Prosimetron
sábado, 20 de dezembro de 2008
Os meus poemas -19
I
continuamente, escuta, me destruo
e as longas águas sem sossego fogem
e o ossos de dezembro coincidem
e são do inverno estas metamorfoses
não falarei da vida porque a vida
perdidamente triste se sustenta
de surdos pensamentos e desastres
e devagar a luz se lhe estrangula
sempre assim foi esta periferia
da escrita a desfazer-se e é no inverno
que nos olhamos com ferocidade
antes que o tempo devore outros discursos
Vasco Graça Moura
(1942 - )
As Boas Festas dos nossos comentadores - 1
Lá fora - 12 : Strasbourg
Do you remember?
O carvalho de Allouville
Este famoso carvalho foi classificado como monument historique em 1932, e hoje uma escada construída à sua volta permite aos visitantes visitarem as capelas.
Canções de Natal - 20 :It's the most wonderful time of the year ...
Novo director artístico do D. Maria II
Novidades - 12 : Sherlock Holmes
- Dictionnaire Sherlock Holmes, Lucien-Jean Bord, LE CHERCHE MIDI.
Uma sugestão musical - 4
Canções de Natal - 19
PENSAMENTO DO DIA
- Goethe
Poesia e prosa de Natal - 20
Lembrou-se no entanto de um poema que escrevera dois anos antes, e entregou-o a Franz Xaver Gruber, professor e organista da localidade. Em tempo recorde, Gruber compôs uma peça para duas vozes, coro e guitarra – nascia assim Stille Nacht, heilige Nacht (silent night, holy night), a Missa do Galo de 1818 assistia à estreia desta canção natalícia.
Traduzida entretanto para mais de 300 idiomas (entre eles para português), Stille Nacht, heilige Nacht é a canção de Natal mais conhecida e estimada nos países de tradição germânica. Cantores do universo anglo-saxónico como Nat King Cole contribuíram para uma popularidade à escala global. E milhares de turistas “peregrinam” todos a anos rumo a Oberndorf, perto de Salzburgo, para visitar o museu Stille Nacht e a capela Stille Nacht, edificada em 1937 no local da antiga igreja de S. Nicolau.
Superpresentes de Natal - 4
Calendário de Advento: 20 de Dezembro
Lá fora - 11 : Bizâncio
Os meus franceses - 46
De M. Laparcerie e J. Ricepin.
A sua canção mais conhecida, «Parlez-moi d'amour», já foi publicada pelo Jad.
Elegâncias - 7
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Lisboa e a hotelaria
Ou seja, mais um hotel na zona da Baixa-Chiado. Fiquei algo perplexo com a novidade de mais uma unidade hoteleira numa área que já não está propriamente carenciada, e com os condicionalismos de trânsito e até geológicos que se conhecem. No entanto, fiquei ainda mais perplexo quando tomei conhecimento que o mencionado plano de pormenor prevê ainda mais 3 unidades hoteleiras : no Convento Corpus Christi, no edifício da Pastelaria Suiça e no quarteirão do Braz&Braz.
Não será hotelaria a mais para tão pouco espaço? E continuamos, como mero exemplo, sem um único cinema com exibição regular em toda a Baixa e Avenida da Liberdade. Ao invés de todas as grandes cidades europeias para não ir mais longe.
Citações - 9 : Sobre os livros
- Eduardo Lourenço, aquando da inauguração da Biblioteca Eduardo Lourenço na Guarda.
Eduardo Lourenço expressou um sentimento comum a bibliófilos ou simplesmente amantes dos livros ( que são, para mim, categorias diferentes de um mero coleccionador de livros ) - desejar que os livros fiquem " bem entregues", cuidados e usufruídos pelos contemporâneos e pelos vindouros. Não foi um gesto inesperado, vindo de quem veio, mas é desejável que sirva de exemplo.
Novidades - 11 : Jazz
O livro, que já está disponível em várias línguas e também à venda entre nós, foi já galardoado com o Prix du Livre Jazz 2008, atribuído pela Academia Francesa de Jazz.
