Pergolesi revolucionou o género operático com "Lo frate'nnamorato", recentemente interpretado no CCB e aqui apresentado por Jad, bem como com La Serva Padrona que, em 1752, gerou o célebre conflito entre apoiantes da Opera buffa italiana e a Tragédie lyrique francesa, também conhecido por "guerra dos bufões". Seu nome é indissociável do Stabat Mater, concluído em 1736, que rapidamente se tornou "popular" junto do público do século XVIII e obra de referência para outros compositores, entre eles, Johann Sebastian Bach. Pergolesi manifestou novamente a sua capacidade "vanguardista", ao romper com a tradição da música sacra erudita: a estrutura destaca-se por uma leveza musical invulgar e uma adaptação textual "magra" e elegante que em nada retiram a profundidade e intensidade que um Stabat Mater requer.
Em 1736, foi sepultado numa campa comum em Pozzuoli. Apenas em 1890, foi erguida uma lápide que nos fala de um "excelso" compositor do universo musical.
Como modesto contributo para assinalar o tricentenário do nascimento de Pergolesi, segue, evidentemente, um excerto do Stabat Mater, interpretado pela soprano Carolyn Sampson que brilhou entre nós na Gulbenkian em Novembro passado, e o contratenor Robin Blaze, acompanhados do King's Consort sob a direcção de Robert King.
3 comentários:
Gostei. Gosto de Pergolesi.
Anche io.
Belo post. Gostei de ouvir, conheço mal Pergolesi.
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