Prosimetron

Prosimetron

domingo, 8 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

" A civilização dos homens levou-nos à ruína. E nós, as mulheres, em nada contribuimos para tal. Nenhuma mulher inventa ou descobre algo que possa matar. "

- Carmen Conde

10 comentários:

Anónimo disse...

Desconheço Carmen Conde, mas esta frase parece-me excessiva:
A civilização dos homens levou-nos à ruína? Usufruímos de coisas maravilhosas.
Nenhuma mulher inventa ou descobre algo que possa matar? Não sei se as substâncias ou os instrumentos que matam foram todos descobertos por homens... Mas para matar são muito ardilosas.
M.

Anónimo disse...

M.,
Não sou feminista mas compreendo esta escolha do Luís Barata. As mulheres nunca inventaram bombas e afins. Essas armas que foca infelizmente também existem, mas hoje, dia da mulher vamos lembrar-nos só das que contribuíram para o avanço da Humanidade.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Também penso que a frase da Carmen Conde, primeira mulher a entrar na Real Academia Espanhola, vai no sentido de que em geral os inventos e descobertas com fins bastante nocivos foram da responsabilidade de homens. Se bem que há sempre excepções indirectas, como o caso da genial Marie Curie cujo trabalho acabou por ser nalguns casos pervertido.

Miss Tolstoi disse...

A.R.,
Hoje não precisamos de ser feministas. Os homens e as mulheres têm os mesmos direitos, pelo menos, na lei. Elas lutaram para que pudessemos estar aqui.

Anónimo disse...

Miss Tolstoi,
Infelizmente ainda não há paridade. Conheço casos de violência doméstica que demonstram o muito que ainda há para fazer.
A.R.

Jad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jad disse...

Para A.R.
Conheço alguns homens que também sofrem violência doméstica causada por mulheres. E conheço outros que sofrem "as passas do Algarve" nas mãos de algumas que costumam deitar as garras de fora... A violência não está relacionada com o género, mas sim com a má formação do carácter.

Jad disse...

Miss Tolstoi
Eles também lutaram para que as mulheres tivessem os mesmos direitos.

Miss Tolstoi disse...

Jad,
Claro que houve homens "feministas" que lutaram pelos direitos das mulheres.

A.R.,
Não vejo o que a paridade tem a ver com os "estalos"...
As mulheres continuam é a ganhar menos que os homens, etc., apesar da legislação.

E eu só falei em relação ao chamado mundo ocidental.

Anónimo disse...

No dia-a-dia cruzo-me com mulheres que desabafam a falta de respeito e de equidade que têm em suas casas e nada podem fazer (porque a falta de informação é muita).
Neste meio em que me cruzo, e que me dá algum sentido de humanidade, apercebo-me de coisas que nem queria perceber!
Talvez não me tenha exprimido bem mas a verdade é que em algumas casas portuguesas ele manda, traça e demonstra através da violência e do medo o seu poder e prevalência.

Jad, também sei que há a violência de que fala. Ontem como era o dia da mulher, apenas olhei para ela.
A.R.