Prosimetron
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Óscares - viajando 10 anos no tempo para o ano 2000 (3 de 3)
Quanto a realizadores, em 2000 foram nomeados Sam Mendes ("Beleza Americana"), Spike Jonze ("Being John Malkovich"), Lasse Hallström ("As Regras da Casa"), Michael Mann ("O Informador") e M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido"). Eu manteria Mendes e Hallström, acrescentando Pedro Almodóvar ("Tudo Sobre a Minha Mãe"), Paul Thomas Anderson ("Magnólia") e Neil Jordan ("O Fim da Aventura"). A minha eleição coincidiria com a da Academia: Sam Mendes.
No que respeita ao argumento, e começando por Melhor Argumento Original, a Academia destacou Alan Ball ("Beleza Americana"), Charlie Kaufman ("Being John Malkovich"), Paul Thomas Anderson ("Magnólia"), M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido") e Mike Leigh ("Topsy-Turvy"). Neste caso, trocaria Mike Leigh por Pedro Almodóvar – e atribuir-lhe-ia a estatueta, que no caso da Academia foi para Alan Ball.
Para Melhor Argumento Adaptado, a Academia nomeou John Irving ("As Regras da Casa"), Alexander Payne e Jim Taylor ("Election"), Frank Darabont ("À Espera de Um Milagre"), Michael Mann e Tim Roth ("O Informador") e Anthony Minghella ("O Talentoso Mr. Ripley"). Eu deixaria cair também aqui "As Regras da Casa", "À Espera de um Milagre" e "O Informador", elevando Neil Jordan por "O Fim da Aventura", Michael Hoffman por "Sonho de Uma Noite de Verão" e Jim Uhls, por "Clube de Combate". A Academia elegeu John Irving; eu elegeria Jim Uhls.
No campo da música, a Academia premiou "Red Violin", de John Corigliano, que nunca vi nem ouvi. Isto sendo dito, nem sequer nomeou Michael Nyman por "O Fim da Aventura" nem Ry Cooder e Nick Gold por "Buena Vista Social Club", que na minha lista teriam de se juntar a Thomas Newman por "Beleza Americana" e Gabriel Yared em "O Talentoso Mr. Ripley" (e dos que conheço, elegeria Michael Nyman).
Na vertente de Melhor Canção Original, a Academia premiou Phil Collins por "You'll Be In My Heart", de "Tarzan". As outras nomeações foram para Aimee Mann por "Save Me", de "Magnólia", Diane Warren por "Music of the Heart" no filme homónimo, Trey Parker e Marc Shaiman por "Blame Canada", de "South Park: Bigger, Longer & Uncut" e Randy Newman por "When She Loved Me", de "Toy Story 2". Em vez de Phil Collins, nomearia Garbage / David Arnold & Don Black por "The World Is Not Enough", em "007 – O Mundo Não Chega". E a vitória iria para Aimee Mann. É um daqueles anos que mostra que falta premiar a banda sonora, independentemente de ser original ou não, bem como canções que sejam recuperadas para o cinema: este ano viu covers que bateram claramente os originais, e que não são reconhecidos. Este ano, por exemplo, incluiu as canções "She" de Elvis Costello ("Notting Hill"), "One" de Aimee Mann ("Magnólia") ou "When You Say Nothing At All" de Ronan Keating ("Notting Hill").
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Gostei de ler. :)
E quando nos dá as suas previsões para este ano? Vi ontem que a cerimónia é no dia 7.
Enviar um comentário