Prosimetron
sábado, 25 de fevereiro de 2017
A Lúria, em Tomar
Há uns dias comi, pela primeira vez, uma açorda de cilercas que estava excelente. O cabrito assado esta igualmente ótimo. E o sável frito... mmmmm. Provavelmente voltarei um dia ao restaurante A Lúria,
Fotos cortesia do TripAdvisor
Parece-me que a açorda no pão que se vê na foto já tinha sido encetada, ou a que me foi servida vinha com melhor aspeto. :)
Marcadores de livros - 631
Pormenores de pinturas de Renoir. Da esq. para a dir.: Chemin montant dans les hautes herbes; Jeunes filles au piano, ca 1892 (dois retatos das irmãs Rouart); Danse à la campagne, 1882-1883; Danse à la ville, 1882-1883.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
Diana: Her Fashion Story
Abre hoje no Palácio de Kensington uma exposição sobre a princesa Diana como ícone de moda.
Marcadores de livros - 630
Marcadores do arquivo e das bibliotecas municipais de Besançon:
Frente e reverso.
Frente e dois reversos diferentes.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
A nossa vinheta
Faz hoje 30 anos que José Afonso faleceu.
Acompanhado por António Portugal e Eduardo Melo (guitarra); e Manuel Pepe e Paulo Alão (viola).
Marcadores de livros - 629
Da esq. para a dir., pormenores de: António Carneiro - Contemplação, 1911; José Malhoa - À beira-mar (Praia das Maçãs), 1926; Marques de Oliveira - Praia de Banhos, Póvoa do Varzim, 1854.
Lisboa, Museu do Chiado
Da esq. para a dir., pormenores de: José Malhoa - Campanário de Figueiró, 1908; Euène Boudin - Honfleur, 1890; Alfredo Keil - Primavera, 1882.
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Estes marcadores foram publicados para a exposição «Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna» que se encontra na Casa-Museu Anastácio Gonçalves até 30 de abril.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Lá fora - 296
O estilista Hubert de Givenchy é o curador desta exposição dedicada à sua musa e amiga Audrey Hepburn nos Países Baixos, país onde a actriz , neta do barão Aarnoud van Heemstra, diplomata e antigo governador do Suriname, passou uma parte da sua infância.
Os vestidos dos grandes filmes, bem como muitos objectos ligados à carreira no cinema mas também ao seu importante papel ao serviço da UNICEF .
To Audrey with Love, no Gemeentemuseum de Haia, até 26 de Março. gemeentemuseum.nl
A nossa vinheta
Columbano Bordalo Pinheiro - Retrato de Teófilo Braga, 1917
Lisboa, Palácio Nacional de Belém
Em 1917, Columbano pintou o retrato oficial de Teófilo Braga. Professor do Curso Superior de Letras, este açoriano, nascido em Ponta Delgada em 24 de fevereiro de 1843, presidiu ao Governo Provisório da República Portuguesa, em 1910, e foi Presidente da República Portuguesa, tendo sucedido ao também açoriano Manuel de Arriaga.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Boa noite!
A partir de hoje postarei as cinco canções nomeadas para o Óscar de melhor canção.Qual será a vencedora?
Cinenovidades
Ainda sem data de estreia em Portugal este Loving , de Jeff Nichols, adaptação sóbria e premiada de um caso que fez história nos EUA : em 1958, no Estado da Virgínia, Richard casa com Mildred, o que não seria problema se lei expressa não proibisse os casamentos mistos, e com pena de prisão de 1 ano .
Segue-se um longo calvário judicial , que só termina em Junho de 1967 quando o Supremo Tribunal dos EUA, por unanimidade diga-se, anula a condenação do casal, bem como a lei do estado, e declara inconstitucionais todas as proibições de casamentos interraciais .
Onde me apetecia estar - 127
- Igreja do castelo de Wittenberg, onde a 31 de Outubro de 1517 Martinho Lutero afixou as suas 95 teses mudando a Europa para sempre.
- Praça do Mercado
Em " geminação " com a nossa vinheta , viajo virtualmente para a histórica cidade da Saxónia-Anhalt, que até tem oficialmente o nome de Lutherstadt Wittenberg, assinalando a ligação ao clérigo rebelde .
