Prosimetron
sábado, 26 de setembro de 2015
Janelas de Nice
Para além do azul do mar, do Passeio dos Ingleses, tão agradável, os edifícios de Nice encantam com o seu design peculiar. A atmosfera que nos rodeia é elegante, com apontamentos múltiplos: neo-clássico, um novo barroco, arte nova e art deco.
Traços decorativos que procuram nos edifícios mais do que a funcionalidade para que foram feitos. Apetece viver, nesta ou naquela janela.
Para além de umas férias na praia, Nice e a Riviera Francesa oferecem um conjunto de museus e viagens históricas interessantes.
Edifício em pedra e pintado, veja-se mais pormenores na foto seguinte.
Boa tarde!:))
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
Street Food, um conceito que está na moda
Para quem este fim de semana andar pelos lados de Belém, pode aproveitar e dar um salto à 2ª edição do STR.EAT FEST, que regressa com cerca de 50 conceitos de Street Food para garantir uma oferta gastronómica para todos os gostos. O local escolhido é junto ao Museu da Eletricidade. No sábado, das 12h às 24h e domingo, das 12h às 22h.
Renée Lévy
Uns selos franceses, um quais sobre Renée Lévy, professora, resistente, nasceu em 25 de setembro de 1906, em Auxerre, foi presa em Paris em 1942 e guilhotinada em Colónia em 31 de agosto de 1943. O seu nome encontra-se no Memorial de la France combattant.
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Leituras no Metro - 223
«Foi na qualidade de propagandista, e não de ideólogo com um único, ou especial, conjunto de ideias políticas, que Hitler deixou a sua marca nesses primeiros anos. Não havia nada de novo, de diferente, original ou distinto nas ideias que ele impingia nas cervejarias de Munique. Eram a moeda corrente entre as várias fações e grupos völkisch e já haviam sido adiantadas nos seus pontos essenciais pelos pangermanistas de antes da guerra. O que Hitler fez foi propagar ideias sem nada de original de uma maneira original. Ele deu voz a fobias, preconceitos e ressentimentos como ninguém fora capaz de fazer até então. […] Era menos o que ele dizia e mais como dizia que contava. Como viria a verificar-se ao longo de toda a sua “carreira”, a apresentação era tudo. [… Hitler] aprendeu que conseguia mobilizar as massas. […] Precisava da excitação orgasmática que somente as massas em êxtase poderiam proporcionar-lhe. A satisfação obtida através da reação arrebatadora e dos aplausos entusiásticos das multidões em delírio deve tê-lo compensado pelo vazio das suas relações pessoais.» (vol. 2, p. 29)
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Boa noite!
«Oración», tema composto por Agustín Carbonell, El Bola. Acompanham-no Lucía Otero, Claudio Villanueva e o cantor Enrique, El Piculabe.
Receita de Outono
A abóbora é um dos frutos que simboliza a chegada do Outono e no Brasil frita-se a sua flor. Deve ser bom!
terça-feira, 22 de setembro de 2015
Musée International de la Parfumerie, Grasse
Musée International de la Parfumerie, localizado em Grasse, narra a história de 4000 anos de perfume em Grasse, desde a antiguidade pré-clássica ao século XX. Tem inúmeras salas. O edifício é composto por um edifício antigo [desconheço a data] e um edifício contemporâneo. Foi inaugurado em 1989 e renovado e ampliado entre 2007 e 2008.
Oferendas, o perfume como atributo social no Egipto.
Grécia, uma inspiração. Roma
Passagem interior do 1º piso para o rés-do-chão.
A epopeia da perfumaria
Uma pequena mostra de frascos de perfumes.
Pentes, escovas, ganchos...
A luxuosa arte da viagem: Cofre de Toilette, século XVIII, Veneza
Um ponto de passagem com vista para os jardins
Um recanto do jardim onde se pode ler, descansar os olhos e respirar as diferentes fragrâncias.
Jardim de Cheiros do Museu. Guarda um conjunto de plantas que fazem parte da indústria da perfumaria da região de Grasse.
A exposição temporária era engraçada mas confesso que a tatuagem não é do meu agrado.
Boa noite!:))
Subscrever:
Mensagens (Atom)