Prosimetron
sábado, 16 de abril de 2016
No dia Mundial da Voz
Para assinalar o Dia Mundial da Voz escolhi este ano Vittorio Grigolo.
Um resto de dia Feliz!
sexta-feira, 15 de abril de 2016
A Maçonaria em exposição na BnF
K. F. Schinkel - cenário para A Flauta Mágica, de Mozart, 1819
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
A Biblioteca National de França, que conserva um dos mais importantes fundos maçónicos do mundo, abriu no passado dia 12, Uma grande exposição dedicada à maçonaria francesa.
Em colaboração com o Musée de la franc-maçonnerie, a exposição apresenta mais de 450 peças, algumas nunca expostas, que pertencem a BnF, às principais obediências maçónicas francesas e a colecões estrangeiras.
O percurso foca as origens da maçonaria, a história da sua implementação em França, os símbolos e rituais e a sua contribuição nos vários domínios, como o político, religioso, artístico ou filosófico.
A exposição pretende dar a conhecer e a compreender, de um modo didático, o que é a maçonaria.
http://www.liberation.fr/france/2016/04/10/la-franc-maconnerie-s-expose-au-regard-du-profane-a-la-bnf_1445185
O catálogo da exposição:
Paris: BnF, 2016
€45,00
Etiquetas:
Bibliothèque nationale de France,
Exposição,
Karl Friedrich Schinkel (1781-1841),
Louis Armstrong (1901-1971),
Maçonaria,
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Um quadro por dia
Em 1940, Oscar Stettiner, um judeu dono de uma galeria de arte, conseguiu abandonar Paris antes da entrada das tropas nazis na capital francesa . Para trás deixou uma fantástica colecção de arte, onde se incluía um quadro de Amedeo Modigliani, " Homem sentado com bengala " . Em 2008, o quadro reapareceu num leilão da Sotheby's em Nova Iorque. O único herdeiro vivo de Oscar Stettiner iniciou uma batalha legal para tentar provar que o quadro pertencia ao seu antepassado e tinha sido roubado pelas tropas nazis . Quando os seus advogados começaram a tentar deslindar o caso esbarraram na Mossack Fonseca .
Os novos " donos " do quadro , uma família de herdeiros nova-iorquinos, alegaram que afinal não eram os reais proprietários e que a pintura pertencia a uma empresa sediada no Panamá, a IAC, e , como tal, não podia ser processada nos EUA . O leilão do quadro foi proibido e o caso arrastou-se até hoje nos tribunais americanos .
Desde essa altura que " Homem sentado com bengala " está fechado num armazém de 145 mil metros quadrados da IAC na Suiça. Ao lado do Modigliani estão mais cinco mil obras de arte, entre as quais trezentos Picassos .
Os Panama Papers são o elemento decisivo para desmascarar negociantes, marchands e advogados que nunca se importaram de usar todo o tipo de esquemas legais para ocultar obras de arte e proprietários (...)
- Ricardo Costa, no Expresso do passado Sábado .
A arte do retrato
Rainha Santa Isabel , óleo sobre madeira, da oficina de Quentin Metsys, 1510-1520, Gemäldegalerie, Berlim . Agora exposto em Lisboa, e que aparece aqui hoje porque passam 500 anos sobre a beatificação de Isabel de Aragão, Rainha de Portugal .
Marcadores de livros - 365
Paris: Folio, 2011
Esta edição de bolso da Folio dentro de uma caixa tem uma particularidade: uma espécie de régua branca perfurada com as palavras Sartre e Folio que é um marcador em metal magnético.
«J'ai commencé ma vie comme je la finirai sans doute : au milieu des livres. Dans le bureau de mon grand-père, il y en avait partout ; défense était de les faire épousseter sauf une fois l'an, avant la rentrée d'octobre. Je ne savais pas encore lire que, déjà, je les révérais, ces pierres levées : droites ou penchées, serrées comme des briques sur les rayons de la bibliothèque ou noblement espacées en allées de menhirs, je sentais que la prospérité de notre famille en dépendait...» assim começa este livro autobiográfico de Sartre, um dos primeiros que li dele.
Etiquetas:
coleccionismo,
Jean-Paul Sartre (1905-1980),
Literatura francesa,
Marcadores de livros,
Marcadores de livros (magnéticos),
Marcadores de livros em metal
Primavera
Julio Romero de Torres - A Primavera, 1925
Col. particular
Vi na exposição da coleção Masaveu um quadro de Julio Romero de Torres intitulado A Primavera que queria postar no blogue. Não o encontrei, mas vi este.
Esta semana não tem sido nada primaveril...
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Pérolas
Gostava de ter visto Os pescadores de pérolas, esta produção em particular, no Metropolitan Opera
Uma das árias mais bonitas
Um quadro por dia
Não é um quadro claro, mas não fica aqui muito mal enquadrada esta L' Abattage dans les bois , tapeçaria da Flandres em lã e seda, 293x333cm, tecida entre 1460 e 1470 e conservada no castelo du Berry desde o século XVIII . Foi vendida em leilão, a 21 de Março, por € 475 000 .
Lá fora - 256
Está a decorrer mais uma edição do Circulation (s) , festival parisiense dedicado à fotografia , onde além das exposições irão acontecer várias outras actividades conexas, como um mini festival para as crianças ou um estúdio onde os visitantes podem ser fotografados por grandes fotógrafos e sair com uma tiragem assinada .
O festival decorre no Centquatre-Paris, espaço cultural sito no nº 5 da Rue Curial .
O que devemos à Grécia
No momento em que a Grécia nos é apresentada como o elo mais fraco da Europa, quem se lembra do lhe devemos?
A revista Le Figaro Histoire deste mês dedica um dossier à herança fabulosa que a Grécia Antiga nos legou, em todos os domínios do saber.
Através de um novo modo de pensar, a Grécia deu à luz uma civilização, cujos protagonistas se chamam Homero, Tucídides, Sófocles, Aristófanes, Fídias ou Arquimedes, bem como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Da arquitetura à matemática, da escultura à poesia, da história à legislação, o milagre grego é-nos apresentado nesta revista, em artigos de grandes especialistas.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Os esmaltes de Limoges com decoração profana
A arca do cardeal Bicchieri, com alguns pormenores.
Uma exposição no Museu de Cluny, em torno das coleções do cardeal Guala Bicchieri. Pode ser vista até 29 de agosto.
Guala Bicchieri foi um diplomata e cardeal italiano. Ele foi o representante do Papa em Inglaterra entre 1216 e 1218, tendo desempenhado um importante papel na política inglesa nos últimos anos do reinado do rei João e na menoridade de Henrique III.
Guala Bicchieri voltou para Itália em 1219. Fundou então a Basílica de Santo André em Vercelli, sua cidade natal, assim como o hospital.
Na catedral de Vercelli encontra-se o Códice Vercelli, um dos poucos manuscritos escritos em anglo-saxão. Discute-se como foi o códice parar a Itália, se teria sido Guala Bicchieri a levá-lo de Inglaterra para Itália.
E que tal um passeio por Vercelli? Fica entre Milão e Turim.
terça-feira, 12 de abril de 2016
Entre páginas / Entre vidas
Exposição de uma amostra da coleção de marcadores de Lúcio Alcântara. Está na Biblioteca Nacional de Portugal até dia 23 de abril.
É uma vitrina, mas, como virei a foto, parece um grande painel. Há outra mais abaixo, nas mesmas circunstâncias.
Alguns dos mais antigos.
Um stevengraph de 1899, por ocasião do centenário do falecimento de George Washington, «the father of our country». É o mais antigo marcador aqui exposto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)