Esta canadiana não interpreta mal esta canção de Françoise Hardy.
Prosimetron
sábado, 23 de março de 2019
Galliano
É um licor criado em 1896 em Livorno. Até hoje, a receita de Galliano continua a ser um segredo bem guardado. Mas a receita contém, entre outras plantas e especiarias: anis do Mediterrâneo, zimbro, almíscar, anis estrelado, lavanda, hortelã-pimenta, canela e baunilha.
Nunca experimentei e soube da sua existência pela releitura de um livro:
«Do fundo do
armário, [Brunetti] tirou uma garrafa de galliano e repetiu a pergunta
por outras palavras:
«- O que beber
enquanto vejo o Sol pôr-se no ocaso, sentado na varanda ao lado da pessoa que
mais amo no mundo, e percebendo que a vida não pode oferecer-me maior prazer do
que a sua companhia? […]
«- Para um homem no
teu estado, o mais indicado é água mineral sem gás – disse [... Paola], e foi
para a varanda esperá-lo.»
Donna Leon – Provas
manipuladas. Trad. Ana Lourenço. Lisboa: Planeta, 2010, p. 198.
A solução
Isto era pão de beterraba, que não conhecia e gostei . Ligeiramente adocicado, fica muito bem com um pouco de manteiga ou mesmo sem nada .
Bom dia !
Do novo ( e 22º! ) álbum deste autor/compositor/intérprete que também é escritor e pintor.
Especialmente para M.R. , que nos tem dado tantos franceses a conhecer ou redescobrir .
sexta-feira, 22 de março de 2019
Primavera!
Viva a Primavera!
Para MR com os meus agradecimentos.
No nevoeiro leve da manhã de meia-primavera, a Baixa desperta entorpecida e o sol nasce como que lento. Há uma alegria sossegada no ar com metade de frio, e a vida, ao sopro leve da brisa que não há, tirita vagamente do frio que já passou, pela lembrança do frio mais que pelo frio, pela comparação com o verão próximo, mais que pelo tempo que está fazendo.
(...)
Bernardo Soares, Livro do Desassossego, Vol.I. (Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha. Prefácio e Organização de Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1982.
(Arquivo Fernando Pessoa)
Auto-retrato(s) - 272
É de 1937 este Auto-retrato de um artista degenerado, uma resposta desafiante de Oskar Kokoshka ao regime nazi que havia colocado oito obras suas na tristemente famosa " Exposição da Arte Degenerada ".
Pertence a uma colecçáo particular, mas está em depósito nas Scottish National Galleries, em Edimburgo.
Leituras no Metro - 1014
Lisboa: Presença, 2001
Quarto livro de Donna Leon que tem o comissário Guido Brunetti como protagonista.
Carlos Trevisan, um conhecido advogado veneziano, é morto a tiro no comboio que liga Pádua a Veneza. Pouco tempo depois, são também assassinados o contabilista e o cunhado de Trevisan.
Brunetti começa a investigar estes assassinatos que o vão levar ao submundo do tráfico de droga, da prostituição e do crime. Quanto mais avança na investigação, mais claras se tornam para ele as relações entre o crime organizado e as mais altas esferas do mundo político, industrial e social de Veneza.
«[Brunetti] Olhou para o relógio e viu que já passava das
dez. Ligou para o Hospital Civil, mas depois de ter falado com cinco pessoas,
em três extensões diferentes, não conseguiu obter qualquer informação sobre a
autópsia. Pensava muitas vezes que a única forma segura de tratamento no
Hospital Civil era a autópsia. A única altura em que o paciente não corria
riscos.» (p. 41) Isto é tão verdade no público como no privado. J
quinta-feira, 21 de março de 2019
A arte do retrato - 245
Um desenho de Lucas van Leyden, Jovem homem de pé, foi um dos recordes de 2018 : vendido na Christie´s de Londres pelo equivalente a 12,8 milhões de euros, passando a ser o único pintor antigo, além de Rafael, com um desenho a ultrapassar os 10 milhões de euros .
Auto-retrato ( s ) - 271
Uma instalação de Maurizio Cattelan , We, 2010, madeira, resina, tecido, que é também um duplo auto-retrato do artista .
Lá fora - 357
As primeiras duas décadas do século passado foram intensas de contacto e influência entre o cinema cómico europeu e o norte-americano, o que nos é mostrado através de preciosos cartazes, fotografias e programas .
Les Comiques transatlantiques : de Linder a Chaplin, até 9 de Julho, na Fondation Jérôme Seydoux-Pathé . Mais info : fondation-jeromeseydoux-pathe.com
Um quadro por dia - 452
Um recorde para uma vista de Veneza de Monet : Le Palais Ducal, óleo sobre tela, 1908, vendido na Sotheby's de Londres, a 26 de Fevereiro, pelo equivalente a 31 milhões de euros.
Cinenovidades
Gostava de ver esta comédia geracional sobre pais e filhos, onde um dos protagonistas é Victor Belmondo, neto do grande Jean-Paul .
Números
3º
lugar , soube-se ontem, na iniciativa Árvore Europeia do Ano, para a nossa Azinheira Secular do Monte Barbeiro, 150 anos, de Mértola . Fica bem neste DIA MUNDIAL DA ÁRVORE.
No Dia Mundial da Poesia
Mucha - A Poesia. Litografia, 1898
«A poesia é o que se tem lugar no fundo do ser como tal.»
Heidegger
quarta-feira, 20 de março de 2019
Biografias e afins
A autora, antiga editora de profissão, é bisneta de Paul Signac, filha da neta Françoise Cachin, co-fundadora e antiga directora do Museu d' Orsay, e responsável pelo fonds Signac desde a morte de sua mãe.
A incursão pelos arquivos familiares, a descoberta de documentos desconhecidos, a exploração das 9000 cartas escritas pelo pintor à sua primeira mulher, Berthe, conduziram-na à necessidade de revelar facetas desconhecidas, e outras incompreendidas, da complicada vida amorosa e familiar de Paul Signac.
Glissez mortels, Charlotte Hellman, Editions Philippe Rey, 210p, €18.
Um quadro por dia - 451
Um Magritte que apareceu pela primeira vez em leilão, depois de ter sido encomendado ao artista pelo grande coleccionador Gustave Nellens, e anos mais tarde passado a colecções particulares asiáticas.
É de 1964 este Le Lieu commun, 100x81cm, e foi vendido na Christie's de Londres , a 27 de Fevereiro, pelo equivalente a 21 milhões de euros.
Leituras no Metro - 1013
Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017
Este livro retrata o quotidiano de um hotel pelo lado menos visível, «do avesso», como diz a autora Inês Brasão. Pelos bastidores, ficamos com uma noção do trabalho e cansaço que envolve os trabalhadores da hotelaria (não tenho a certeza que sejam todos como aqui descritos) e conhecemos histórias e manias de clientes, algumas bem insólitas, principalmente quando são ricos e pensam que tudo pode ser pago.
De qualquer modo, um tema interessante.
Marcadores de livros - 1302
terça-feira, 19 de março de 2019
Onde me apetecia estar - 169
Em Beauvais , para mais uma edição deste festival musical que atrai não só os apreciadores de blues mas também os do jazz e do rock. Concertos nas várias salas da cidade, mas também nos bares.
Festival Le Blues autour du Zinc, de 15 a 23 de Março, mais info : zincblues.com
segunda-feira, 18 de março de 2019
... os homens que são homens...
Tomás Correia à TSF
domingo, 17 de março de 2019
Subscrever:
Mensagens (Atom)