Porque se falou de Edith Piaf
Colóquio-Letras: Nuno Júdice é o novo director
NUNO JÚDICE É O NOVO DIRECTOR DA REVISTA COLÓQUIO-LETRAS
Nuno Júdice é o novo director da Revista Colóquio-Letras, na sequência da decisão do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian de nomear uma nova direcção e um conselho editorial para a revista, de modo a garantir a sua publicação regular e os compromissos assumidos perante o público e os assinantes.
O conselho editorial da Colóquio-Letras será presidido por Eduardo Lourenço.
A Administração da Fundação Calouste Gulbenkian pretende que a revista continue a ser uma referência no campo literário, o que sucede desde 1971, seguindo os princípios e valores que a nortearam desde a sua criação e orientação por Hernâni Cidade, Jacinto Prado Coelho, David Mourão-Ferreira e Joana Varela.
Tendo em conta que o último número da revista, referente a 2004, foi apresentado em meados de 2007, pretende-se, a partir do início de 2009, retomar a publicação regular da revista, garantindo a sua continuidade.
Nuno Júdice é ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário, tendo desempenhado, em Paris, os cargos de conselheiro cultural da embaixada portuguesa e delegado do Instituto Camões.
Sara Pais
Serviço de Comunicação
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45 A
1067-001 Lisboa. Portugal
Tel. +351 21 7823266 (dir.)
Fax. +351 21 7823027
A minha pen é mais bonita que a tua
Poesia e prosa de Natal - 19
Celebrada na passagem do dia 24 para 25 de Dezembro, a designação da missa da véspera de Natal tem origem numa lenda que conta que um galo anunciou com o seu canto o nascimento de Jesus. Talvez por motivos de ordem prática, actualmente em muitas igrejas portuguesas, sobretudo nos grandes centros urbanos, a Missa do Galo não se celebra à meia-noite, altura em que supostamente Jesus terá nascido, e tempos houve em que a crise de vocações religiosas ameaçou a realização desta missa em algumas zonas do país. Ainda em Portugal e nalgumas regiões manteve-se até ao início do século XX o privilégio de conceder aos pastores prioridade na adoração do Menino em que as mulheres depositavam doces caseiros e em troca recebiam pão bento ou pão do Natal. Outro costume era o de se guardar um pedaço desse pão bento como amuleto, ao qual só se podia recorrer em caso de doença grave. Ainda outra tradição que existia em algumas aldeias portugueses e espanholas, era o de se levar um galo para a Missa do Galo, se este cantasse era prenúncio de boas colheitas para esse ano.
Erradamente, alguns atribuem a S. Francisco de Assis a criação da Missa do Galo. Contudo, a existência desta é muito anterior à época na qual S. Francisco viveu e que foi no século XIII.
Coisas do Direito - 6
- 12 cassetes de VHS e 968 de áudio
- 1052 cd e 314 dvd
- 261 volumes
- 530 apensos
- 72.300 páginas
- 500 audiências realizadas em quatro anos de julgamento
- 1607 horas passadas na sala de audiências
- 990 testemunhas ouvidas
- 1708 despachos proferidos
- 1800 requerimentos apresentados
- 15o recursos intercalares pendentes, ou seja ainda não decididos.
Estes são os números até à data, sendo certo que o julgamento ainda não terminou e o Ministério Público nas suas alegações levantou uma série de questões que podem conduzir a mais uma fase de produção de prova, com audição de testemunhas etc.
Seja qual for o desfecho, o processo ficará para a história.
Uma sugestão musical - 3
Shrek na Broadway
Os novos africanistas...
Livros de cozinha - 4
Porto: Civilização, 2008
25,00€
Depois de Na cozinha com Jamie Oliver e Cozinha na Itália, chega agora às bancas portuguesas mais um livro deste cozinheiro inglês, famoso pelo seu programa televisivo.
