Prosimetron
sábado, 22 de julho de 2017
E agora, vamos comer um gelado?
Agora o postal é de uma loja de gelados: Nelis Ijssalon. Já que estamos em Amesterdão, vamos até Weesp* comer um gelado.
Novamente, para a Sandra.
* Três palavrinhas acrescentadas depois de ler o comentário de Presépio no Canal. Obrigada.
Vamos a Amesterdão comer um crepe?
Este postal é de publicidade a The Pancake Bakery, de Amesterdão, um local de que a Sandra gosta muito e já nos mostrou no seu Presépio com Vista para o Canal.
A verdade é que estas panquecas (por cá a este tipo chamamos crepes) têm um ar delicioso, de nos fazer crescer água na boca - pelo menos, a quem gosta de crepes, como é o meu caso. Eu, apesar do aspeto maravilhoso, dispensava a de banana e nutela. Mas imagino que deve ser das mais apreciadas.
Para a Sandra, com um agradecimento.
sexta-feira, 21 de julho de 2017
Chiado After Work 2017
Consultar o programa aqui: http://www.e-cultura.sapo.pt/evento/6160
O evento deste ano centra-se na temática Sabores Lusos: Viagens à descoberta e decorre entre 21 e 29 de julho. Durante estes dias os restaurantes criam cartas inspiradas no tema e serão organizadas tertúlias e conversas à mesa sobre o mesmo assunto.
Esplanadas de Paris - 12
Ca 1900.
«As esplanadas parisienses espantam Henry James. Segundo o historiador Georges Lenotre, as primeiras apareceram no mês de junho de 1815. Tortoni, vendo os seus salões congestionados, decide colocar tamboretes frente à porta para que os clientes possam degustar um gelado no exterior. Outros cafés têm a ideia de pendurar lanternas nas árvores ao fim do dia. A inovação tem tanto sucesso que os estabelecimentos elegantes decidem seguir esta moda, como um rebanho, de onde este local passa a ser conhecido, durante algum tempo, como boulevard Panurge [Panurge é um personagem de Pantagruel que atira uma ovelha ao mar para que o rebanho a siga].
«Entre a rue Le Peletier e o cruzamento de Montmartre, são também instaladas cadeiras, mas sem lanternas: é o boulevard sombre reservado aos transeuntes à procura de encontros fortuitos.»
Jean-Paul Caracalla - En remontant le boulevard. Paris: La Table Ronde, 2012, p.18-19
quinta-feira, 20 de julho de 2017
Números
Já se falou nestas páginas dos 200 anos passados sobre a morte de Jane Austen, mas penso que ainda não da nova nota , de £ 10 , que assinala tal efeméride . Aqui está ela, e com uma citação que já levantou alguma celeuma ...
«Todas as bibliotecas são autobiográficas» (Alberto Manguel)
Meus deuses! Isto é muito (mas muito) pior que a minha casa! :)
Conheço e conheci algumas casas com muitos (muitos) livros, mas nunca nada assim. Assim, só uns alfarrabistas onde não entro porque tenho pouca pachorra para andar à procura em caixotes.
Foto de João Lima
Tinha esta revista do Expresso (18 mar. 2017) num monte à espera de tempo para ler um artigo sobre cinco casas cheias de livros.
Esta fotografia é da biblioteca de Rui Zink, a que José Mário Silva chama
Quem me conhece, sabe que eu achei graça a ver este caos porque este caos tem uma ordem. O pior é quando alguma 'alma caridosa' arruma o caos. Então é que se instala o caos total. :)
quarta-feira, 19 de julho de 2017
Leituras no Metro - 280
Barcarena: Presença, 2012
«A vida é um frágil ramo suspenso sobre um precipício.» (p. 13)
Fredrik Welin passou os últimos doze anos da sua vida num ilhéu do Báltico rodeado de gelo, acompanhado pelo cão e pela gata, e tendo como única visita o carteiro.
Um dia, Harriet chega ao ilhéu. Porque o terá procurado esta sua antiga namorada que não vê há 40 anos? E porque se terá Frederik refugiado naquele local?
Foi o primeiro livro de Mankell que li e gostei. Vou reincidir.
Marcadores de livros - 770
Três marcadores com pormenores de pinturas de Degas: La classe de danse, ca 1873-1876; Le foyer de la danse à l'Ópera de la rue Le Peletier; Fin d'arabesque, 1876-1877.
terça-feira, 18 de julho de 2017
O chá das cinco - 105
Ideias para acompanhar um chá neste ano de Jane Austen.
London: CICO Books, 2016
«But indeed, I would rather have nothing but tea.»
Jane Austen - Mansfield Park
Ouvir outra vez o tan-tan, tararan-tan, tararan-tan…
Começou esta segunda-feira, no SyFy, a sétima temporada da Guerra dos Tronos. Ao contrário das temporadas anteriores, esta terá menos episódios (apenas sete) já que o final da história está cada vez mais próximo (esta é a penúltima temporada). O custo das filmagens, que não tem parado de aumentar, também terá pesado na decisão de reduzir o número de episódios.
