Prosimetron
sábado, 22 de agosto de 2020
O cabo submarino num mar de conectividades
A exposição que está até final do ano no Museu das Comunicações.
Em geminação com Ponto Aqui! Ponto Acolá!
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Marcadores de livros - 1711
Nunca entrei nesta biblioteca. Nem sabia que ela existia.
A Bibliothèque Michelet do Institut d’art et d’archéologie foi criada em 1 de março de 1997, devido a um acordo entre a Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris-I) e a antiga Universidade Paris-Sorbonne. É a sucessora da Bibliothèque d’art et d’archéologie Jacques-Doucet e faz parte da rede de bibliotecas da Sorbonne.
Obrigada, Jad.
Leituras no Metro - 1058
Lisboa: Relógio d'Água, 2016
Gostei bastante dos dois textos que compõem este pequeno livro sobre Veneza.
«O viajante curioso poderá reconhecer os escassos nativos [venezianos] com que se cruze no seu deambular porque, assim como os turistas andam como sempre feitos uns fantoches, se não uns sórdidos, os venezianos parece que vão para uma festa elegante a qualquer hora do dia e em qualquer estação».
Mas não é fácil vê-los porque «andam por ruas diferentes das escolhidas pelos turistas. Expulsos das mais luminosas e principais pela inundação contínua que por vezes provoca engarrafamentos humanos para desespero dos que querem chegar a tempo, os venezianos procuram atalhos e metem-se por onde nenhum forasteiro se aventuraria com medo de se perder no labirinto insondável que é a cidade» (p. 18-19).
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Números
250 000
libras - foi quanto valeu o livro de horas de Maria Stuart na Christie's de Londres a 29 de Julho.
Originalmente destinado a Louise de Bourbon-Vendôme ( 1495-1575 ), filha de Francisco de Bourbon, conde de Vendôme, e de Maria de Luxemburgo-Sainr-Pol, abadessa de Fontevraud desde 1534; data provavelmente de 1535 a 1540, contendo 40 miniaturas pintadas pelo Mestre de Franisco de Rohan, pintor da corte de Francisco I de França.
Entre 1558 e 1561, a abadessa oferece-o à sua sobrinha-neta, Maria Stuart, então mulher de Francisco II de França, que escreve nele uma pequena nota, assinada com o seu anagrama, levando-o depois consigo quando regressa à Escócia natal para recuperar o seu trono. O livro terá seguido o destino da rainha deposta até ao seu último cativeiro e execução no castelo de Fotheringhay.
Para o JAD.
Pastelaria Ballarin
Vamos até Veneza tomar um café e comer um destes maravilhosos (pelo menos parecem sê-lo) bolos da montra?
[Brunetti] «Entrou no Ballarin e pediu um café e um brioche».
Donna Leon - Veneno de cristal. Lisboa: Planeta, 2011, p. 227
Um quadro por dia - 505
Uma das obras de Jean Cocteau leiloadas no início deste mês foi este grande ( 302x358cm ) cartão da tapeçaria Judite e Holofornes , 1948-49 . A tapeçaria foi tecida em dois exemplares , em 1950 : uma, encomendada por Mme. Weisweiller, continua no mesmo lugar, a villa Santo Sospir em Cap-Ferrat; a outra está conservada no Museu Cocteau de Menton. O cartão foi comprado directamente à tecelagem Bouret em Aubusson, vendido finalmente no passado dia 2 .
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Museu do Trabalho Michel Giacometti
Há uns dias fui a Setúbal visitar este museu instalado numa antiga fábrica de sardinhas. Gostei bastante. Para conhecer a sua origem leia aqui.
Caixa registadora da Mercearia Liberdade.
Nesta foto ainda se veem as bancas onde o peixe era amanhado.
Desenhos para as latas de sardinhas.
Latas de sardinhas.
Marcadores de livros - 1709
Verso e reverso.
Comecei a ler este livro, na edição portuguesa, mas achei-o um bocado chato.
Bill Clinton faz hoje 74 anos e discursou ontem na Convenção do Partido Democrata.
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Novidades
Sem querer entrar nos domínios da nossa M.R. :), trago uma novidade editorial que não é bem uma obra de gastronomia , mas antes uma história da alimentação dos romanos : o que comiam, mas também como lhes chegava, os hábitos à mesa, onde comiam, e algumas receitas também, além de 232 páginas ilustradas.
Lá fora - 378
Confirma-se que Sorolla,tão apreciado por vários prosimetronistas, está na moda. Mais uma exposição em França, em Aix-en-Provence.
Até 1 de Novembro,, no Hôtel de Caumont.
Um quadro por dia - 504
A sanha contra igrejas e catedrais em França é motivo de reflexão, e há quem a venha fazendo perante tanto dolo e negligência sempre com os mesmos alvos
Nada escrevi, na altura, sobre a catedral de Nantes, aqui fica um breve in memoriam sob a forma de uma das telas destruídas : Saint Clar guérissant les aveugles, de Hippolyte Flandrin ( 1809-1864 ).
Marcadores de livros - 1708
Verso e reverso de um bolo de marcadores com portas de Dublin.
Com um agradecimento ao Jad e para a Isabel.
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Gingerino
«um jovem ao lado do jogador de póquer, que estava a beber o que parecia um gingerino.»
Donna Leon - Veneno de cristal. Lisboa: Planeta, 2001, p. 102
A arte do retrato - 267
É de François Boucher este Le joueur de vielle, um pequeno quadro ( 39,5x32cm ) que estava há cem anos fechado num armário.
Avaliado entre 40 000 e 60 000 euros, foi vendido a 23 de Junho pela leiloeira Daguerre por 494 000 euros .
domingo, 16 de agosto de 2020
Subscrever:
Mensagens (Atom)