Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Parabéns, Ana!

E uns bombons Delícia (de Viseu). Já experimentei vários chocolates desta casa e gostei de todos.

Tenha um dia feliz!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Boa noite!

Fui ontem ver o filme sobre a prisão e assassinato de Rubens Paiva (1929-1971), engenheiro e ex-deputado do Partido Trabalhista brasileiro. 
Fiquei a saber duas coisas que desconhecia: o preso foi a guiar o seu próprio carro com um colaborador da ditadura militar e um carro atrás; e em sua casa ficaram alapados durante alguns dias três colaboradores da ditadura militar. Imagino que isto não deve ter sido uma especificidade desta prisão.

Erasmo Carlos - «É preciso dar um jeito, meu amigo», canção de Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

 

Marcadores de livros - 3282

Lápis e canetas, no Dia da Escrita à Mão.

Verso e reverso.





Para Javier e Justa.

Marcadores de livros - 3281


quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Boa tarde !

A nossa nova vinheta - Leonard Freed

São muitas as iniciativas (e bem necessárias nos dias que correm….) na Alemanha por ocasião do Dia da Memória que se comemora na próxima segunda-feira.

No Museu Judeu (Jüdisches Museum) em Berlim, da autoria de Daniel Libeskind e paragem obrigatória para quem visita a capital alemã, está a decorrer uma exposição de fotografias de Leonard Freed (1929 – 2006) sob o título “Deutsche Juden heute” (alemães judeus hoje em dia). No entanto, esse “hoje em dia” remonta a 1965 quando foram publicadas 52 fotografias, captadas por Freed no início dos anos 60 durante uma viagem pela então República Federal Alemã ocidental. As 52 imagens, agora expostas na íntegra pela primeira vez, retratam a vida de uma comunidade judaica ainda muito invisível e frágil cuja existência se questionava perante a Shoa que terminara apenas vinte anos antes.

A nossa nova vinheta mostra-nos uma Bar Mizwa em Düsseldorf em 1961.

Kouign Amann

Foto daqui.

Comi ontem, pela primeira vez, esta especialidade culinária da Bretanha, originária da cidade de Douarnenez. Diz-se que este bolo foi inventado em 1860 por um padeiro da cidade, Yves-René Scordia. O kouign amann (bolo de manteiga, em bretão) consiste  numa massa de pão que é coberta com uma mistura de manteiga e açúcar e dobrada numa camada de massa folhada. Após o cozimento, obtém-se uma sobremesa com uma textura derretida por dentro e crocante e caramelizada por fora. Delicioso!

Marcadores de livros - 3280

 

Marcadores da Bibliothèque municipale de Grenoble. Alguns deles têm reversos, mas não os digitalizei.

Merci, Ph.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Boa noite!

«Hino das Nações» de Verdi.
Não conhecia «A Internacional» dirigida por Arturo Toscanini, em 1944, nos EUA. Claro que foi rapidamente proibida. Os anos Hoover foram horríveis nos EUA, mas anos semelhantes se avizinham com este homem que, a partir de hoje, é novamente Presidente dos EUA. Segundo ele, «foi salvo por Deus para fazer a América grande de novo». 
Hoje muita gente não distingue a mentira da verdade. E pior: não se importa com isso; está completamente acéfala.

Marcadores de livros - 3278

Não tenho estes marcadores que pertencem a um conjunto de 20 marcadores da Etsy.

Os meus franceses - 1051