Das saladas aos assados, das sobremesas às massas, Jamie Oliver criou uma série de receitas simples, que combinam sabores fortes com ingredientes frescos. Receitas fantásticas, que dá vontade de experimentar e que se podem fazer em casa.
http://www.jamieoliver.com/
Os meus franceses - 45
Desta vez é Jacques Pills que inspirou, entre outros, Gilbert Bécaud e foi marido de Lucienne Boyer e de Edith Piaf. Interpreta «Oh Jimmy»:
Letra de François Llenas; música de François Lopez.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Os meus poemas -18
Para trás ficaram as ruínas de Ilium,
o cadáver ainda quente de Príamo,
um negro coro de lamentações.
Dos nossos, Patroclo e Aquiles, vingado
Heitor, mortos também com tantos
outros. Sangue, fumo, o apodrecer
dos corpos entre colunas e muros tombados,
assinalam a nossa passagem. Reduzido
a escombros o alto Corcel das Lanças.
Na odisseia que começa, em barcos
de longo curso, aço e motor possante,
assegurada a calma dos oceanos, a previsão
meteorológica e a firmeza dos costados
- só é de temer o mar da consciência.
Rui Knopfli
(1932 -1997)
Ganda moca!
O elenco é composto por João Craveiro, Paulo Duarte Ribeiro e Tobias Monteiro sob a direcção de Yuri Kurkotchensky, numa produção da Kind of Black Box.
Depois do sucesso de “Lost in Space” e da participação na polémica “A Bíblia: Toda a Palavra de Deus (Sintetizada)”, os três actores regressam aos palcos com “Os Monólogos da Marijuana”, um texto de Arj Barker, Doug Benson e Tony Camin que depois de se transformar numa das obras mais aplaudidas na off-Broadway em 2003 tem feito sucesso por todos os países pelos quais tem passado tais como Argentina, Chile, Brasil, Venezuela e Espanha.
“Os Monólogos da Marijuana” não são uma apologia ao consumo de marijuana nem de quaisquer outras drogas mas uma obra onde os três personagens reflectem, de uma forma irónica e com muito humor, sobre o “universo” que rodeia a controversa marijuana.
Em aproximadamente sessenta minutos o público assiste a uma montagem mordaz e muito actual, onde este fenómeno social é discutindo com muito humor, sem qualquer pretensão activista.
Comentários na imprensa internacional sobre a peça
“Os Monólogos da Marijuana iluminaram NYC. Emitindo uma energia ligeiramente subversiva e que induz ao riso… dinâmica… este completo e talentoso trio traz nova vida ao humor sobre erva. De escrita inventiva… irresistivelmente engraçado… sem papas na língua.”
ASSOCIATED PRESS
“Que “moca”, esta nova comédia é um “ganda bafo”, eu já não via nada assim desde… hã… hum… não me lembro… se calhar não devia fumar tanta erva”.
TALKINBROADWAY.COM
“Os monólogos têm arrasado todo o país… é moca garantida. A simples existência deste espectáculo é prometedora”.
HIGHTIMES
Uma história verídica de Natal
Provavelmente já leram esta história, pois que apareceu em vários jornais por cá e no resto do mundo. Mas, dada a época em que estamos, achei por bem colocá-la também no Prosimetron.
A senhora que vemos na foto, Billie Watts, de 75 anos, e residente no Tennessee, Estados Unidos, encontrou uma mala com 97.000 dólares na casa de banho de um restaurante. Primeiro, ainda pensou ficar com o dinheiro que lhe daria muito jeito, mas depois resolveu comunicar a descoberta, sem revelar o que estava dentro da mala. A dona da mala apareceu, convenceu Billie, e revelou que a quantia era o produto da venda da sua casa pois que se ia mudar para a Flórida.Era também uma idosa que se tinha esquecido da mala quando tinha à casa de banho do dito restaurante.
Billie Watts, que vive modestamente, recusou inclusive a recompensa oferecida.
Mais elegâncias - 3
Estas sandálias de cariz algo futurista estão disponíveis em oito cores, em tons brilhantes, e custam 250 euros.
