- P.P. Rubens, Adão e Eva, 1597, Rubenshuis, Antuérpia.
O BEM E O MAL
" Não foi por gula que Adão provou da maçã que Eva ( ou a serpente, por ela ) lhe estendeu; foi por desejo de absoluto, ou curiosidade ou, como sugere Paul Nothomb, na sua leitura dos livros do Génesis consagrados à «história da maçã», porque Deus o quis livre e responsável ( não foi Deus que lhe chamou a atenção para a árvore e o interdito? ).
O Homem integral ( e, ao mesmo tempo, desgraçadamente imperfeito, anjo decaído, flor do pecado ) é o que prova a maçã, o que se deixa tentar pelo excesso, o que conhece do mundo não apenas a inocente homogeneidade do todo paradisíaco, mas a experiência que lhe ensina a distinguir o Bem e o Mal. "
- António Mega Ferreira, in O QUE HÁ-DE VOLTAR A PASSAR, p.75, Assírio&Alvim, 2003.
4 comentários:
Adorei este excerto. O outro que colocou, do mesmo autor, também era interessante mas este é magnífico!
A distinção entre o BEM e o MAL é a escolha que se faz permanentemente.
A.R.
E como é que o Adão pode ter umbigo? Umbigo... No Paraíso... antes da tentação... Heresia
Jad,
Rubens colocou na sua pintura a Eva e o Adão com umbigo. Lá heresia pode ser...mas está de acordo com o pintor.
A.R.
Sim, tinham cordões umbilicais?! Ligá-los-iam a quem(s)?
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