Os vídeos mostram aspetos da montagem e da inauguração da exposição que se pode ver em Marselha, este ano Capital Europeia da Cultura, até 13 de outubro.
Apresentada cronologicamente, no período de 1880 a 1960, em dois locais, a exposição conta com 200 obras-primas, que demonstram como o sul inspirou os artistas que marcaram o século XX.
A primeira parte da exposição, de Van Gogh a Bonnard, que se encontra no Palácio Longchamp, em Marselha, explora o imaginário na paisagem e a exaltação da cor.
A segunda parte, de Cézanne a Matisse, no Museu Granet, em Aix-en-Provence, centra-se na complementaridade entre cor e forma, de Cézanne até à abstração geométrica e lírica nos anos 50 e 60.
5 comentários:
Deve ser a Capital Europeia da Cultura mais perigosa de sempre... Li recentemente um grande artigo sobre Marselha e a criminalidade é cada vez maior e mais violenta.
Recomendo vivamente "Le Nouvel Observateur-Hors-Série, Beaux Arts (Spécial Festival Normandie impressioniste). Edição lindíssima, esteticamente, com boas reproduções e ao preço muito razoável de 8,20 euros.
Bom dia!
Uma exposição que não me importaria de ver. :)
Bom dia!
Também li um artigo - terá sido o mesmo? - e era assustador.
Vou tentar comprar esse Nouvel Obs.
Também gostava de ver a exposição e de ir a Marselha. Há poucos anos estive para ir, até comprei um guia, fartei-me de ler sobre a cidade e depois... fiquei em Lisboa. :-))
Uma cidade maravilhosa. O Norte de África na Europa.
Enviar um comentário