Em julho, fiz um post sobre a abertura desta exposição que se encontra patente no Castelo de Blois. Hoje é a vez do catálogo, coordenado por Elisabeth Latrémolière, Maxence Hermant e Marie-Pierre Lafitte.
Afim de compreender melhor a formação da biblioteca de Francisco I, a obra está organizada à volta de conjuntos de livros com a mesma origem ou adquiridos do mesmo modo, permitindo ao leitor compreender a riqueza e formação desta biblioteca: a herança da família Angoulême (João de Angoulême e Margarida de Rohan, avós de Francisco; Carlos de Angoulême e Luísa de Sabóia, os seus pais; e por fim o jovem Francisco de Angoulême, futuro Francisco I); a biblioteca real de Blois; a biblioteca pessoal do rei; a herança de Ana da Bretanha e de Cláudio de França; a apropriação dos livros da família Bourbon; o sonho italiano e oriental; e finalmente o gabinete privado do rei.
3 comentários:
Deve ser espetacular.
Bom final de tarde já a caminhar para a noite.
Deve ser interessante.
Boa noite. :))
O catálogo é super. Quanto à expo, tem livros lindos, mas o modo de os expor deixa muito a desejar, tendo em conta as exposições feitas pela BnF. Valeu ver Blois. Hei-de postar algo sobre a vila (?).
Enviar um comentário