«Os Turcos, falando em geral, não se contentam em beber café em particular nas suas casas: há ainda nos pontos mais importantes das cidades, uma quantidade de lojas, que eles chamam Cahuékané, ou Casa para beber Café (como já disse).. Vão aí a quase todas as horas, para o tomar, sem distinção de qualidade com exceção dos grandes: e aí passam em alturas diversas uma parte do dia, distraindo-se com conversas vagas, que sem tratarem de coisa alguma, não deixam de tratar de tudo. Os negócios de Estado também são às vezes discutidos. Os contos alegres, facetos e recreativos, não são esquecidos, cada um ocupa-se a seu gosto. Os patrões de tais lugares, por uma política interesseira, tornam-nos o mais agradáveis, e o mais cómodos que podem; Contratam mesmo cantores, e tocadores de instrumentos, para dar prazer aos que lá estão, e não desprezam absolutamente nada que possam crer que atraia maior número de pessoas.»
Phililippe Sylvestre Dufour (1622-1687) - Tratado novo e curioso do café, do chá e do chocolate. Lisboa: Junta de Exportação do Café, 1961, p. 24
5 comentários:
Que interessante que deve ser esse livro :-) Bom dia!
Andei por aqui a ver tudo o que estava em atraso!
Tenho tido uns tempos muito, muito ocupados, que não me dão tréguas! O blogue tem andado, nem em segundo plano, mas para aí em sexto ou sétimo!
Bom fim-de-semana:))
Margarida,
Vi uma referência ao que já li há um tempo e resolvi dar-lhe mais uma voltinha.
Isabel,
Gosto de a 'ver' por aqui.
Bom fim de semana para as duas.
Quase tudo que tomamos como novidade publicitária já se fazia há cinco séculos. Basta ler esta técnica de venda de café.
BFS
Bom café, se gostar. ☕ Bom domingo!
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