Prosimetron
sábado, 3 de outubro de 2020
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Albrecht Altdorfer. Maître de la Renaissance allemande
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
Ainda o Regente
Respondendo a M.R., com o meu atraso costumeiro ... , aqui ficam duas sugestões sobre as relações do Regente Filipe de Orleães com a gastronomia, uma mais séria, e outra mais agitada mas de autora que pesquisa rigorosamente.
Um quadro por dia - 510
É do escocês Sir William Allan ( 1782-1850 ) este The Celebration of the Birthday of James Hogg, que aqui fica dedicado ao nosso JAD com votos de feliz aniversário ! E menos gente à volta sff , só 10 ! :)
Bom dia !
Não foi esta a nomeada para os Grammys Latinos, foi a Asas perfeitas, mas também gosto muito desta. Bom Outubro !
Marcadores de livros - 1733
No Dia Mundial da Música
«[A] música exprime aquilo que não pode ser dito e que não pode ficar em silêncio».
Victor Hugo
A Revolução de 1820 em Lisboa
Parabéns Jad!
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Man Ray et la mode
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Jantar de amigos - 4
Obras de Almada e Maria Keil no Museu da Tapeçaria de Portalegre
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Cindy Sherman na Fundação Louis Vuitton
domingo, 27 de setembro de 2020
Fernando Pimenta: 100 medalhas
Vinheta: fronteira igual a repressão
Não posso aceitar a existência de fronteiras - e quando estou a falar em fronteiras não estou só a falar em fronteiras entre Estados (embora essas também entrem no meu pensamento), estou a falar nas fronteiras que pela sua existência constroem tiranias, ignorâncias, fanatismo, repressão! Não se pode permitir a repressão da Humanidade - estamos todos de acordo! Então não se pode permitir a criação de "muros" a separar pensamentos, a separar Estados. Todos temos um papel importante na sociedade: difusão de «Luz» em todos cujos ideais ainda são imbuídos de dogmas, de preconceitos, de certezas. Não podemos ficar no nosso conforto esquecendo o conforto que é preciso dar ao Outro. Temos a obrigação de criar conforto em toda a Humanidade, criar dignidade para que todo o Homem possa viver. Tratar a todos por Irmão; não o irmão da família onde nascemos, mas sim Irmãos da família que ajudamos a construir. Quando tratares o outro por igual ele também aprende a trata-te como igual. Quando tratares o outro por Irmão ele também se sente obrigado a trata-te, a ti, por Irmão. É mais importante essa família criada do que a família de sangue. É isto o que o Irmão Jorge (para uns), o Irmão Francisco (para outros) nos vai recordar na Encíclica que vai assinar, em Assis, no próximo dia 3 de Outubro: "Fratelli tutti".
Inspirado no livro: a fraternidade como motor de construção. Lisboa: Livraria Artes & Letras, 2020.
Leituras no Metro - 1065
Números
Os dois amigos que criaram a colecção RRR, dedicada a tudo o que " rola ", desfizeram-se em Julho de uma centena de veículos do pós-guerra, criados a partir de 1948 : os Isetta, as scooters, os Fiat 500, entre eles também este Messerschmidt KR 175, de 1954.
A venda teve lugar no Dorotheum de Viena, com o da imagem a render 36 800 euros.
Um quadro por dia - 509
Este Flowers , 1964 foi pintado por Andy Warhol com polímero sintético e tinta serigráfica sobre tela, 56x56cm, e vendido na casa Tajan, em Paris a 1 de Julho, por quase 1 milhão e meio de euros.
Onde me apetecia estar - 180
Com 6 exposições para ver ( a dedicada ao rei do carvão François Depeaux, coleccionador compulsivo de Sisley e Monet, mais uma à volta do pintor de Rouen Léon-Jules Lemaître, outra sobre a ceramista Camille Moreau-Nélaton, ou a que celebra o fotógrafo Antonin Personnaz ), seriam dias bem passados na Normandia, neste ano em que o festival celebra a sua primeira década.
Festival Normandie impressionniste, até 15 de Novembro. Mais info : musees-rouen-normandie.fr