Prosimetron
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Novidades
Não é uma obra de ficção como as anteriores, antes um cruzamento de várias vidas sob a forma de cartas, emails e mesmo os diários da autora . " As mentalidades não mudam por decreto " , bem o sabemos e mais depressa mudam as leis ...
Números
780 000
O número de eleitores-fantasma em Portugal, subtraindo ao número de inscritos nos cadernos eleitorais ( 9,4 milhões ) o dos maiores de 17 anos segundo o INE ( 8,6 milhões ) .
Uma questão cuja resolução é sempre adiada ...
Biografias e afins
O subtítulo já diz o essencial sobre esta família francesa, uma das mais ilustres de França e que deu 6 condestáveis, 13 Marechais de França, vários ministros , duques e pares . Mas uma família que não se soube adaptar, ao contrário de tantas outras, ao pós- 1789 e por isso se extinguiu .
Lá fora - 251
- Soleil blanc au-dessus du port d' Anvers, 1976 .
- Dans l' atelier .
Josef van Ruyssevelt é um pintor holandês pouco conhecido, também por causa dos seus problemas mentais e da reclusão . Mas as suas obras , especialmente pelo tratamento da luz, merecem atenção como entendeu a Fondation Custodia que organizou esta exposição na sua sede, o antigo palácio dos Lévis-Mirepoix em Paris .
Capturer la lumière, até 30 de Abril , na Fondation Custodia, Paris VII .
Marcadores de livros - 337
O marcador de cima é um pormenor deste cartaz, litografia de 1897.
Estes quatro marcadores são pormenores das litografias As pedras preciosas, 1900. Da esq. para a dir.: O rubi, A ametista, O topázio, e A esmeralda.
Agradeço a quem mos ofereceu.
Alfons Mucha e a atmosfera Arte Nova
A Arte Nova é um dos movimentos artísticos e arquitetónicos que se desenvolveu na Europa na passagem do século XIX para o XX, e que mais fascina o público. Um movimento que se desenrolou em todos os campos: da pintura à tipografia, da arquitetura às artes aplicadas.
Encontra-se presentemente no Palácio Real, em Milão, uma exposição sobre um dos maiores expoentes deste movimento artístico: o checo Alfons Mucha.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Números
2,3
milhões : o número de portugueses que residiam fora do país, em 2013 .
5
milhões : as pessoas de origem portuguesa que se encontram espalhadas pelo mundo .
Biografias e afins
Um ensaio biográfico dedicado à mais francesa das coreógrafas americanas, sediada em Paris desde 1971 e com espectáculos em cena presentemente no Théâtre de Chaillot . Uma edição da Actes Sud .
Em Sintra
Quase a começar mais uma edição deste festival dedicado às artes performativas com enfoque na lusofonia. Este ano estará em destaque a Guiné-Bissau .
A arte do retrato
Da série " Os meninos pastores da Etiópia, povo Suma ", pelo fotógrafo Hans Silvester , 2012 .
Fiquei hipnotizado quando vi pela primeira vez este retrato fotográfico, e continuo na dúvida sobre se o pássaro estava vivo ou morto ...
Hedda Hopper
Há sempre umas ovelhas negras. E Hedda Hopper foi uma delas, na Hollywood mccartista. O seu papel é interpretado por Helen Mirren no filme Trumbo.
Atriz americana com algum sucesso nos primeiros anos de carreira. Quando a sua estrela decaiu, passou a escrever como cronista no Los Angeles Times, a partir de 1938.
No tempo da caça às bruxas em Hollywood, Hedda Hopper aproveitava a sua coluna para denunciar comunistas e amigos destes, muitos deles do Partido Democrático e que também ficaram sem trabalho.
Devido a esta atividade 'edificante', foi capa da revista Time, em 1947.
O papel de Hedda Hopper é interpretado por Helen Mirren no filme Trumbo.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Um quadro por dia
No dia a seguir ao nosso casamento , acrílico sobre papel, 1967, de Cruzeiro Seixas, para lembrar a exposição patente no Palácio da Cidadela até 3 de Abril ( de Quarta a Domingo, das 14h às 20 h ) .
