham influência.
Interessante também ver como se posicionavam então os partidos Republicano e Democrático face à escravatura e aos negros. E em que Estados tinham influência.
Ao ver o filme de Spielberg lembrei-me do filme que John Ford dirigiu em 1939, Young Mr. Lincoln, com Henry Fonda, que já vi várias vezes. Lincoln é um dos meus heróis de juventude, que permaneceu até hoje, o que não aconteceu a todos.
9 comentários:
Penso não ter visto o YOUNG MR. LINCOLN, mas este LINCOLN marcou-me muito positivamente.
Para se obter uma vitória importante é, por vezes, preciso fazer pequenas cedências e saber jogar com as palavras sem que para isso a mentira seja necessária.
Destaco, como MR as interpretações das três personagens citadas.
Um abraço.
«Ao que sei»... :)
Vou ver no próximo fim de semana. Também aprecio esta figura histórica.
Boa tarde!:)
Espero vê-lo em Março. Vem cá dia 28.
Boa tarde!
MR
Não entendi o seu Ao que sei ......
«Ao que sei»... escreveu Lincoln numa missiva que enviou à Câmara dos Representantes. Não digo mais por causa de quem não viu ainda o filme.
Ana e Isabel, acho que vão gostar.
MR
Muito obrigado !
Estava a dormir na forma, desculpe.
Reporta-se directamente à minha penúltima frase das 12:15.
Gostei do filme.
Enviar um comentário