Apesar de baseada na saga de George R.R. Martin, As Crónicas de Gelo e Fogo, a série há muito que ultrapassou, em termos temporais, o material publicado pelo autor. Os novos episódios, assim como a temporada anterior, narram os acontecimentos dos livros The Winds of Winter e A Dream of Spring, que permanecem por publicar (e sem data de lançamento à vista). Para aqueles que leram e se apaixonaram pelos livros de Martin, a série é, nos dias que correm, a única hipótese de descobrir o destino de personagens como Jon Snow, Tyrion, Cersei ou Jaime. Alguns dos grandes mistérios da saga já foram desvendados (como a identidade dos pais de Snow), e espera-se que os novos episódios tragam outras novidades surpreendentes.
Lá fora - 317
Os dioramas, essas reconstruções da realidade presente ou passada graças à ilusão óptica, aos jogos de luz e volume, estão na moda e inspiram até artistas contemporâneos ( Richard Barnes, Rowland Ward, Pierrick Sorin ) , e esta exposição no Palais de Tokyo, em Paris, revela todos os segredos .
No Palais de Tokyo, até 10 de Setembro . Mais info : palaisdetokyo.com
Onde me apetecia estar - 146
Em Beaune, que já vai no 35º ano de paixão pela ópera barroca, e onde se poderá ver e ouvir o Otão de Haendel e o Orfeu de Monteverdi com as vozes de Damien Guillon, Andreas Scholl ou Karine Deshayes, dirigidos pelos maestros Christophe Rousset ou William Christie.
Festival international d'ópera baroque et romantique de Beaune, de 7 a 30 de Julho .festivalbeaune.com
Um quadro por dia - 376
Este Peinture 162x130cm, 14 Avril 1962 estabeleceu um novo recorde para as obras de Pierre Soulages : vendido a 6 de Junho na Sotheby's de Paris por 6,1 milhões de euros.
Marcadores de livros - 769
Marcadores e um postal (lindos, como sempre) da editorial dÉpoca referentes ao livro Persuasão, de Jane Austen.
Gracias, Luisa!
Marcadores de livros - 768
Jane Austen - uma das minhas escritoras preferidas - faleceu há 200 anos. Estes postais-marcadores, que me foram oferecidos em dezembro passado, ficaram guardados para esta efeméride.
Postais da editora dÉpoca.
segunda-feira, 17 de julho de 2017
Morreu Martin Landau
Martin Landau no papel de Rollin Hand, na série televisiva Missão Impossível.
Martin Landau faeleceu no sábado, com 89 anos. Três vezes nomeado para um Óscar, ganhou-o com Ed Wood, de Tim Burton.
Lá fora - 316
Abriu há dias esta exposição sobre a vida de corte na Cidade Proibida, o sanctum sanctorum da China Imperial.
Até 10 de Setembro, no Forum Grimaldi .
Um quadro por dia - 375
É do russo Leonid Afremov este Dois amigos e um galo, que aqui deixo com dedicatória aos prosimetronistas João Soares e Filipe Vieira Nicolau.. Com atraso, mas com a amizade de sempre .
Humor pela manhã
Não deixo de me surpreender com o que alguns comerciantes escolhem para baptizar os seus estabelecimentos ...
A necessidade do luxo
A exposição La necessità del lusso. Abiti di corte nei ritratti del Settecento está patente no Museu Satorio, em Trieste, até 8 de outubro.
Adeus, Índia!
Gostei deste filme sobre a partida dos briânicos da Índia e da divisão do território em dois países (Índia e Paquistão) com as consequências que sabemos. O que eu não sabia é que este plano , conhecido como Plano Mountbatten, tinha sido urdido por Churchill.
Enquanto via o filme, lembrei-me de um livro de Catherine Clément que li há anos:
Porto: Asa, 1995
domingo, 16 de julho de 2017
Elegâncias - 143
Sapatos de Carmen Steffens.
«Quando o sapato serve, não se pensa no pé.»
Chuang Chou
Este aforismo aqui aplica-se de modo diferente: as pessoas não pensam no mal que alguns sapatos fazem aos pés. Como disse um médico meu conhecido: estes sapatos dão trabalho aos ortopedistas.
Marcadores de livros - 766
Marcador da livraria e postal com estátua de Anne Frank.
Reverso do marcador.
Um marcador e um postal da livraria Jimminkboek, de Amesterdão, na qual o pai de Anne Frank lhe comprou o diário.
Já tinha lido sobre o assunto no Presépio com Vista para o Canal.
Exterior da livraria.
O diário no qual Anne Frank escreveu.
A 1.ª ed. (de 3000 exemplares) de O diário de Anne Frank é publicada em 25 jun. 1947 - há 70 anos.
Para a Sandra.
Subscrever:
Mensagens (Atom)