Prosimetron
sábado, 7 de setembro de 2019
sexta-feira, 6 de setembro de 2019
Lá fora - 368 : Paris romântica
Últimos dias , até 15 de Setembro, para visitar esta exposição fantástica sobre 30 agitados anos parisienses, de 1815 a 1848. São 600 obras, de Eugéne Lami à Delacroix, passando por Boilly.
petit-palais.paris.fr
Cinenovidades
Com realização de Laurent Heynemann, Hippolyte Girardot é Léon Blum . Gostava de ver, mas cada vez menos filmes franceses chegam a Lisboa ...
A Lua
A Lua, um pastel de 1787
Londres, National Maritime Museum
Esta exposição assinala os 50 anos do homem ter pisado pela primeira vez a Lua e explora o nosso fascínio contínuo em relação a todas as coisas celestiais.Uma viagem desde os deuses egípcios até à Apolo 11.
Está no National Maritime Museum até 5 jan. 2020.
quinta-feira, 5 de setembro de 2019
Vamos ao Polidor?
Nunca provei, mas umas feijocas acompanhavam melhor tripas à moda de Caen. Parece-me...
Cá está o baba au rhum. Soube bem?
Leituras de aeroporto - 1
Respondendo ao desfio de MR aproveito para dar a conhecer o livro de Leitura deste compasso de espera e da viagem: Soif; um romance de Amélie Nothomb, que em breve deve ser traduzido para português.
« Pour éprouver la soif il faut être vivant. »
A voz dada a um corpo com 2000 anos de História e de estórias... Jesus; que vai a caminho de Gólgota. Os detalhes de uma certeza que conhece e que lhe é necessária: a sua condenação.
Um livro que está a marcar a atualidade internacional.
Um dos 180 000 exemplares, da primeira tiragem, está na minha mão. Edição: Albin Michel. É o 28.º romance da autora belga.
Vai um café expresso?
Pergunta o Jad? Enquanto o livro não chega... mas que bar mais chique. Vê-se logo que é para «imortais». :-)
Nas ruas de Paris - 9
Café Le Prince Racine que é um restaurante, na esquina rue Monsieur Le Prince com rue Racine. Foto Jad.
Leituras no Metro - 1033
Paris: Gallimard, 2003
Catorze escritores e realizadores abordam o tema de Hollywood ou debruçam-se sobres estrelas de cinema (atores e realizadores) e oferecem-nos retratos delas por vezes surpreendentes.
Um livro muito interessante.
Truffaut a propósito de Hitchcock: «Beaucoup de gens ne voient en Hitchcock que la science, l'habileté, ignorant ce qui, avec le temps passé, m'impressionne le plus en lui: sa profonde émotivité.» (p. 25)
Para Paula e Rui.
quarta-feira, 4 de setembro de 2019
O «Tesouro dos remédios da alma» - 36
Fotos Jad.
No edifício do Instituto de França há várias bibliotecas, uma das quais a do próprio Instituto.
Livros de cozinha - 104
Virgílio Nogueira Gomes dedicou uma crónica à Focaccia à Portuguesa, retirada do livro La scienza in cucina de Pellegrino Artusi. Muito interessante.
Un été avec Paul Valéry
«Il y a deux Paul Valéry : celui des petits classiques illustrés [...] et le sacripant drolatique, l'anar espiègle, le gamin salace aux mauvaises pensées, "l'esprit le plus méphistophélique de notre littérature", sans parler du coureur et du farceur. Oui, cela fait deux en un : le bienséant et le frondeur, l'homme d'institution et l'irréconcilié.»
Un été avec... é uma coleção das ed. Parallèles, que eu desconhecia mas que já se ocupou de Baudelaire, Proust, Victor Hugo, Montaigne, Maquiavel...
Para APS.
Paris: Bercy Village
Foto Jad.
Bercy Village é um pequeno bairro com muito comércio que fica na Cour de Saint Emílion, junto Gare de Leste. Veja aqui.
Um local que não conheço e vai para o meu caderno de sítios a visitar.
Lá fora - 367
A colecção Thannhauser, do Guggenheim de Nova Iorque, visitável na Provença, até 29 de Setembro.
Hotel de Caumont, Centre d'Art, Aix-en-Provence .
A arte do retrato - 253
Este retrato esteve na Colecção Grassi até 1924, data em que foi leiloado com a seguinte nota : un nouveau portrait de la main de Botticelli est réapparu, encore influencé par Fra Filippo Lippi en tant que portraitiste.
Ficou numa colecção privada de Zurique até ao passado dia 28 de Junho, quando a mesma família o pôs à venda também em Zurique, na Schuler Auktionen, pelo equivalente a 6300 euros.
Foi arrematado pelo equivalente a 5 milhões e 700 000 euros, pelo que alguém está mesmo convencido que a autoria é de Sandro Botticelli ...
terça-feira, 3 de setembro de 2019
Leitura de férias
Carl Larsson - Leitura de férias, 1916
Hoje vou começar a ler dois livros: Lava Jato, de Vladimir Netto, e Compêndio de literatura grega, de Jacqueline de Romilly, uma obra que anda para ser lida há...
Posso saber o que andam a ler os nossos prosimetronistas e visitantes?
segunda-feira, 2 de setembro de 2019
Ontem, hoje e amanhã
Ainda no rescaldo do ciclo "Cinema nas Ruínas”, que reuniu nas passadas duas semanas no cenário magnífico das ruínas do Convento do Carmo diversos documentários sobre arte e ainda ficções diversas, todos de produção italiana, iniciamos esta semana com uma nova vinheta, mostrando Sophia Loren e Marcello Mastroianni no último dos três episódios do belíssimo filme "Ontem, hoje e amanhã" de Vittorio de Sica de 1963.
domingo, 1 de setembro de 2019
Boa noite!
«Luton (Inglaterra), década de 1980. Javed, um jovem imigrante paquistanês, tenta adaptar-se à cultura de um país radicalmente diferente do seu, ao mesmo tempo que se esforça por respeitar e seguir as tradições da sua família. Um dia, um amigo mostra-lhe uma cassete com as músicas de Bruce Springsteen. Aquelas letras, que ecoam no mais profundo de si mesmo, vão transformá-lo. Com elas, vai aprender qual o seu lugar no mundo e perceber o que existe de comum entre si e os que o rodeiam. Mas o pai, um homem com resistência à mudança, vai ter dificuldades em aceitar as suas escolhas.
«Com assinatura da realizadora inglesa de origem indiana Gurinder Chadha ("Joga Como Beckham", "A Noiva Indecisa", "Adeus Índia"), um filme que transpõe para o grande ecrã o livro de memórias do jornalista Sarfraz Manzoor que, ao lado da realizadora e de Mayeda Berges, também se responsabiliza pelo argumento. Estreado no Festival de Cinema de Sundance (EUA), conta com Viveik Kalra, Hayley Atwell, Rob Brydon, Kulvinder Ghir e Nell Williams nos papéis principais. "Blinded by the light", o título do filme, é também o nome de uma música escrita por Bruce Springsteen, que faz parte do álbum Greetings from Asbury Park, N.J., editado em 1973.» (Público)
O jantar de domingo
Parece que alguém está adotar o Polidor como cantina. Gosto.
Confit de canard landais com choucroute.
E vejo umas novidades (uma das quais antiga) ao fundo à esquerda. :)
Bom jantar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)