O escritor António Lobo Antunes vai receber o Prémio Camões na próxima sexta-feira, dia 25, às 18h30, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos. O Prémio, o mais importante para autores de língua portuguesa, atribuído ao romancista em Março de 2007, pelo conjunto da sua obra, vai ser entregue no âmbito da Cimeira da CPLP pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Instituído em 1988, pelos governos de Portugal e do Brasil, o Prémio Camões é anualmente outorgado a autores cuja obra contribua para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.
O júri da 19ª edição do Prémio, constituído por Fernando J.B. Martinho e Maria de Fátima Marinho (Portugal), Letícia Malard e Domicio Proença Filho (Brasil), João Melo (Angola) e Francisco Noa (Moçambique), justificou, na altura, a distinção a Lobo Antunes pela "mestria em lidar com a língua portuguesa, aliada à mestria em descortinar os recessos mais inconfessáveis do ser humano, transformando-o num exemplo de autor lúcido e crítico da actualidade literária".
Recorde-se que toda a obra de António Lobo Antunes está editada na Dom Quixote que, este ano, publicará o seu novo romance O Arquipélago da Insónia.
4 comentários:
Oarabéns ao Antunes Lobo Antunes, de cujas crónicas fã.
M.
A mensagem anterior é a prova de que, por vezes, pensamos mais velozmente do que escrevemos. Ia cheia de gralhas:
Parabéns ao António Lobo Antunes, de cujas crónicas sou fã.
M.
Só das crónicas? Nem dos primeiros romances?
Não devia dizer, mas estou longe de ser uma fanática dos romances do Lobo Antunes. Reconheço que a culpa é minha. E tenho pena.
M.
Enviar um comentário