Prosimetron
sábado, 23 de junho de 2018
Parabéns, Rui Luís Lima!
Vi em Memórias e Imagens que faz hoje anos. Assim, deixo-lhe aqui duas pequenas recordações virtuais que possivelmente já conhece, da autoria de Laurent Delmas, jornalista e crítico de cinema, que podemos ver em On aura tout vu no canal France Inter.
«Asseyez-vous confortablement et laissez défiler quelques-unes des plus belles scènes des Temps modernes, des Enfants du paradis, de La Vie est belle, de La Leçon de piano ou de 2001, l’Odyssée de l’espace… Redécouvrez pourquoi, de Truffaut à Godard, de Visconti aux frères Coen, il y a des films, mais aussi des acteurs, actrices et scénaristes, qui ont changé notre regard et défrayé la chronique en révolutionnant un art qui ne cessera jamais de nous faire rêver. Chaque œuvre est ici commentée, sa genèse et son sens sont décryptés.
«Offrez-vous des séances d’anthologie à la rencontre de ces chefs-d’œuvre éternels!» (Amazon)
«De l’invention des frères Lumières jusqu’à nos jours, cet ouvrage propose, à travers 135 rétrospectives consacrées aux différentes facettes de l’histoire du cinéma, un panorama complet du 7e art : films, réalisateurs, acteurs, mouvements et écoles, genres, studios et producteurs.
«L’iconographie d’une richesse (plus de 400 documents d’archives, affiches, portraits ou photos de films), un glossaire technique, les palmarès complets des grands festivals internationaux, les filmographies des grands réalisateurs et des grands acteurs, permettent de construire une véritable mémoire du cinéma du monde entier.» (Amazon)
Um dia feliz!
A Livraria
A Livraria é a adaptação do romance homónimo de Penelope Fitzgerald, que Isabel Coixet (de A Vida Secreta das Palavras) adaptou e realizou. O elenco conta com Emily Mortimer, Bill Nighy (magnífico como sempre) e Patricia Clarkson.
Gostei do filme, como já havia gostado do livro que li há uns aninhos.
Lisboa: Clube do Autor, 2011
Em 1959, Florence Green, viúva, residente na vila costeira de Hardborough, resolve abrir uma pequena livraria. Depois de comprar um velho edifício - a Old House -, há anos desocupado e degradado, e de vencer a resistência dos habitantes da vila, Florence encomenda 250 exemplares de Lolita, de Nabokov, e coloca-o à venda na livraria. Imagine-se o abalo que este facto provocou na pequena localidade. Há um leitor compulsivo, Mr. Brundish que vive em Holt House, a casa mais antiga da terra, que apoia Florence. Mas esta tem uma inimiga de peso...
Este livro de Penelope Fitzgerald foi publicado em Inglaterra em 1978.
Este livro de Penelope Fitzgerald foi publicado em Inglaterra em 1978.
sexta-feira, 22 de junho de 2018
Marcadores de livros - 1090
Cinco marcadores, quatro dos quais em formato postal da Impedimenta, editora que se caracteriza por ter um bom design.
Com um agradecimento à Justa e à Luísa.
quinta-feira, 21 de junho de 2018
Leituras no Metro - 982
Lisboa: Arranha Céus, 2018
Una piccola storia d’amore, de Isabel Castanheira, conta a história do romance que Rafael Bordalo Pinheiro manteve durante dezoito anos com a atriz italiana Maria Visconti.
Em 1889, Maria Visconti escreve de Paris a Justino Guedes uma carta na qual confirma que vive com Bordalo Pinheiro no período em que este está a montar o pavilhão português na Exposição Universal de Paris. A partir daqui, Joana Castanheira investiga...
Rafael Bordalo Pinheiro - Busto da atriz Maria Visconti, 1899
Retrato de Maria Visconti. Prato de Rafael Bordalo Pinheiro.
Romeu e Julieta (provavelmente Bordalo e Maria Visconti). Cerâmica de Bordalo.
Ele
Vem cá, não sejas crianças,
Vem cá, não sejas tirana;
Faze-me, linda bichana
Coceguinahs na pança.
Ela
Perca a esp'rança que o oiça,
São tantas súplicas baldas,
Volte pr'as gatas das Caldas
que isto cá é outra loiça.
Quadras de Bordalo
quarta-feira, 20 de junho de 2018
Marcadores de livros - 1088
Frente e reverso de uns marcadores, cujos versos desencontrados fazem puzzle. Com um agradecimento à Luisa.
terça-feira, 19 de junho de 2018
Salvem a Sardinha!
A Galeria Millennium, na Rua Augusta em Lisboa, acolhe a exposição Salvem a Sardinha!, onde se podem ver uma selecção de 143 das melhores sardinhas que participaram no Concurso de Sardinhas das Festas de Lisboa, que já vai na 8.ª edição. Ao todo, foram recebidas 3726 propostas, enviadas por 1879 autores, de 63 países.
As cinco obras premiadas foram escolhidas pelo júri composto por Bordalo II, Catarina Sobral, Joana Cruz e Jorge Silva.
A exposição pode ser vista até 30 de junho, de segunda a sábado.
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Leituras no Metro - 981
Porto: Porto Ed., 2012
É o primeiro livro de Fred Vargas que leio. Acho que devia ter começado por outro porque este não é o primeiro do comissário Adamsberg. Este está em Londres a assistir a um congresso. Tudo está bem até que aparecem na entrada do antigo cemitério de Highgate dezassete pares de sapatos com pés lá dentro. E pés em bom estado.
Entretanto Adamsberg regressa a Paris e confronta-se com a morte de um ex-jornalista, assassinado de modo macabro..
domingo, 17 de junho de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)