Prosimetron

Prosimetron

domingo, 3 de setembro de 2023

O que estamos a ler? - 25


«Gosto de ler livros de pequenas biografias, para depois ganhar balanço para obras mais completas. Comprei este livro há uns anos, por causa de Audrey Hepburn, atriz e mulher que sempre admirei. Gostaria de ler mais sobre ela, mas é o que tenho, e a este livro voltei. 
«Ficarei grata se alguém me indicar uma boa biografia desta grande senhora do cinema e da vida.»
Maria

11 comentários:

Mª Luisa disse...

Eu não li nenhuma biografia da Audrey e venho de mirar em Google. Alí há várias em La Casa del Libro, mas não sei como serão.
Bom domingo, Maria!

Maria disse...

Obrigada, Luisa, estava a pensar em alguma que já tivessem lido e gostado.
Ainda assim, este livro dedica-lhe 55 páginas e cinco belíssimas fotos a p/b; outros livros tenho em que as biografadas só têm direito meia dúzia de páginas.
Apertas gratas!

MR disse...

Talvez o Filipe veja este post e dê alguma sugestão. Desconfio que já deve ter lido algo sobre AH.
Bom domingo para as duas.

Miss Tolstoi disse...

Maria:
Apresenta-se uma fã de Audrey Hepburn que tem várias biografias dela, algumas más e outras muito ilustradas e com pouco texto.
Os dois filhos escreveram livros sobre a mãe: Sean Ferrer "Audrey Hepburn, Elegant Spirit"; e Luca Dotti "Audrey in Rome", muito ilustrado, e "Audrey at Home: Memories of My Mother's Kitchen". Tem este livro, MR?
Das biografias, sugiro-lhe "Audrey Hepburn" de Barry Paris (G.P. Putnam's Sons, 1996), a primeira li, e "La véritable Audrey Hepburn" de Bertrand Meyer-Stabley (Pygmalion, 2000). Este último também escreveu uma boa biografia de Nureyev. Dedica-se a biografar a realeza, a propriamente dita e a da política e do cinema. Ao ritmo a que escreve é capaz de ter um escritor-fantasma a trabalhar para ele. :-)
Boas leituras!

Miss Tolstoi disse...

Comecei hoje a ler "Confiança" de Hernán Díaz. Promete.
Segue-se "O Italiano" de Arturo Pérez-Reverte, que já está aqui ao meu lado, muito quietinho. Os dois comprados ontem.

Isabel disse...

Tenho uma biografia em português, com 300 páginas,algumas fotos, "Audrey Hepburn, A Biografia" de Donald Spoto, editora Oceanos(Uma chancela das Edições ASA)e saiu em Outubro de 2007; tenho uma outra, que não encontro, mais pequena.
Também sou fã desta actriz.
Bom domingo:))

Miss Tolstoi disse...

Não sabia que havia tradução portuguesa de "Enchantment: The Life of Audrey Hepburn". Uma biografia bem feita.
Boa tarde!

Maria disse...

Já tenho com que me entreter a pesquisar, embora não deva ser nada fácil encontrá-las, presumo🤔
Muito obrigada às duas.
Boas leituras!

MR disse...

Miss Tolstoi,
Em tempos vi uma referência a Audrey at Home: Memories of My Mother's Kitchen, mas já fui à Amazon comprá-lo. Procurei mas não encontrei nem trad. francesa nem espanhola, de mdo que vem a ed. norte-americana.
Boa tarde!

bea disse...

Não li qualquer biografia da actriz. Gosto dela, mas não a considero uma actriz maior, como Meryl Streep, por exemplo. É elegante e linda, fica bem em comédias e filmes românticos, mas penso que - ou serei eu que desconheço a sua filmografia integral - não lhe deram papéis que testassem verdadeiramente o seu valor na representação. Isto embora não sejamos capazes de imaginar outra pessoa nos papéis que desempenhou.
Também me assumo como fã, os seus filmes são bons de ver e contemplar a sua irrepreensível elegância e porte é sempre muito agradável, a sua figura e modo aportam-lhes uma noção de beleza irrepreensível. Do pouco que li sobre a mulher que foi, ficou-me a ideia de que a sua elegância era do todo. Era uma vaporosa, a senhora.
Bom dia

Maria disse...

Para além de um actriz excepcional (recebeu um Oscar com apenas 24 anos, no seu primeiro papel no cinema), era um ser humano extraordinário, tendo feito trabalho humanitário na UNICEF, a favor das crianças e não só. Encontra muita info no Dr Google, se estiver interessada, claro.
E é também por isso que gosto tanto dela, não tem nada a ver com elegância e vestidos bonitos, tem a ver com muito talento e muita bondade.
Precisávamos de muitas Audrey Hepburn no planeta terra.
Bom entardecer!🌄