Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Setenta grandes mestres da coleção Pérez Simón



O CentroCentro, no Palácio Cibeles (Madrid), acolhe até 12 de janeiro de 2025 uma exposição que reúne algumas das peças mais valiosas da coleção Pérez Simón, muitas das quais nunca antes vistas em Madrid. Entre os grandes mestres, encontram-se obras de Rubens, Murillo e Goya. 
Esta coleção vai dar lugar a um novo museu em Madrid, no Espaço Cultural Serrería Belga, que abrirá portas no primeiro semestre de 2025.
Esta exposição está organizada em três períodos: Antigos Mestres e primeiros modernos, com obras de artistas como Lucas Cranach o Velho, Bronzino, Rubens, el Greco, Murillo, Anton Van Dyck, Canaletto, Tiepolo e Goya; Século XIX, com peças de pintores como Turner, Van Gogh, Paul Cézanne, Pisarro, Gauguin, Sisley, Monet, Renoir, Joaquín Sorolla e Ignacio de Zuloaga; e Da Vanguarda à arte contemporânea, com a presença de artistas como Eduard Munch, Tamara de Lempicka, Fernand Léger, Rothko, René Magritte, Alex Katz, Takashi Murakami e Yoshitomo Nara. 
A Coleção Pérez Simón, propriedade do empresário e colecionador Juan Antonio Pérez Simón, é considerada uma das colecções privadas de arte mais notáveis do mundo, com mais de 4000 peças de pintura, escultura, desenho, artes decorativas e manuscritos.


9 comentários:

APS disse...

Imagino que deve ser uma maravilha!
Bom dia.

Maria disse...

Imperdível, mesmo!
Tem de lá ir, para depois nos contar...
Gosto imenso do símbolo de Madrid.
Quinta feliz!🌞

Mª Luisa disse...

Se me hace la boca agua pensando en lo que van a exponer.
Bom dia!
Um abraço

Pini disse...

Debe ser una exposición muy interesante.
Boa tarde

Margarida Elias disse...

Deve ser uma bela exposição. Boa tarde!

bea disse...

Se vai ter um museu, esperemos ir visitá-lo:). Madrid é cidade bastante atractiva.

Justa disse...

Cómo me gustaría ir a verla, pero creo que no será posible.

MR disse...

Também não poderei ver esta exposição, mas espero ir ver o museu para o ano. Madrid vai ter mais uma atração.
Boa tarde para todos.

Maria disse...

Estava a referir-me ao Oso y el Madroño, escultura que me fascinou quando a conheci há imensos anos, e que aparece no final do vídeo.