O Google dá hoje destaque à abolição da pena de morte em Portugal, através de uma carta que Victor Hugo escreveu ao então diretor (e fundador) do DN, Eduardo Coelho:
http://www.dn.pt/portugal/interior/quando-victor-hugo-elogiou-portugal-por-abolir-a-pena-de-morte-5580047.html
A pena de morte foi abolida para crimes civis, exceto por traição ocorridos em guerra, pela lei de 1 de julho de 1867. Quinze anos antes, já o havia sido para crimes políticos. E em 1911 foi-o para todos os crimes, incluindo os militares.
6 comentários:
Creio que fomos o segundo país do mundo a fazê-lo. É uma coisa de que podemos orgulhar-nos. Em França, foi preciso Mitterrand chegar a PR...
Bom dia!
E numa altura em que por todo o mundo, incluindo a França, há movimentos para repor a pena de morte. Triste mundo!
Bom dia!
Por cá, tristemente, muito máis tarde. Acho que o derradeiro executado foi Salvador Puig Antic ...No 1974!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mesmo há um filme.
Depois de Puig Antic (de que me lembro bem; era do MIL) ainda houve a execução de Otaegui, em 1975. Lembro-me de ter participado numa grande manifestação em Lisboa contra as execuções de Garmendia e Otaegui. O primeiro parece-me que não foi executado porque enlouqueceu na prisão.
Não sabia do filme sobre Puig Antic.
Boa tarde!
Sim...Depois decateime...O de Puig Antic deveu ser o derradeiro com " garrote vil. Acho que as últimas foram fusilamentos...mas não sou certa...Horrível. O subconsciente deixa esquecer, mas também não é conveniente esquecer ...para que não volte ocorrer...que co caminho que levamos, com gente a pedir a pena de morte...
Boa tarde!
As pessoas são loucas, não pensam. E outras esquecem esses tempos horríveis.
Bom fim de semana!
Enviar um comentário