E porque estou em Paris, vou falar de três guias sobre esta cidade: La France, Paris e les provinces, Guide Juliard de Paris e Paris: in four days = en cuatro dias.
Os dois primeiros comprei-os, há anos, em alfarrabistas de Lisboa.
O primeiro, da Doré Ogrizek, foi editado pela Ode, de Paris, em 1944. A parte referente a Paris ocupa da p. 5 à p. 181. É um belo guia cheio de ilustrações a cores, de que mostro algumas.
Da mesma colecção tenho um sobre Portugal que um dia aqui trarei.
O segundo é da autoria Henri Gault e Christan Millau, foi impresso em 1964 e contém «les 2252 bonnes (et mauvaises) adresses qui metent Paris dans votre poche…»
A primeira parte é sobre os restaurantes; a segunda, sobre os cabarets e os clubes, cafés e bares, hotéis, floristas; a terceira parte é sobre os locais onde se podem adquirir produtos de alimentação e animais domésticos, os antiquários, bibliotecas, as elegâncias – femininas e masculinas –, museus, etc.
Com um pouco de paciência podemos tentar ver se determinado restaurante, café ou perfumaria ainda existe. Assim, de duas pesquisas que fiz ainda existem ambas: a Rôtisserie Périgourdine (na place Saint-Michel) e a Brasserie Stella (na av. Victor Hugo). Por outro lado, procurei duas floristas e não encontrei menção de qualquer delas no google.
O último foi adquirido na primeira ida a Paris, em 1971 e foi-me muito útil – a mim e não só - para calcorrear pela cidade e ver alguns museus e monumentos nos quatro dias, precisamente, que aí passei. Editado por A. Leconte, não tem data de edição, nem de impressão. E vi que se continua a editar.
3 comentários:
Interessante!
Boa estadia por Paris, cidade que tenho saudades.
:)
Obrigada. :)
Apetitosos, estes Guias!
Enviar um comentário