Este dia de São Pedro e S.Paulo é uma festa solene do calendário cristão, embora a tradição popular, desde logo no nosso país, assinale exclusivamente o primeiro, terceiro dos santos populares.
Dia que lembra o martírio dos dois santos, quando Roma ainda estava longe de ser convertida e se tornar a sede do Cristianismo.
Escolhi a visão de Caravaggio, mais interessante do que a de outros mestres que pintaram o mesmo episódio, desde logo pelo seu realismo e pelo pormenor da ocultação das faces dos romanos que prendem Pedro à cruz. De cabeça para baixo, de acordo com a tradição, pois não era digno de ser crucificado tal como Cristo o havia sido.
Episódio que me lembra sempre um livro lido na juventude: Quo vadis?
4 comentários:
Estive a fabricar o post com S. Pedro e pensava colocar este quadro do Caravaggio. Lembrei-me de abrir outra janela com o blogue para ver se já havia sido colocado e deparei-me com ele.
Boa escolha.
Bom dia de S. Pedro e S.Paulo. :)
E foi muito boa escolha. Uma beleza!
Não posso ir-me embora sem assinalar a minha sempre repetida perplexidade não só ante a beleza intensa quase selvagem que Caravaggio imprimia em seus trabalhos, em sua criação; mas também a união, a ligação que há entre diferentes personalidades celebradas no mesmo dia (pelo menos no Brasil é dia dos dois santos e no dia 30 comemora-se São Marçal,penso)
Sua experiências de vida tão ricas e tão opostas: a fraqueza tão humana de Pedro e a inabalável fé,quase sobre-humana de Paulo, rígido, severo em sua dedicação.
bem, não sou propriamente uma expert na vida dos santos nem em estudos do caráter, mas acho que isso é digno de relexão. Quisera saber se o pintor terá feito realçar artisticamente essa diferença.
Parabéns por sua iconografia.
M.
Meg: Obrigado pelas suas palavras e boa viagem!
Ana: Pois é, num blogue "a várias mãos" acontecem estas coincidências.
Enviar um comentário