Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Leituras no Metro - 2941

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2024

Gostei bastante deste livro que nos conta histórias daqueles que nos transportam: motoristas de elétricos, autocarros, camionetas, camiões...
Pessoas que passam anos ao volante a verem as paisagens mudar e a criarem laços com os passageiros, caso façam essas carreiras muitos anos.  
No final, a autora refere que «Num país onde mais de 60% das pessoas se deslocam diariamente de automóvel para o trabalho e para a escola, conseguir aumentar a utilização dos transportes públicos é uma prioridade.» (p. 91) Durante muitos anos também utilizei o carro para me deslocar para o trabalho, mas quando passei a ter acesso ao Metro pouco passei a usar o carro. É urgente termos uma boa rede de Metro nas grandes cidades e desenvolver o comboio nas áreas metropolitanas e no interior do país, com horários convenientes para as pessoas.

7 comentários:

APS disse...

Deve ser um livrinho pitoresco que, decerto, vou comprar.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

Ainda agora vi esse livro à venda. É realmente um tema interessante e concordo consigo em absoluto, quanto à necessidade de uma melhor rede de transportes públicos. Bom dia!

Maria disse...

Parece interessante, embora o meu maior drama sejam os transportes nas pequenas aldeias do interior...
Bom dia!

Pini disse...

El mundo del transporte colectivo hoy día está en conflicto permanente; en las grandes ciudades , por exceso de usuarios y en los pequeños pueblos, como dice Maria, `por su baja rentabilidad por falta de personas que hacen uso de él. Difícil solución
Boa tarde

bea disse...

Voto no comboio. Sempre. Mas com horários incompatíveis, que fazer?! Aqueles que nos levam também são pessoas e por vezes bem agradáveis.

Mª Luisa disse...

Concordo com tudo.
Nas cidades, os transportes, por vezes não se adaptan aos horários de trabalho. Nas aldeias não há outra escolha que ligar e pedir um taxi ou ter carro. De comboios, melhor nem falar.
Um abraço

MR disse...

Eu também voto no comboio e em camionetas que liguem os comboios a povoações pequenas. Só que construir ou reconstruir a rede ferroviária demora tempo.
Bom dia para todos.