Diria sem o conhecer que é um cineasta empolgado, a vida e o cinema interessevam-lhe. Quem assim valoriza e ama a actualidade de fitas francesas passadas e lhes reconhece a influência, merece o nosso respeito.
Nestes últimos dias muita coisa me escapou, e a morte do Tavernier foi uma delas :-( Recordo um filme dele de 1986: Round Midnight, com música de Herbie Hancock e com Dexter Gordon e François Cluzet, entre muitos outros; penso que foi o meu primeiro Cluzet.
Vi a notícia no canal Arte. O cinema ficou mais pobre e com a partida dos autores (esta década vai ser terrível), nunca é demais recordar o seu cinema. Bom sábado!
Os últimos filmes que vi dele foram Quai d'Orsay (em Portugal traduzido, e bem, por Palácio das Necessidades) e Uma Viagem pelo Cinema Francês , o primeiro no Alvalade (e revi-o há pouco na tv) e o segundo no Ideal. Acho que tb foram os seus últimos filmes. Tavernier começou como assistente de Melville, que é um cineasta que eu tb aprecio muito. Bom dia para todos!
MR, Também vi os filmes que refere nos mesmos cinemas. Presentemente são dos cinemas que mais frequento, com a Cinemateca e o Nimas. Esta noite se não houver melhor programa, vou rever "Uma Viagem pelo Cinema Francês"- o DVD serve para alguma coisa. Nunca funcionou tanto como neste último ano. Boa tarde!
6 comentários:
Diria sem o conhecer que é um cineasta empolgado, a vida e o cinema interessevam-lhe. Quem assim valoriza e ama a actualidade de fitas francesas passadas e lhes reconhece a influência, merece o nosso respeito.
Nestes últimos dias muita coisa me escapou, e a morte do Tavernier foi uma delas :-(
Recordo um filme dele de 1986: Round Midnight, com música de Herbie Hancock e com Dexter Gordon e François Cluzet, entre muitos outros; penso que foi o meu primeiro Cluzet.
Bom dia cinéfilo!
📽️🎬
Vi a notícia no canal Arte.
O cinema ficou mais pobre e com a partida dos autores (esta década vai ser terrível), nunca é demais recordar o seu cinema.
Bom sábado!
Os últimos filmes que vi dele foram Quai d'Orsay (em Portugal traduzido, e bem, por Palácio das Necessidades) e Uma Viagem pelo Cinema Francês , o primeiro no Alvalade (e revi-o há pouco na tv) e o segundo no Ideal. Acho que tb foram os seus últimos filmes. Tavernier começou como assistente de Melville, que é um cineasta que eu tb aprecio muito.
Bom dia para todos!
MR,
Também vi os filmes que refere nos mesmos cinemas. Presentemente são dos cinemas que mais frequento, com a Cinemateca e o Nimas.
Esta noite se não houver melhor programa, vou rever "Uma Viagem pelo Cinema Francês"- o DVD serve para alguma coisa. Nunca funcionou tanto como neste último ano.
Boa tarde!
Não sou muito de DVD, nem mesmo agora. Mas tenho Uma Viagem pelo Cinema Francês.
Boa tarde!
Enviar um comentário