Celebra-se hoje o segundo domingo do Advento. Os textos litúrgicos evocam a vinda de um Rei, de Cristo, como salvador. O Advento, tempo de preparação espiritual para o Natal, iniciou-se no passado domingo que marcou também o começo do novo ano litúrgico para a igreja católica e protestante. Termina na noite de Consoada.
À semelhança da Quaresma da Páscoa, a igreja ortodoxa vive o Advento como tempo de jejum durante seis semanas, desde 15 de Novembro até 24 de Dezembro. Menos conhecido pela expressão “Advento”, este período, também designado por “Quaresma de São Filipe” ou “Jejum de Natal”, prevê um jejum mais “suave” de três semanas, que permite a alimentação à base de peixe, e um jejum mais “difícil” sem peixe. O ano litúrgico ortodoxo inicia-se a 1 de Setembro.
A componente de jejum, indispensável também na antiga tradição católica, cedeu seu lugar aos encantos de consumo e às maravilhas alimentares a que todos nós nos habituámos na época pré-natalícia. Os mercados de Natal na Alemanha e Áustria, alguns de origem medieval ou renascentista, proporcionam uma boa amostra desses costumes culinários...
Segunda imagem: Salzburgo, Catedral e Mercado de Natal
3 comentários:
Então e não há umas fotos do Outono bávaro?
Filipe,
Uma beleza de post como é seu hábito. Gostei destas notas soltas.
O Outono bávaro já passou. Virão fotos de um Inverno bávaro...
Enviar um comentário