Lisboa: Imprensa Nacional, 2021
No centenário da Seara Nova, a Imprensa Nacional editou um essencial sobre a revista, da autoria de Luís Andrade.
O Grupo da Seara Nova. Da esq. para a dir., sentados: Jaime Cortesão, Aquilino Ribeiro, Raul Brandão; de pé: Horácio Biu, Teixeira de Vasconcelos, Raul Proença e Câmara Reis.
Para além dos fundadores, nesta revista colaboraram frequentemente António Sérgio, Fernando Lopes Graça, Augusto Casimiro, Irene Lisboa, José Rodrigues Miguéis e Adolfo Casais Monteiro.
«Têm-me consentido na gerência, por uma razão perentória, imperativa: não se arranja facilmente quem me substitua. Por isso sou alvo de acusações graves. Que manifesto o maior desdém pelos "superavits". Que sou imprudente. Que ignoro a contabilidade e contrario os imortais princípios do "deve e haver". E, aqui para nós, tudo isto é verdade. Eu nunca esqueci e deixei um conselho que Anatole France deu aos estudantes do Bairro Latino [...]: "E, sobretudo, não sejam prudentes!" Foi o princípio que adotei como norma segura da minha administração. Nunca fui prudente. Assusto constantemente o nosso guarda-livros [...]. E já agora permitam uma afirmação orgulhosa: se a Seara tivesse sido administrada com prudência, há muito teria deixado de existir, ou de ter uma razão de existir».
Luís da Câmara Reis - «Na festa do n.º 1000 da Seara Nova». Seara Nova, Lisboa, n.º 1008, 16 nov. 1946.
5 comentários:
Uma revista essencial nos seus anos de ouro, até 1975. Desde então 'virou' uma revista facciosa e deixei de a ler.
Vou comprar este "essencial".
Os sete magníficos. E que bem estão.
Da revista actual nada sei. Dos primeiros tempos lembro-me de estudá-los na disciplina de português. Foi um marco cultural.
O termos disponível na net para ler todos os números da Seara Nova é uma perfeita maravilha!
Muito boa tarde!
Também acabei de tomar nota para comprar.
Esta colecção da INCM é muito útil.
Boa tarde!
Mister Vertigo,
No projeto RIC (Revistas de Ideias e Cultura), coordenado pelo autor deste essencial.
Boa tarde para todos.
Enviar um comentário