O programa Musica Aeterna da Antena 2, um dos meus preferidos, proporciona aos ouvintes uma belíssima viagem musical, habitualmente destinada à música antiga. Pela primeira vez (perdoem-me a ignorância), registei o nome de um compositor austríaco, Johann Heinrich Schmelzer (cerca 1620 - 80). Da obra de Schmelzer, pouco sobreviveu ao longo dos séculos: uma sonata para violino solo que compôs em 1678, "provavelmente o exemplo mais antigo de uma sonata para violino sem acompanhamento" segundo Torsten Johann, perdeu-se.
Johann Heinrich Schmelzer exerceu o cargo de Kapellmeister (o primeiro não-italiano a deter esta função) na corte de Viena durante um ano apenas, antes de sucumbir à terrível peste negra que assolou a cidade em 1680.
Segue um registo de um CD da autoria de Hélène Schmitt (violino) que, juntamente com Jan Krigovsky (violoncelo), Stephan Rath (chitarrone) e Jörg-Andreas Bötticher (claviórgão), interpreta esta magnífica Ciaccona em lá maior.
5 comentários:
Tb não conhecia este Schmelzer.
Extremamente harmonioso: gostei muito.
Caro APS, como sempre, acertou na terminologia: harmonioso. Também achei, penso que vale a pena conhecer este CD. Obrigado
Filipe não estou a conseguir ouvir. Vou ver se no youtube encontro.
Em todo caso, bem -haja por este achado.
Boa noite!:)
Não conhecia este autor. É belíssimo.
Enviar um comentário