Um céu estrelado pode criar mil e uma histórias...
A sabedoria popular começou por reparar que a viagem da terra - e numa primeira fase não era a viagem do planeta terra mas era tudo que viajava em seu torno - fazia desaparecer diferentes «constelações» na eclítica. Encontrou essas constelações e dividiu a eclítica em doze sectores (de 30 º cada)... o último denominou-se «peixes» pela forma que lembrava a junção, por linhas imaginárias, de diferentes estrelas que estavam nesse sector.
Nesta figuração - que não corresponde ao tempo atual, porque não existem rasgões no espaço e os Homens enganaram-se a marcar o tempo - o dia 7 de março já pertencia ao signo peixes. O tempo andava mal contado e não havia sintonia entre o equinócio vernal observado no firmamento e o dia 21 de março marcado no calendário. E que marcariam os navegantes, quando andavam no mar: o equinócio vernal verdadeiro (o observado) ou o tempo dos homens?
Para MR que é peixes - e entre os prosimetronistas existem mais peixes - esta representação do firmamento que embeleza o livro Les très riches heures du duc de Berry que teve oportunidade de ver ao vivo quando visitou o Château de Chantilly.
5 comentários:
Até aprendi alguma coisa.😊 Obrigada!
Então, 7 de março sempre fui peixes. Muito bem!
Acho que fomos a Chantilly com outro peixinho: peixinhos nos dois pratos da balança. 😂😂😂
E houve um percalço com a compra dos bilhetes de metro-comboio. 🤣🤣🤣
Bom dia!
Parabéns, mais uma vez, MR!
Que seja tudo mais que perfeito!
Andei "ouVendo" versões do Bolero de Ravel (por razões óbvias) mas depois resolvi ficar no Mediterrâneo, entre Algeciras e Istambul, onde estão alguns países de que gosta.
Obrigada ao Jad pela lição de Astrologia, e as minhas desculpas pela intromissão, mas é que sou uma "sem blogue"... 😚
Domingo feliz para ambos!
🌿🌻🌻
Errata no meu comentário acima: fui = foi.
É bem vinda, Maria!
Boa semana para os dois.
Que bela explicação sobre os Peixes.
Boa semana, Jad e MR!
Boa semana!
Enviar um comentário