Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Pão partido em pequeninos...


Marcelo Rebelo de Sousa no discurso que fez na tomada de posse do novo governo referiu-se a Pão partido em pequeninos, do padre Manuel Bernardes. Ontem à noite, quando fazia o meu zapping, passei pela SIC Notícias e ouvi a jornalista Ângela Silva, ali no seu 'papel' de 'comentadora', afirmar que o PR se tinha referido a um livro «de um padre»... Chocou-me que ela não conhecesse o nome do padre Manuel Bernardes (1644-1710). Parece que é licenciada em Filosofia... 
Mais um exemplo da ignorância que grassa na nossa comunicação social. 

6 comentários:

Mª Luisa disse...

Embora não conhecer, bem podia preparar o programa...
Cada dia gosto menos do que oiço Na TV e vejo nos jornais.
Boa noite!
Um abraço

hmj disse...

De HMJ para MR:
Pois é, MR, parece que é apenas o início de um longo percurso de secura cultural e mental!
É preciso não esquecer que o paizinho desta gentinha também não sabia dos cantos d'Os Lusíadas. Alguém que se lembre ???
E tanto dinheiro que será gasto em coisas estúpidas, inutilizar impressos, papel deitado ao lixo por causa de um logotipo ?? Ou será, a partir de agora, LOGÓTIPO ???
Vamos ter, então, uns discursos, como o de hoje, dedicados aos "abexinhs", desgraçados que não entendem o ESSENCIAL. Pois, é necessário que alguém parta, então, o «Pão partido aos pequeninos» para ver se «os eleitos» cconsigam convencer mais portugueses aculturados.
Pena é que a maior dos 17 que se sentaram ontem no Palácio da Ajuda também nunca leram, nem o opúsculo de resumo, e muito menos a edição original.
HMJ

MR disse...

Concordo com a Maria Luisa: ao menos podia ter ido ver quem foi o padre Manuel Bernardes.

HMJ,
Contaram-me há uns dias uma história sobre 'paizinho' espiritual desta gente. Foi visitar Miguel Torga ao hospital, poucos dias antes dele morrer e disse-lhe mais ao menos isto: «aprecio muito o senhor; a minha mulher diz que o senhor é um grande poeta». Depois desse PM sair, chegou um amigo, que por acaso era PR na altura, e MT estava em brasa.
A maior parte?! Acho que é muito otimista.

Bom dia para as duas.

hmj disse...

Para MR:
Pois, MR tem razão, parece que o caso é pior do que se imagina. Ora, segundo consta por testemunho fidedigno, a mulher do paizinho também não era grande espada a "ensinar" literatura.

Miss Tolstoi disse...

A ignorância que grassa por aí é confrangedora. Há dias ouvi na Antena 1, uma tal Teresa Correia chamar David Castano ao historiador David Castaño. Mais de uma vez. Nem sei como ele conseguiu ficar calado.

MR disse...

Meus deuses!.. Nem sabe ler um ñ.

Boa tarde para as duas.