Foi de facto uma falha não colocar este retrato de Leonardo da Vinci. Resolvi trazê-lo contrapondo com um quadro contemporâneo em que o olhar é semelhante.
Não percebo porque é que a Gioconda é mais apreciada que esta Senhora com arminho. Pessoalmente gosto mais desta última.
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Leonardo da Vinci, Senhora com um arminho, 1483-90
Óleo sobre madeira, 53.4 x 39.3 cm, Museu de Czartoryski, CracowThomas Cooper Gotch, The Exile: Heavy Is The Price I Paid For Love, 1930
Óleo sobre tela, 53 cm x 62 cm
Dois olhares na mesma direcção, quase de perfil estas duas mulheres distantes no tempo revelam tranquilidade. Sublinhe-se, no entanto, que o primeiro retrato transmite uma fisionomia mais complexa.
5 comentários:
Gosto muito do «Senhora com arminho». De todos os retratos que o Leonardo da Vinci pintou é, também, o meu preferido.
Está perdoada,Ana!
Sempre me pareceu um olhar de despedida, o desta Senhora, embora contido, nos sentimentos.
Daí a tê-lo associado,no "Arpose",
à cantiga "Partindo-se" de João Roiz de Castel-Branco.
Ainda não vi.
Obrigada c.a. e APS, irei ver.
Tem graça APS,
Não imagino a "Senhora com arminho" a despedir-se, mas sim à espera... a olhar pela janela... para o vazio...à espera.
Não sei se, ela quando estava a posar, tinha ao colo o arminho se é um artifício, mas se o tinha, era corajosa. Não sei se conseguiria pegar neste bicho.
Vá se lá saber se olhar é de espera ou adeus...
Sabe-se, no entanto, que a senhora se chamava Cecília Gallerani e que o retrato foi encomendado por Lodovico Sforza a L. da Vinci. Que é de 1485, mas só aparece referido a partir do séc.XIX. Parece ter sido comprado,em França, por um nobre polaco, no rescaldo da Rev. Francesa.
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