Como se pode ver logo no cartaz, e me surpreendeu agradavelmente, a respeitada e respeitável Bibliothèque Nationale de France não teve qualquer problema em ser um dos principais parceiros desta exposição patente na Cité des sciences et de l'industrie de Paris e dedicada às relações entre a ficção científica e a ciência. É agradável, pois, ver uma grande biblioteca não ter receio de se associar a um género literário dito "menor".
Passando à exposição propriamente dita, são 1600m2 com muito para ver, desde livros e revistas provenientes dos fundos da BNF até manifestações gráficas mais contemporâneas, passando pelo cinema, colóquios e vários outros eventos.
A verdade é que, e muita gente não o sabe, as relações entre a ficção científica e a ciência foram sempre estreitas e com cruzamentos vários: vários autores foram/são também cientistas ( desde logo um dos gigantes fundadores, Isaac Asimov, que era professor de bioquímica ), ou acabaram por ser consultores de projectos científicos dado o seu engenho, sendo o caso mais conhecido o de outro nome grande do género: Arthur C.Clarke.
São estes cruzamentos o leitmotiv desta exposição, que não me importava nada de visitar, ou não tivesse a velha colecção Argonauta ( ainda existe?) feito parte das primeiras décadas da minha vida...
Science et science-fiction, aventures croisées, 21 de Outubro- 3 de Julho de 2011. O catálogo é de La Martinière. Mais info aqui: http://www.cite-sciences.fr/
3 comentários:
Lá terei de ir à BnF. Que sacrifício!...
Olhe que é na Cité des Sciences, mas pode ir às duas.:)
Pois é! Obrigada.
Lá vou voltar a La Villette onde fui uma vez, em 1989, e não fiquei fã. Disseram-me que está melhor.
Enviar um comentário