Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 19 de junho de 2023

A propósito da trilogia Terra Alta

Sou apaixonada pelos livros de Javier Cercas. Ainda não li o último vol. desta trilogia, mas já está no monte.


[José Riço Direitinho] - O romance Os Miseráveis, de Victor Hugo, surge ao longo dos três livros. A vida de Melchor [Marín, polícia, protagonista] muda radicalmente depois da sua leitura na prisão. Os livros podem mudar assim uma vida?

[Javier Cercas] - A resposta é: claro que sim. Um leitor que não saiba que os livros nos mudam a vida não é um bom leitor. Um leitor cuja vida não tenha sido mudada por um livro não sabe ler. Porque os livros mudam o mundo, mudando a perceção que o leitor tem do mundo. Todos sabemos que isso nos aconteceu com determinados livros. Talvez não de maneira tão radical como aconteceu com Melchor. Mas ele é o melhor leitor que conheço, é o contrário de um intelectual, é um selvagem, um bárbaro. Horácio disse: a História fala de ti. Isso é o que sentimos quando lemos um livro importante. Isso é o que Os Miseráveis fez de Melchor, pôs-lhe um espelho diante. [...] Para mim não é um livro tão importante como para Melchor, foi ele quem o escolheu, não fui eu. [risos🤣🤣🤣 ]»

(De uma entrevista dada à Ípsilon, 12 maio 2023, p. 11)


3 comentários:

Mª Luisa disse...

também gosto, mas há tempos que não leio nada de Cercas.
Boas leituras!
Abraço desde o norte com chuva.

Maria disse...

Ora aqui está um escritor que conheço muito mal 😢
Vou tentar remediar...
Boa semana!

MR disse...

Desta vez só li a entrevista que também estava no monte. O último da trilogia ainda vai aguardar alguns dias ou semanas para o começar a ler.
Um grande escritor. Quanto a mim deve começar-se pelo início da sua obra. Há sempre qualquer coisa que remete para trás, exceto nesta trilogia e na Anatomia de um crime.
Nos escritores que mais prazer me dão atualmente estão três espanhóis.
Boa semana para as duas.