11.ª ed. Lisboa: Presença, 2010
18,90 €
Existiu uma papisa Joana?
«Onde quer que encontreis uma lenda, podeis estar certo de que, se fordes ao fundo do assunto, encontrareis uma história.» (Vallet de Viriville)
«A papisa Joana é uma das personagens mais fascinantes e extraordinárias da história do Ocidente - e uma das menos conhecidas. A maior parte das pessoas nunca ouviram falar da papisa Joana e aqueles que ouviram consideram a história como uma lenda.
«No entanto, há centenas de anos - em meados do século XVII - o papado de Joana era conhecido e aceite universalmente como verídico. No século XVII, a Igreja Católica, sob o recrudescimento das críticas do Protestantismo nascente, começou a empreender esforços concertados para destruir os registos históricos embaraçosos relacionados com Joana. Centenas de manuscritos e de livros foram destruídos pelo Vaticano. O desaparecimento efectivo de Joana da consciência moderna atesta a eficácia destas medidas. [...]» (Da «nota da autora», Donna Woolfolk Cross, no final do livro A papisa Joana.)
x
x
Li este livro há bastantes anos. Só me voltei a lembrar da papisa Joana quando fui alertada, há dois anos, para um fresco (ou um mosaico?) numa igreja em Trastevere (Basílica de Santa Maria de Trastevere?) onde se encontra, possivelmente, representada a papisa Joana. E nessa noite, a papisa Joana foi objecto de conversa ao jantar, com amigos.
1 comentário:
11ªedição?! Mesmo dando de barato a escassa dimensão das tiragens actualmente, é obra. Só prova que é um tema apaixonante.
Enviar um comentário