Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Leituras no Metro - 2933

Lisboa: Quetzal, 2024

Os textos que compõem este livros são dos anos 70 - têm 50 anos. Mal fora se alguma coisa não tivesse mudado desde que Susan Sontag os escreveu. Mas são refleções muito interessantes e muitas ainda atuais.

 

Marcadores de livros - 3073



quarta-feira, 3 de julho de 2024

Boa noite!


Ouvir o Fausto aqui.

Pela «construção de um país sem violência, sem racismo, sem desigualdade»


Catarina Furtado felicitou a seleção nacional pela vitória nos Oitavos de Final e sublinhou que «este fenómeno irracional que nos une por Portugal (e pelos seus jogadores feitos por tantas e diferentes raízes espalhadas pelo mundo) deveria ser o reflexo da nossa sociedade» - «Todos unidos por uma vitória: a da construção de um país sem violência, sem racismo, sem desigualdade com base no género, sem homofobia, sem xenofobia. A vibrar de empatia». 
Infelizmente isto parece acontecer só no desporto e não é só em Portugal. Vejam-se as reações que as declarações de Mbappé ao apelar aos franceses para não votarem nos extremos, como se ele não fosse um cidadão e pudesse emitir opiniões. Mbappé é um hoje multimilionário (como frisou populisticamente Bardella) mas faz parte dos jovens de um dos bairros a que Sarkozy chamou de escumalha.

Au coeur de la couleur



Marcadores de livros - 3071


Francesc Masriera (1842-1902) - Depois do baile, 1886
Barcelona, Museu Nacional de Arte da Catalunha

Miguel Utrillo (1862-1934) - Théâtre des ombres Parisiennes
Barcelona, Museu Nacional de Arte da Catalunha

Obrigada, Goretti.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Boa noite!


Fausto Bordalo Dias (1948-2024)


Acabei de saber da morte do Fausto. Estou em choque. Não sabia que ele estava doente, mas agora está explicada a sua ausência do espetáculo no Coliseu evocativo dos 40 anos do último concerto de José Afonso.


Leituras no Metro - 2932

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2024

Sala de leitura da Biblioteca de São Lázaro. Criada em 1883 é a mais antiga biblioteca de Lisboa. Postal-marcador. Foto de Susana Neves.

Comprei dois exemplares deste livro: eu para mim e outro que ofereci. E pensei em comprar mais exemplares. Ainda bem que não o fiz porque este livro é francamente mau: mal escrito (até com erros ortográficos: emponham em vez de empunham) e mal concebido. Não dá nenhuma ideia do que é uma biblioteca pública, quanto mais que atraia público para as frequentar.
Bibliotecas são livros e, dados os novos tempos, também acesso a computadores, CDs, DVDs, jogos, etc.
Só o li até à p. 40, mas até aqui, em que trata das bibliotecas Almeida Garrett (Porto), de Arouca, de Bragança, Belmiro de Moura (Vila Flor, mas quem foi Belmiro de Matos?*) e Dr. Júlio Teixeira (Vila Real) não se refere o que os leitores ou frequentadores dessas bibliotecas leem ou consultam.
Um tema fantástico, com pano para mangas... mas o autor (até duvido que ele frequente alguma biblioteca) dá-nos um reles roteiro (uma espécie de anuário) de bibliotecas, com indicação do horário de funcionamento das mesmas e das suas funcionalidades, coisas francamente desinteressantes. Não era isto que eu esperava de um livro sobre A biblioteca nesta coleção, um livro francamente desanimador. 

* Continuo sem saber quem foi Belmiro de Matos porque nem a página web da BM de Vila Flor nos diz quem foi o seu patrono.

Ver aqui.

Salgueiro Maia

Salgueiro Maia faria hoje 80 anos. No dia 25 de Abril tinha 29 anos.

Pintura na Av. de Berna (Lisboa) que substituiu uma outra. Gostava que tivessem preservado a antiga.

Marcadores de livros - 3069

Versos e reversos.

Com agradecimentos a Pini.

Marcadores de livros - 3068



Caiu no chão a laranja 
E rolou pelo chão fora. 
Vamos apanhá-la juntos, 
E o melhor é ser agora.
Fernando Pessoa - Quadras ao gosto popular

No Dia Mundial da Fruta, versos e reversos de sete marcadores recortados da editora catalã Barcanova. Ver alguns de legumes aqui e aqui.