- Praça do Mercado
Em " geminação " com a nossa vinheta , viajo virtualmente para a histórica cidade da Saxónia-Anhalt, que até tem oficialmente o nome de Lutherstadt Wittenberg, assinalando a ligação ao clérigo rebelde .
Etiquetas:
Alemanha,
Cristianismo,
História da Igreja,
História do Cristianismo,
Martinho Lutero (1483-1546),
Onde me apetecia estar,
Wittenberg
A arte do retrato - 213
Este Estudo para um cavalo e seu cavaleiro é de Rubens, e foi vendido na Sotheby's de Nova Iorque a 25 de Janeiro por 5 milhões de dólares.
Lá fora - 295
Patente no Aga Khan Museum, em Toronto, é uma parceria com o Louvre e o Metropolitan de Nova Iorque, e mostra a relação do território com as diversas culturas mesopotâmicas, e com os que chegaram depois : gregos, romanos, persas, árabes .
Até 26 de Março.
Marcadores de livros - 627
Quatro marcadores de Girona, com ilustrações, da esq. para a dir. e de cima para baixo: La regadora, de Maria Girón; Vola!, de Marta Such i Falcó; Primavera de Daniel Torent; Sota la pluja, de Mercé Tous.
Obrigada, Justa!
Leituras no Metro - 270
Uma belíssima biografia de Estaline, agora editada em seis partes, com um prefácio sério de Paulo Portas. Pelo contrário, o prefácio de Francisco Louçã é fraco e desinteressante.
Que Estaline foi um facínora já eu sabia, mas fiquei a saber que ele era culto, sedutor e que cantava bem. Vou no volume 2.
Em breve, e seguindo o conselho de Paulo Portas - :) -, espero ler esta história de Jerusalém:
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Oscar Wilde: L'impertinent absolu
«Devíamos ser sempre ligeiramente improváveis.»
Oscar Wilde
Paris: Musées, 2016
Estive a ver o catálogo da exposição que é muito bom. A exposição devia ser fantástica.
A frase encontra-se na contracapa.
Biografias e afins
Sobre uma das famílias principescas que melhor resistiu ao agitado séc XX, mantendo grande parte do seu secular património apesar do refazer dos mapas da Europa Central . Já o folheei, e as fotografias são magníficas.
House of Thurn und Taxis, éditions Skira-Rizzoli, 240p.
Um quadro por dia - 337
Ao Fevereiro e ao rapaz
perdoa tudo o que faz
se o Fevereiro não for secalhão
e o rapaz não for ladrão
Abel Grimmer ( 1577-1619 ), Mês de Fevereiro, 1607, óleo sobre tela, 31x46cm, colecção particular.
Lá fora - 294
A evolução dos códigos de vestuário, com três núcleos expositivos : fille ou garçon, les vêtements et la règle, la provocation et les excès .
Tenue correcte exigée, quand le vêtement fait scandale , Musée des Arts décoratifs, Paris, até 23 de Abril
Marcadores de livros - 626
Não sei se esta pintura chinesa é um marcador, mas pode servir como tal. Ou poderia...
Umas lindas frutas que agradeço à Sandra que mas enviou. :)
domingo, 19 de fevereiro de 2017
Bibliotecas móveis do Corpo Expedicionário Português
Sabiam que havia bibliotecas na frente de guerra em 1914-1918?
A Biblioteca Nacional de Portugal tem em exposição uma pequena seleção de livros pela qual pretende dar a conhecer o que foi o acervo das bibliotecas móveis do Corpo Expedicionário Português. Estas bibliotecas foram organizadas pelo serviço das Bibliotecas Populares e Móveis, dirigido por Luz de Almeida, e destinavam-se a acompanhar o Corpo Expedicionário Portugueses na frente.
Diversas organizações como a Cruzada das Mulheres Portuguesas, as Madrinhas de Guerra, a Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha e a Cruz Verde, organizaram recolha de livros e jornais e o seu envio para os soldados. Os capelães, com destaque para os padres José Ferreira de Lacerda e Avelino de Figueiredo, fundaram as Casas de Leitura para os soldados na frente.
A mostra pode ser vista até 29 de abril de 2017.
A mostra pode ser vista até 29 de abril de 2017.
O primeiro livro dos 2887 livros que constituíram as bibliotecas móveis é Robur o conquistador de Júlio Verne.
Subscrever:
Mensagens (Atom)