Prosimetron

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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Saraceni ou Caravaggio?

Caravaggio, A Morte da Virgem, 1605-06, óleo sobre tela, Louvre.
Carlo Saraceni (1579-1620), A Morte da Virgem, Santa Maria della Scala, Roma.

Tudo começou com uma encomenda dos religiosos de Santa Maria della Scala feita em 1601 ao já reconhecido pintor Caravaggio: uma morte da Virgem Maria para um dos altares da igreja.
Cinco ou seis anos depois, é apresentada a obra que choca quem a encomendou. Mesmo que os religiosos não soubessem que tinha sido uma prostituta ( e não foi caso único nas obras do irrequieto Caravaggio ) o modelo para a Virgem, a tela não lhes parecia adequada para um altar.
Realismo a mais.- podemos dizer nós.
É escolhido então um outro pintor, Carlo Saraceni, que executa a Morte da Virgem que agrada aos religiosos e ainda hoje se encontra em Santa Maria della Scala.
A tela de Caravaggio tem vida mais agitada: é comprada pelos Gonzaga, mais tarde passa para a fabulosa colecção de Carlos I de Inglaterra, e depois da decapitação deste é comprada pela Casa real francesa acabando no Louvre onde hoje a podemos ver.
Mesmo apreciando Saraceni, como é o meu caso, a verdade é que a visão de Caravaggio é muito mais impressiva...

3 comentários:

MR disse...

Só um cego é que não pode ver.

Miss Tolstoi disse...

Vale a pena responder a esta pergunta? Caravaggio sempre!

c.a. (n.c.) disse...

Já somos 3!