Prosimetron

Prosimetron

sábado, 12 de abril de 2025

Marcadores de livros - 3359


Robert Delaunay - Torre Eiffel, 1926
Musée d'Art Moderne de Paris
Robert Delaunay - Rytme n.º 1, 1938.
Musée d'Art Moderne de Paris

Dizem que estas cores entraram na pintura dos Delaunay depois da estada deles em Vila do Conde.

Marcadores de livros - 3358


Francesca Bonnemaison i Farriols (12 abr. 1872 - 12 out. 1949) foi uma pedagoga espanhola, que criou a Biblioteca Popular de Dones, a primeira biblioteca criada na Europa, em 1909, exclusivamente para promover a educação das mulheres. 
Daqui a onze dias comemora-se o Dia do Livro.



sexta-feira, 11 de abril de 2025

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Dietrich Bonhoeffer (1906 - 1945)

Comemoraram-se ontem os 80 anos da execução de Dietrich Bonhoeffer.

Nascido em Breslau (hoje Polónia) em 1906 e proveniente de uma família burguesa abastecida, decide estudar Teologia o que o leva a várias visitas a Roma, Barcelona e Nova Iorque. Enquanto jovem sacerdote protestante em Berlim, assiste à subida ao poder do nacional socialismo e contesta o boicote às lojas pertencentes a judeus. Condena a política racial. Torna-se membro da chamada “igreja confessante”, uma igreja anti regime, que se distancia claramente dos cristãos alemães simpatizantes de Hitler.   

Rapidamente é apanhado pelo radar da Gestapo e é confrontado com represálias: perde a licença de leccionar na universidade, e em 1938, é proibido de viver em Berlim. Emigra para os Estados Unidos para assumir o cargo de pároco numa paróquia de Nova Iorque, mas volta para a Alemanha com o intuito e a convicção de activamente lutar contra o regime.

Graças a contactos pessoais, passa a trabalhar para os serviços secretos militares no comando da Wehrmacht sob a direcção de Wilhelm Canaris. Durante essa função, já em plena Segunda Guerra Mundial, estabelece contactos com membros da resistência e junta-se a círculos conspirativos. É preso em 1943. O seu nome é encontrado em documentos ligados ao atentado falhado contra Hitler em 1944.

A 9 de abril de 1945, apenas duas semanas antes do fim da Segunda Guerra na Europa, Bonhoeffer é executado juntamente com outros membros da resistência, entre eles, Wilhelm Canaris, Hans Oster, Karl Sack e Ludwig Gehre, no campo de concentração de Flossenbürg

Os Historiadores consideram esta execução um acto vil de pura retaliação, já que a Alemanha viria a capitular poucos dias depois.

A Dietrich Bonhoeffer que viveu um testemunho de fé cristã inabalável e que é uma das figuras mais notáveis da resistência contra o nazismo, dedicamos a nossa nova vinheta.

Amores-perfeitos

Foto Maria, 5 abr. 2025.

Marcadores de livros - 3356

Um verso com três reversos diferentes.


quarta-feira, 9 de abril de 2025

terça-feira, 8 de abril de 2025

Boa noite!

Malcolm McLaren, Françoise Hardy - Revenge of the Flowers.

Pacotes de açúcar - 259

Verso e reverso de um pacote de açúcar.

O Café Bar Celta foi fundado em 1923 e é o café mais antigo de Lugo. Talvez seja um café histórico. Ler mais aqui.

Vamos tomar um café. Esperemos que o sabor corresponda ao aspeto.


Para Maria Luisa, no Dia Europeu dos Cafés Históricos.

Marcadores de livros - 3354

Três marcadores de Picasso:

L'enfant au pigeon, 1901
Londres, The National Gallery

La colombe bleue, 1961
Litografia.
Jacqueline aux fleurs, 1954
Col. Jacqueline Picasso.

No Dia Internacional das Pessoas Ciganas


Rhoma Acans (2012) é o filme de licenciatura em cinema de Leonor Teles. Gosto dos filmes de Leonor Teles, mas nunca vi este. « A realizadora analisa a história da sua família e a sua relação com o peso da tradição cigana a que outrora pertenceu. Essa viagem de autodescoberta encontra-se com a figura de Joaquina, jovem plenamente inserida na comunidade cigana e que serve de contraponto à experiência da realizadora, ajudando-a a perceber o que mudou, o que se mantém e o que falta ainda mudar depois de sucessivas gerações de fortes personagens femininas.»

Mozes Rosenberg Trio.

domingo, 6 de abril de 2025

Da Beira Baixa - 39

Foto de Maria, 5 abr. 2025.

Leituras no Metro - 2958

Não foi esta edição que li.

«Abancados à tosca mesa, cuja toalha tresandava ao fartum do azeite e bacalhau, apareceu a travessa fumegante com duas galinhas, sobre as quais se levantava uma pirâmide de três salpicões, assentes num grosso lardo de toucinho.
«D. Mécia enjoou daquele espetáculo e recuou a cadeira, furtando o nariz à fumaça das vitualhas vaporosas.
«Instou-a o pai a que aceitasse uma asa de galinha. A menina, porém, ansiada de náuseas, saiu da mesa [...].
«Entretanto, D. José de Noronha, espostejando e deglutindo com estridente mastigação uma galinha, tartamudeava:
«- Meus amigos, nada de engulhos! É comer o que aparece e fazer de conta que a barriga é alforge de pedinte. Eu bem sei que as galinhas são boas; tenho tão bom paladar como o grão-turco; mas nesta ocasião tenho fome como dez turcos em jejum de três semanas. Como destas galinhas se podia fazer boa petisqueira sei eu; e, se me lembra que a prima não comia isto assim, tinha ido eu à cozinha fazer-lhe uma galinha de alfitete. [...]
«E, aproveitando o curto descanso de bocado a bocado que lhe escorregava pelo esófago, D. José ia dizendo:
«- Coze-se uma galinha com um arrátel de toucinho, em pouca água para lhe não tirar o chorume; depois, derrete-se o toucinho; parte-se a ave em quartos e mete-se numa tigela a corar a lume brando; depois, pega-se em meio arrátel de açúcar, farinha, seis ovos, manteiga e um todo-nada de vinho, e de tudo isto fazem-se bolinhos, com sua folha de louro, fritam-se, põem-se em camadas de açúcar, cobrem-se de canela e por cima de tudo põe-se a galinha. Isto é petisco de morrer!... E galinha mourisca? já comeu, prima Mécia?
«- Não senhor.
«- Faz-se torresmos; vai-se a gente ao pingo; deita-o numa tigela, onde já está a galinha entalida ou meia assada; por cima despeja-se um golpe de vinho branco, pouquito vinagre e água um quase nada; depois, louro, cravo, pimenta, gemas de ovo, fatias por baixo e rodelas de limão por cima. É comer e gritar por mais!...
«- Com efeito! - exclamou Lopo. - Onde aprendeu o primo esses refinamentos de glutão?
- Estudei; comprei uma arte de cozinha de Domingos Rodrigues, cozinheiro da Casa Real, e não leio outro livro a não ser os de alveitaria.» 
Camilo Castelo Branco - O santo da montanha. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000, p. 26-28


Não vou experimentar estas receitas de galinha que, retiradas do livro de Domingos Rodrigues, não são para o nosso paladar atual.

Marcadores de livros - 3352