Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festival ao largo


Bailado, teatro e música sinfónica, ao ar livre, com entrada gratuita, entre 26 Junho e 19 Julho. É este o conceito da primeira edição do Festival Ao Largo, que tomará conta do largo de São Carlos, Chiado, em Lisboa.

A ideia para o evento, que se pretende anual, surgiu após um concerto gratuito realizado em 2008 ao qual o público aderiu muito bem. Organizado pela empresa pública OPART, serão 18 espectáculos que se enquadram na estratégia que a entidade gestora do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) e da Companhia Nacional de Bailado (CNB) tem vindo a desenvolver de abertura à sociedade civil dos seus três corpos artísticos: a CNB, o coro do TNSC e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Os espectáculos terão início às 22h, no largo, com capacidade para 1000 pessoas. Na apresentação, ontem, Pedro Moreira da OPART referiu que o objectivo é garantir "uma oferta cultural em ambiente urbano para um público flutuante, português ou estrangeiro".

A programação inclui a participação dos três corpos artísticos geridos pelo OPART, mas não só. Em destaque estarão também agrupamentos artísticos do Teatro Nacional D. Maria II, Escola de Música do Conservatório Nacional ou Orquestra Sinfónica Juvenil.

A abertura do evento, a 26 e 27 de Junho, acontece com Noites Brancas, com direcção musical de Michail Jurowski e interpretações da meio-soprano Laryssa Savchenko, do barítono Leandro Fischetti, de Bárbara Dória ao piano e da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

A ópera Dido e Eneias, de Henry Purcell, com encenação de Carlos Avilez, a 2 de Julho, Carmina Burana, de Carl Orff, a 4 e 5, integram também o cartaz.

Nas noites de bailado, de 8 a 12 de Julho, a CNB apresentará espectáculos como Strokes Through The Tail de Marguerite Donlon, e Cantata de Mauro Bigonzetti. Nas noites de teatro, entre 16 e 19 Julho, destaque para Recital e Tal, com Rita Blanco, Miguel Guilherme e Diogo Dória a darem voz a textos humorísticos da literatura portuguesa.


in Público

Para mais informações ver http://www.festivalaolargo.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela informação.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Espero é que o tempo dê uma ajuda, porque não tem dado...