Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Gostaria de propor um beijo apaixonado

romance de Rayk Wieland



Certo dia o Sr. W. encontra um convite na caixa do correio. Para seu grande espanto, convidam-no a participar numa mesa-redonda com outros poetas clandestinos da RDA. Terá sido engano? Quando é que ele se tornou reconhecido como poeta? Que ele saiba, nunca. Contra a sua própria vontade, o Sr. W. decide consultar os seus arquivos na Stasi …
Numa obra com traços vincadamente autobiográficos, Rayk Wieland descobre, enquanto autor-narrador, que todas as suas poesias juvenis, há muito esquecidas, foram lidas, interpretadas e confiscadas pela Stasi, depois de terem sido consideradas subversivas. Peça a peça, o protagonista decide então reconstruir, a partir da documentação arquivada pelo Serviço de Segurança Interna, os acontecimentos vividos no passado. Ich schlage vor, dass wir uns küssen (Gostaria de propor um beijo apaixonado) é um confronto cheio de auto-ironia com o próprio passado e as contradições da história de uma Alemanha dividida.
Christoph Bartmann, crítico literário do diário Süddeutsche Zeitung e director da secção de Cultura e Informação na sede do Goethe-Institut em Munique, irá introduzir e moderar a leitura.
(de uma informação do Goethe Institut)
10 Nov., 18h30
Auditório do Goethe-Institut
Lisboa
Entrada livre com tradução simultânea Alemão/Português
11 Nov., 14h00
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
12 Nov. 2009, 21h00
Biblioteca Almeida Garrett
Porto

Sem comentários: