Uma árvore de Natal com corda da Villeroy e Boch.
Prosimetron
sábado, 8 de dezembro de 2018
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Na biblioteca de Jérôme e Annette Lindon
Jérôme Lindon dirigiu as Éditions de Minuit de 1948 até sua morte em 2001. Com a sua mulher Annette, ele construiu um catálogo unanimemente elogiado. Os seus três filhos - Irene, André e Mathieu - doaram os livros dedicados a seus pais à Bibliothèque nationale de France. Esses livros contam a aventura humana experimentada pelas Éditions de Minuit, de acordo com seus compromissos estéticos e políticos. A luta de Jerôme e Annette Lindon para dar vida a esta editora foi ao mesmo movimento uma luta ao serviço da literatura, da justiça e da liberdade. Esta exposição é uma homenagem à ambição e à exigência do trabalho de uma editora que marcou a vida intelectual da segunda metade do século XX com uma marca profunda.
A exposição termina depois de amanhã.
Marcadores de livros - 1225
Em cima, marcador da ed. portuguesa do livro de Éric Vuillard; em baixo, frente e reverso do marcador da ed. castelhana, com um agradecimento à Luisa.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
Boa noite!
Uma cantiga de amigo do cancioneiro galego-português.
Salzburgo - mercado de Natal
Um dos mais belos mercados de Natal austríacos situa-se na
cidade de Salzburgo. Localizado na Praça da Catedral, é rodeado de edifícios
majestosos. As suas origens remontam ao século XV, o conceito atual permanece
sem grandes variações desde 1974. Como sempre, abriu na quinta-feira que
antecede ao primeiro domingo de Advento e fechará portas a 26 de Dezembro.
A nova vinheta é então dedicada ao mercado de Natal de
Salzburgo.
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Um quadro por dia - 437
É de Artemisia Gentileschi este Lucretia, inspirada pela tela homónima de Simon Vouet que a pintora conheceu em Roma . Vendido a 23 de Outubro, no Dorotheum de Viena, por 1,8 milhões de euros.
Números
14,5 milhões de euros
61 milhões de reais
É por quanto está à venda a Ilha do Capítulo, no litoral de Angra dos Reis, Brasil. A ilha particular do empresário português João Pereira Coutinho está à venda . Resta saber se continuará a ser para usufruto de poucos ou para mais alguns como hotel de luxo ...
Un rêve d’Italie: La collection du marquis Campana
O Louvre e o Hermitage juntaram-se para preparar esta exposição especial sobre a coleção do Marquês Campana, constituída principalmente entre os anos de 1830 e 1850. Com esta coleção, a mais ambiciosa coleção particular do século XIX, o Marquês Campana pretendia dar uma imagem da herança cultural italiana, antiga e moderna. Mas a coleção foi apreendida no final de um julgamento por desvio de fundos, que foi instaurado em 1857 e vendida pelo estado pontifício e dispersa por toda a Europa.
As principais obras da coleção foram adquiridas em 1861 pelo czar Alexandre II, tendo enriquecido as coleções do Hermitage. As restantes - mais de 10000 - foram compradas por Napoleão III e distribuídas entre o Museu do Louvre e muitos museus provinciais. Muitos primitivos da coleção de Campana, como a Virgem e a Criança de Botticelli, foram posteriormente agrupados no Petit Palais em Avignon, inaugurado em 1976.
Pela primeira vez desde a sua dispersão em 1861, a exposição dá uma imagem da riqueza e diversidade da coleção Campana. Com mais de 500 obras, incluindo muitas obras-primas como o Sarcófago dos Esposos ou A Batalha de San Romano por Paolo Uccello, apresenta a figura romântica de Giampietro Campana, sua paixão como colecionador e o modo como ele reuniu este conjunto extraordinário. A exposição também destaca a influência da coleção Campana nas artes e ofícios da segunda metade do século XIX.
Até 18 de fevereiro no Louvre.
domingo, 2 de dezembro de 2018
La Fabrique du luxe: les marchands merciers parisiens au XVIIIe siècle
«Mercadores de tudo e fazedores do nada», seguindo a famosa sentença de Diderot na sua Enciclopédia, os capelistas constituem uma das mais importantes corporações parisienses do século XVIII.
Até 27 de janeiro de 2019, podemos ver no Museu Cognacq-Jay (Paris) a primeira exposição dedicada a essa corporação particularmente codificada e essencial na difusão da arte e do luxo franceses.
Através dos destinos de comerciantes como Lazare Duvaux ou Dominique Daguerre, o museu apresenta uma centena de obras de arte, documentos e arquivos que ilustram as origens do luxo parisiense.
Ao mesmo tempo, negociante, importador, colecionador, designer e decorador, o capelista desempenhou um papel importante no desenvolvimento da indústria de luxo na época. Com um caráter atípico, mantém laços na alta aristocracia e conta com uma rede internacional de artistas, incluindo as melhores especialidades técnicas e artísticas, sejam elas de Lyon ou da China.
Estes mercadores estão no centro de uma rede com três pólos: o patrocinador, o artesão ou artista e, um novo fenómeno com poder crescente, a 'moda'. Além disso, para se tornar conhecido e expandir as suas redes, desenvolvem os mecanismos de promoção publicitária, com a ajuda de artistas anónimos ou de artistas como Boucher ou Watteau.
Watteau - L’Enseigne de Gersaint, 1720
Berlim, Castelo de Charlottenburg
Dissolvida durante o período revolucionário, esta corporação desperta hoje o interesse de historiadores da arte e académicos que a têm pesquisado.
O percurso da exposição explora o contexto propício ao desenvolvimento desta rede, as causas do seu sucesso e inovações, centrando-se nalguns de seus representantes mais ilustres.
Uma boa razão para voltar a este lindo museu.
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Marcadores de livros - 1220
Um marcador (verso e reverso) e dez postais dos Los diarios de Cereza, de Joris Chamblain e com il. de Aurelie Neyret, editados pela Alfaguara. Com um agradecimento a Justa.
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