Prosimetron

Prosimetron

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo


Damos agora um salto até aos anos 80. Em 1981, a cantora Alice, companheira de Franco Battiato na época, venceu o festival de Sanremo com Per Elisa (composição de Battiato juntamente com Giusto Pio, texto da própria Alice).


Flamboyant: Joana Vasconcelos no Palácio de Liria



Abriu ontem ao público a exposição Flamboyant. de Joana Vasconcelos. Esta proposta, sem precedentes na história da Fundação Casa de Alba, conta com a participação da artista portuguesa, conhecida pelas suas esculturas e instalações em grande escala. Joana Vasconcelos interveio nas salas e jardins do Palácio de Liria, integrando a sua obra numa das mais notáveis colecções privadas espanholas.

Marcadores de livros - 3303

Dois marcadores de pinturas da Capela Real de Granada:


Maestro de la leyenda de Santa Catalina - A Virgem, o menino e duas santas.

Botticelli - Oración en el Huerto.

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo

Gigliola Cinquetti a quem devemos o nome desta rubrica participou várias vezes no festival. Venceu em 1964 e 1966. Em 1972, não conseguiu mais do que um 9º lugar - estranhamente, pois a canção era bem alegre (Gira l'amore - Caro bebè).


.

Boa noite!


Para ptcorvo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Boa noite!


Iman, um funcionário público, advogado e oficial de justiça, é promovido a investigador do Tribunal Revolucionário de Teerão. No novo cargo, é-lhe atribuída uma arma e começa a ser pressionado pelos superiores para assinar sentenças de morte sem direito a investigação ou julgamento. Tudo isto se passa nos dias que sucedem a morte de Mahsa Amini.
Um dia, a arma desaparece de casa. A afronta enfurece Iman, que suspeita da mulher e das duas filhas adolescentes. Como aceitar um cargo numa ditadura vai destruir tudo.

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo


Parece estranho, mas Lucio Dalla, o grande cantautore, também participou no Festival de Sanremo. Aliás, foram cinco as participações, a primeira decorreu em 1966.

Em 1972, Dalla não passou do oitavo lugar com a canção La grande piazza - uma das minhas preferidas.



Serviço público: «Bloco de Notas»


Quando posso oiço o «Bloco de Notas», «um programa da jornalista Maria Flor Pedroso para responder às necessidades dos alunos de 11.º e 12.º anos com exames no ano letivo presente. É uma conversa de rádio sobre as matérias de estudo com personalidades - umas mais, outras menos - conhecidas da vida pública portuguesa, mas com reconhecida capacidade académica para poderem conversar sobre os temas das disciplinas do secundário.» Mas também para «quem quer saber mais», como diz Maria Flor Pedroso. O programa passa na Antena1 e é também um podcast. Podem ser ouvidos na RTP Play.
Oiça aqui um resumo dos programas feitos por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril. Mas há também conversas sobre literatura, biologia, geologia, filosofia, alterações climáticas, etc. Pertenço ao grupo de «quem quer saber mais» e tenho aprendido.

Marcadores de livros - 3301


Versos e reversos.

Plume era uma boa revista que pertencia ao Musée des lettres et manuscrits (Paris, Bruxelas), que eu costumava visitar nas minhas idas a Prais e que afinal era um embuste, uma vigarice.

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo

Foi na voz de José Feliciano que a canção Che sarà se tornou num sucesso mundial. O cantor interpretou-a juntamente com os Ricchi e Poveri em Sanremo em 1971, o tema ficou classificado



em segundo lugar.

                                  


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Os meus Bobby Solo

Tenho estes dois 45 r.p.m. de Bobby Solo, de 1964 e 1965.




Para o Filipe.

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo

A dupla Iva Zanicchi e Bobby Solo venceram a edição de 1969 com a canção "Zingara". Bobby fora desclassificado da competição cinco anos antes quando interpretou o seu clássico "Una lacrima sul viso" em playback. Um ano depois, em 1965, viria a ganhar o festival com "Se piangi, se ridi".





Livro e marcador(es) - 171


Fotos Cláudia.

Não conheço este Santuário dos Cerejais que fica em Trás-os-Montes.

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo





A edição de 1967 foi marcada pela trágica morte de Luigi Tenco. Mas a direção da RAI decidiu continuar com a competição, ganha por Iva Zanicchi e Claudio Villa que interpretavam Non pensare a me.





terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo



Continuemos com Sergio Endrigo. Em 1968, Endrigo venceu o festival juntamente com Roberto Carlos com a canção Canzone per te. Nesse ano, Amália Rodrigues viria a gravar este tema, claro em estilo de fado, no seu álbum "Vou dar de beber à dor".



Marcadores de livros - 3300

Mais um marcador da coleção Elisabeth, Princesse à Versailles
Ver mais marcadores desta col. aqui, aqui e aqui.

Dois marcadores do livro de Fabrice Colin, A bord du Mythic, le jumeau du Titanic, il. por Margherita Castello.

Para Ph.

Non ho l'età - 75 anos de Sanremo

Arranca hoje a 75ª edição do Festival de Sanremo - motivo pelo qual os estimados leitores deste blogue terão de ter a paciência de ouvir algumas das canções que se apresentaram na competição mais importante da canção italiana ao longo das últimas décadas.
Comecemos com um dos meus intérpretes italianos preferidos, Sergio Endrigo que participou no evento em 1969 com " Lontano dagli occhi"




segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Boa noite!



O filme é a adaptação do livro de Claire Keegan: «Estamos em 1985, numa pequena cidade irlandesa. A autora narra-nos a vida de Bill Furlong, um comerciante de carvão e pai de família[, interpretado por Cillian Murphy]. Uma manhã, ainda muito cedo, quando vai entregar uma encomenda no convento local, Bill faz uma descoberta que o leva a confrontar-se com o passado e os complicados silêncios de uma povoação controlada pela Igreja.»
O filme é dedicado a todas as raparigas que estiveram nos Asilo da Madalena, que só encerraram em 1996.

Lisboa: Relógio d'Água, 2022.

Marcadores de livros - 3299

Pessoas com malas de viagem, nem sempre pelas melhores razões.

Estes dois marcadores já aqui apareceram.

Variantes.


domingo, 9 de fevereiro de 2025

Boa noite!

Pólo Norte - «Lisboa».

Marcadores de livros - 3298

 

Foto Maria.

A Maria enviou estes dois marcadores «para comemorar os 85 anos de Coetzee, Nobel em 2003». Acho que estes marcadores já andaram por aqui, mas não os consigo localizar, pelo que acrescento os que tenho de Coetzee.


Livro e carta fora do baralho - 6

Foto Maria.

No dia em que J. M. Coetzee faz 85 anos.