Mais informações em http://www.melissaplasticdreams.com
O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Será talvez exagero garantir ser este o melhor bolo de chocolate do mundo. O certo é que a frase dita na brincadeira por Carlos Braz Lopes ajudou a criar fama àquele que começou por ser mais um (mas bom) bolo de chocolate, que o seu autor confeccionava quando iniciou o projecto Cozinhomania. De aspecto pouco certinho, o bolo de chocolate apresenta-se torto, disforme, com o chocolate a escorrer pelos lados e um pouco doce demais graças ao recheio de mousse de chocolate e suspiros. No entanto basta a primeira garfada para nos rendermos às evidências: digam o que disserem este bolo tem qualquer coisa... de delicioso!
Um trio excelente
Aquisições recentes - 4 : OO7 FLEMING -Ensaio sobre a Imortalidade
Novidades - 10 : Andrea Palladio
Lá fora - 10 : Napoleão
Lá fora - 9 : Nice
Uma sugestão musical - 2
Alfred Deller, Christmas Carols and Motets, Vanguard Classics/Abeille Musique.
Superpresentes de Natal - 3
Prosa e poesia de Natal -18
Descalço venho dos confins da infância,
E a minha infância ainda não morreu...
Em face e atrás de mim ainda há distância.
Ó Menino Jesus da minha infância,
Tudo o que tenho (e nada tenho!) é Teu!
Pedro Homem de Mello
Alguém se lembra desta grega?
ttp://www.vickyleandros.com/
Foi postada há dois dias, por engano, n'Os meus franceses. Regressa agora...
Livros de cozinha - 3
Lisboa: 101 noites, 2003
GRETEL: Sim irmãozinho, escuta,
Que isto vai dar-te prazer.
Vês este jarro...
Ainda tem dentro um pouco de leite.
A vizinha deu-nos esta manhã.
Quando a mãe chegar a casa,
Fará um óptimo arroz com leite!
HÄNSEL: Arroz com leite!
(dança pelo cenário)
Arroz com leite, arroz com leite!
O arroz com leite
É o prato favorito de Hänsel!
Que espessa que é a nata, deixa-me provar!
(lambe a nata com os dedos)
Hum, hum,
Gostava de a terminar toda!
GRETEL: Quê, Hänsel? Por pura gula?
Devias ter vergonha!
(Bate-lhe na mão e coloca o jarro de leite sobre a mesa.)
Para deitar mãos à obra, pode consultar as p. 71-73 deste livro.
O conto alemão Hänsel und Gretel foi traduzido para português por João e Maria e A casinha de chocolate.
Em Receitas de Ópera, pode ainda encontrar algumas receitas de Rossini que, para além de músico foi gastrónomo, tendo deixado o seu nome associado a várias receitas, como o Tordenó Rossini. Sabe que o prato preferido de Mozart era uma sopa de peixe? Já saboreou os «Bifes de frango Papageno», ao som de A flauta mágica?:
Anton Scharinger interpreta a ária «Der Vogelfänger bin ich ja».
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Última semana de concertos nas igrejas
Sábado, dia 20, também às 21h30 na Igreja de N. Sra. Do Loreto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta músicas de Händel, Bach e Vivaldi.
Finalmente, e para encerrar a iniciativa, no Domingo dia 21, na Igreja da Graça, às 16h00, a Orquestra Filarmonia das Beiras juntamente com o Coro Regina Coeli, o Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa, o Coro do Instituto Piaget e os solistas Isabel Alcobia (soprano), Ana Margarida Serôdio (contralto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (barítono), interpretam as obras Magnificat de Bach e Coronation Anthems de Händel, com direcção de Paulo Lourenço.
Conhece a APOLLO ?
A "Dona Branca " de Wall Street
O impacto da fraude está calculado em cerca de 50.000 milhões de dólares/ 38.000 milhões de euros, e afecta tanto americanos como europeus: O Banco Santander calcula as perdas dos seus clientes em 2,3 mil milhões de euros, o BNP Paribas revelou que poderá perder 320 milhões de euros, e entre nós o BES aponta para 15 milhões de euros.
Sinceramente, começo a ficar sem palavras perante casos como estes. Haverá ainda gente séria em Wall Street?
