As caralhotas são bolas de pão, cozidas em fornos a lenha. O segredo está na forma como se bate a massa: num alguidar de barro, sempre a bater até pingar o suor, até a massa fazer bolhas. Isto devia ser dantes... Agora a massa deve ser em máquinas. «Mas, porquê chamar caralhotas àquele pão? Diz Emília Caldeira que a história é tão velha que poucos se lembram. Mas, ao que tudo indica, a culpa é dos borbotos das camisolas: “Quando se limpa o alguidar com a farinha, nas bordas ficam presos restos de massa que parecem borbotos de camisolas que aqui em Almeirim nós chamamos caralhotas. Como esses restos são usados para dar força ao pão no dia seguinte, começou a chamar-se caralhotas àquele pão”. Que antigamente era feito exactamente com as sobras da massa do dia anterior e oferecido às crianças da casa.» («O segredo das caralhotas». In: O Mirante, Santarém, 23 Ago. 2006)
3 comentários:
Spinha de Pedra?
As caralhotas são bolas de pão, cozidas em fornos a lenha. O segredo está na forma como se bate a massa: num alguidar de barro, sempre a bater até pingar o suor, até a massa fazer bolhas.
Isto devia ser dantes... Agora a massa deve ser em máquinas.
«Mas, porquê chamar caralhotas àquele pão? Diz Emília Caldeira que a história é tão velha que poucos se lembram. Mas, ao que tudo indica, a culpa é dos borbotos das camisolas: “Quando se limpa o alguidar com a farinha, nas bordas ficam presos restos de massa que parecem borbotos de camisolas que aqui em Almeirim nós chamamos caralhotas. Como esses restos são usados para dar força ao pão no dia seguinte, começou a chamar-se caralhotas àquele pão”. Que antigamente era feito exactamente com as sobras da massa do dia anterior e oferecido às crianças da casa.» («O segredo das caralhotas». In: O Mirante, Santarém, 23 Ago. 2006)
Acertaram. Passei/mos o dia em Almeirim e Alpiarça.
Enviar um comentário