Recuperado pelo Cristianismo, o Carnaval celebrava-se entre o dia de Reis e as vésperas da Quaresma, que antecedia um período de reflexão e penitência. Daí a origem da palavra Carnaval significar carne + vale (do latim: caro, carnis = carne; vale = adeus) ou seja, abstenção de carne. Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que esta derive de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo que significa carro naval numa clara evocação aos carros alegóricos em forma de barco que desfilavam tanto na Grécia como em Roma. Actualmente, o Carnaval é uma época essencialmente festiva e pouco dada a penitências facto curioso se pensarmos que foi na época vitoriana que o Carnaval assumiu esta nova simbologia. Dos vários Carnavais celebrados por esse mundo fora, a minha predilecção vai para o Carnaval de Veneza muito particular pela beleza e riqueza dos seus trajes e máscaras.
4 comentários:
Bonitas imagens. O carnaval veneziano é a arte do espectáculo.
A.R.
Na cidade de Colónia (Köln] o carnaval começa, oficialmente, no dia 11.11 (onze de novembro) pela Mágica do número. Suspende no Advento e retoma em força no dia 7 de Janeiro.
Deconhecia em absoluto que em Colónia o Carnaval começa a 11.11
É para acompanhar o Solstício de Inverno? Mas o Inverno não começa a 21 de Dezembro?
A.R.
Sim, na verdade não há mais nenhum dia que repita com o mês: não há dia zero nem mês zero; há dia 22, mas não há mês 22. Engraçado!
Enviar um comentário