Poesia e prosa de Natal - 17
Em pequenino
Nos arredores
De Nazaré,
Em companhia
De São José,
O bom Jesus,
O Deus Menino.
Eis senão quando
Vê num silvado
Andar piando
Arrepiado
E esvoaçando
Um rouxinol,
Que uma serpente
De olhar de luz
Resplandecente
Como a do Sol,
E penetrante
Como diamante,
Tinha atraído,
Tinha encantado.
Jesus, doído
Do desgraçado
Do passarinho,
Sai do caminho,
Corre apressado,
Quebra o encanto,
Foge a serpente,
E de repente
O pobrezinho,
Salvo e contente,
Rompe num canto
Tão requebrado,
Ou antes pranto
Tão soluçado,
Tão repassado
De gratidão,
De uma alegria,
Uma expansão,
Uma veemência,
Uma expressão,
Uma cadência,
Que comovia
O coração!
Jesus caminha
No seu passeio,
E a avezinha
Continuando
No seu gorjeio
Enquanto o via;
De vez em quando
Lá lhe passava
A dianteira
E mal poisava,
Não afroixava
Nem repetia,
Que redobrava
De melodia!
Assim foi indo
E foi seguindo.
De tal maneira,
Que noite e dia
Numa palmeira,
Que havia perto
Donde morava
Nosso Senhor
Em pequenino
(Era já certo)
Ela lá estava
A pobre ave
Cantando o hino
Terno e suave
Do seu amor
Ao Salvador!
João de Deus, Cartilha Maternal
Novidades - 9 : Política
Political Hypocrisy, The Mask of Power, from Hobbes to Orwell and Beyond, David Runciman, Princeton University Press, 2008.
Hoje na Gulbenkian
Auditório 3, 18h.
Superpresentes de Natal - 2
Superpresentes de Natal - 1
O Natal na Royal Opera House
Este ano a Royal Opera House, em Londres, apresenta uma nova produção de Hansel and Gretel do compositor Engelbert Humperdinck (nunca confundir com o cantor dos anos 60 com o mesmo nome) para a época de Natal. Estreou no passado dia 9 .
Video:
HANSEL AND GRETEL
http://www.roh.org.uk/video/index.html?bcpid=1733261711&bclid=1740131614&bctid=1881622571
Os queques da Bijou do Calhariz
Pastelaria Bijou do Calhariz
Largo do Calhariz, 2
Lisboa
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Hoje vamos conhecê-la melhor
Os meus poemas -17
Vê como é lisa a mesa aonde pomos
as nossas mãos entrelaçadas; e
serenamente como nos sorri
o próprio instante que fugaz nós somos,
presos e livres neste estar aqui...
Alheios nos olhamos e escrevemos
no mármore o silêncio do futuro.
Pelas janelas sopra o vento puro
daquilo que sonhamos e não temos,
tamborilando sobre o mármor' duro.
A mesa lisa como os sonhos lisos,
a mesa dura como o dia a dia...
À nossa volta há gargalhadas, risos,
e nós entristecemos no seria,
pois o será se perde em ventania.
E o breve instante desta hora mansa
deixa na mesa o único sinal
do frio que em adeus nos fere e alcança:
em cada hoje um amanhã igual
nos alimenta espera da esperança.
António Salvado
(1936 - )
A história dos teatros e do Teatro
Mas a iniciativa também está transformada em livro a lançar no mesmo dia também no CNC, pelas 18h30, numa sessão que conta com intervenção de Manuel Maria Carrilho.
Citações - 8 : Sobre a Viagem do Elefante
Por isso, brindo à publicação de A Viagem do Elefante ( Caminho) , o melhor romance desde o Nobel e seguramente um dos melhores romances de Saramago. (...) "
- João Pereira Coutinho, in REVISTA ÚNICA de 06/12/2008
Depois de ler esta opinião do insuspeito João Pereira Coutinho, confesso que fiquei com vontade de ler o mais recente Saramago, autor que já não leio há algum tempo.
Buchholz Chiado
Bucholz Chiado, Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30.