Dalton Trumbo
O filme de Jay Roach conta a história do argumentista Dalton Trumbo, que fez parte do chamado Hollywood Ten, dez profissionais de Hollywood que se recusaram a responder na Comissão de Atividades Anti-americanas. Em virtude dessa recusa, Trumbo foi preso e proibido de trabalhar.
Quando saiu da prisão e para sobreviver escreveu guiões assinados por colegas ou sob pseudónimo, tendo ganho dois óscares com Férias em Roma (1953) e O Rapaz e o Touro (1956). Spartacus e Êxodus aparecem já com o seu nome como argumentista, devido à tomada de posição de Otto Preminger e Kirk Douglas.
Quando saiu da prisão e para sobreviver escreveu guiões assinados por colegas ou sob pseudónimo, tendo ganho dois óscares com Férias em Roma (1953) e O Rapaz e o Touro (1956). Spartacus e Êxodus aparecem já com o seu nome como argumentista, devido à tomada de posição de Otto Preminger e Kirk Douglas.
Em 1950, John Berry realizou um filme intitulado Hollywood Ten.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Citações
(...) Quando era novo, também não queria ver os velhos, portanto é natural que me aconteça o mesmo ... Mas nessa altura, acho que os velhos eram mais velhos do que sou .
- Jorge Silva Melo, na recente entrevista ao Jornal de Letras .
Um quadro por dia
Esta Danae é uma bela tela de Orazio Gentileschi ( 1563-1639 ) , o toscano que foi pintor de Carlos I de Inglaterra e cujas obras ornam também os interiores do Palácio do Luxemburgo, em Paris . Foi comprado no dia 28 de Janeiro na Sotheby's de Nova Iorque , pelo equivalente a 28 milhões de euros, pelo Getty Museum de Los Angeles .
1415
Celebrou-se mais em Marrocos o ano de 1415 e respectiva conquista de Ceuta pelos portugueses do que por cá, mas em boa hora a INCM edita o fac-simile da primeira edição impressa, a de 1792, da crónica de Zurara dedicada a D.Pedro de Menezes, conde de Vila Real e governador de Ceuta durante 22 anos . Uma edição limitada .
A arte do retrato
Um dos primeiros prémios do World Press Photo 2015 foi atribuído ao fotógrafo português Mário Cruz por esta foto do quotidiano trágico dos talibés, os rapazes escravos do Senegal e da Guiné-Bissau, entregues a " professores " islâmicos que os forçam ao trabalho, à mendicidade e a relações sexuais, tudo misturado com espancamentos frequentes. A escravatura dos nossos dias .
O Simbolismo em exposição
A exposição O Simbolismo que se encontra no Palácio Real, em Milão, é uma oportunidade única para admirar uma visão sobre este movimento cultural.
Artistas como Segantini, Redon, Bocklin, Moreau ou James Ensor representam o significado mais profundo da vida, da morte, das paixões, medos, acompanhado pelas palavras de Baudelaire e de outros poetas simbolistas ou pela música alucinatória de Wagner ou Debussy.
Marcadores de livros - 335
Verso e reverso de dois marcadores (artesanais) alusivos a Rosalía de Castro que nasceu em 24 de fevereiro de 1837, em Santiago de Compostela.
ORILLAS DEL SAR
A través del follaje perenneORILLAS DEL SAR
Que oír deja rumores extraños,
Y entre un mar de ondulante verdura,
Amorosa mansión de los pájaros,
Desde mis ventanas veo
El templo que quise tanto.
El templo que tanto quise...
Pues no sé decir ya si le quiero,
Que en el rudo vaivén que sin tregua
Se agitan mis pensamientos,
Dudo si el rencor adusto
Vive unido al amor en mi pecho.
Rosalía de Castro
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
No Castelo Sforzesco
Este castelo, que visitei há anos, por acaso, alberga vários museus.
É aqui, no Pátio da Rochetta, que estão a decorrer as cerimónias fúnebres de Umberto Eco.
Leonardo da Vinci - Cabeça de Leda, ca 1510
Miguel Ângelo - La Pietà Rondanini
Subscrever:
Mensagens (Atom)